como ozempic e remédios para emagrecer impactam personal trainers?
como ozempic e remédios para emagrecer impactam personal trainers?
como ozempic e remédios para emagrecer impactam personal trainers?
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ozempic e o futuro do personal trainer: ameaça ou oportunidade?

Nos últimos anos, medicamentos como Ozempic, Wegovy e, mais recentemente, o Mounjaro, vêm ganhando destaque na busca por perda de peso. No Brasil, esse movimento tende a se intensificar ainda mais: em junho de 2025, o Mounjaro chega ao Brasil e, em julho de 2026, a patente do Ozempic está programada para expirar, o que deve abrir caminho para versões genéricas mais baratas. Com isso, a previsão é de amplo acesso a esses remédios e, consequentemente, uma grande mudança no comportamento de quem busca emagrecimento.

Ao analisar o contexto de outros países, muitos personal trainers podem se perguntar como esses medicamentos vão impactar o trabalho deles. Isso porque, num primeiro momento, estudos apontam que houve uma redução na busca por exercícios físicos com o objetivo de emagrecimento.

Mas fique calmo, personal. Ainda há espaço para os profissionais de educação física nessa realidade. Entretanto, será preciso entender as novas demandas dos alunos para se adaptar a essa nova circunstância. Então, vamos ver o que pode acontecer?

Leia também:

Medicamentos como Ozempic podem emagrecer, mas não constroem saúde

É verdade que os remédios à base de semaglutida, como o Ozempic, são eficazes na redução do apetite e da gordura corporal. Porém, eles não são a solução completa. Análises sobre o uso do medicamento apontam que cerca de 40% do peso perdido com eles podem ser referentes à massa muscular, e não à gordura. Com isso, há risco de enfraquecimento físico, aparência flácida e até problemas de equilíbrio.

É aí que entra o papel fundamental do personal trainer. Em vez de perder espaço, o profissional que adapta seu serviço à nova realidade pode se tornar ainda mais procurado – não só por quem deseja emagrecer, mas por quem quer manter um corpo funcional, saudável e esteticamente bonito depois do emagrecimento.

O perfil do aluno vai mudar, e o personal precisa acompanhar

Com o queda da patente do Ozempic e a chegada de novos medicamentos, provavelmente o número de alunos que antes buscava o personal apenas para “perder barriga” deve cair. Isso aconteceu nos Estados Unidos e em outros países. Porém, depois de um tempo, esses mesmos alunos voltaram com novas demandas: preservar a musculatura, evitar o efeito sanfona ou simplesmente manter o novo peso com mais disposição e segurança. Essas são novas oportunidades para o personal trainer. Os profissionais que estiverem atentos ao uso de Ozempic e outros medicamentos podem sair na frente ao se especializar em treinos de força, recuperação de massa magra e saúde pós-emagrecimento.

Há grande probabilidade de pessoas que antes eram obesas e sedentárias sentirem mais disposição e confiança com a perda de peso. Com mais energia e autoestima, cresce também a vontade de transformar o corpo e melhorar o condicionamento físico e a saúde. A barreira da “vergonha de ir à academia” tende a cair, e o personal pode ser esse ponto de apoio para um novo estilo de vida.

Aumento no uso do Ozempic não é o fim, é uma transição de fase

Assim como outras mudanças no setor fitness ao longo dos anos, a chegada do Mounjaro e dos genéricos de Ozempic representa uma virada de chave, que deve ser vista como uma oportunidade. Vai perder espaço quem insistir em vender apenas o treino como solução para emagrecimento. Por outro lado, quem entender que o trabalho do personal é mais amplo tem grande chance de crescer. Os remédios como Ozempic podem ser aliados na construção de um corpo saudável, funcional e com resultados sustentáveis.

Além disso, a relação humana, a motivação, a personalização e o cuidado contínuo ainda são insubstituíveis. Nenhum remédio entrega isso. Para corroborar ainda mais com essa tese, foi constatado que após o período de adaptação ao remédio, os níveis de atividade física das pessoas praticamente dobraram, mostrando que, a médio e longo prazo, o uso do medicamento pode ser benéfico para a atuação dos personal trainers.

Quer atender quem está usando medicamentos para emagrecer? Você pode criar programas específicos para ganho de força, recuperação de massa muscular, manutenção de peso e melhora do condicionamento físico.

Como a MFIT pode te ajudar nessa nova realidade

A chegada de medicamentos como Ozempic e Mounjaro vai transformar o cenário do emagrecimento e, consequentemente, a forma como as pessoas se relacionam com o exercício físico. Nesse novo contexto, o personal trainer precisa se reinventar e se posicionar como um especialista em saúde, performance e bem-estar. Para isso, contar com as ferramentas certas faz toda a diferença.

O app da MFIT foi criado justamente para dar esse suporte. Com ele, você organiza seus alunos, monta treinos de forma simples e profissional, acompanha a evolução de cada um e oferece um atendimento personalizado, mesmo a distância. É a solução ideal para você criar planos ajustados e adaptados às demandas especificas de cada aluno.

Use os recursos do app para definir metas, acompanhar resultados e enviar treinos e orientações de forma prática e automatizada.

A MFIT te dá liberdade para ser mais estratégico, mais eficiente e mais profissional. Num momento de tantas mudanças, ela é a plataforma ideal para quem quer crescer junto com o mercado.

Adapte seu serviço, fortaleça sua entrega e mostre o seu valor. Com a MFIT, você está preparado para essa nova fase.

Se o mundo está mudando, sua carreira também pode evoluir. Teste o app da MFIT gratuitamente e descubra como é possível trabalhar com mais autonomia, segurança e resultado.

Teste grátis app MFIT

MARKETING E VENDAS

Por que usar hashtag no Instagram

Já se perguntou porque usar hashtag no Instagram? Você com certeza já viu diversos perfis usando de formas diferentes a famosa hashtag, né? Algumas são colocadas nas legendas e outras em comentários após a postagem… mas afinal, você sabe quais são as melhores práticas do uso da hashtag? De forma

VEJA MAIS >
MARKETING E VENDAS

Como conseguir clientes para Personal Trainer Online

Conseguir clientes para o seu negócio de Personal Trainer pode ser um grande desafio, principalmente se você não possui uma forte presença online. Diante de uma nova realidade, onde todos os profissionais precisam desenvolver habilidades do marketing digital, o Personal Trainer Online deve ser encarado como uma oportunidade.  Portanto, nós

VEJA MAIS >