fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Treino personalizado: como montar e quais são os benefícios

O treino personalizado envolve uma análise complexa e profunda feita pelo personal trainer.

Ter uma rotina de atividade física com um treino personalizado não traz benefícios apenas estéticos, mas também funcionais e de saúde. Uma pessoa com dores no joelho, por exemplo, não pode ter o mesmo treino de alguém que tem como objetivo apenas ganhar músculos. O treino personalizado permite, justamente, que a pessoa se exercite com práticas pensadas para o organismo dela. Nessa situação, personal, o seu trabalho é fundamental.

No post de hoje do blog da MFIT Personal, nós vamos conversar sobre ações indispensáveis que você deve fazer para montar o treino personalizado perfeito.

O que é um treino personalizado: duas visões distintas

Para o personal trainer, o treino personalizado é um conjunto de práticas pensadas especificamente para as necessidades, limitações e características do aluno. Já para o aluno, além de tudo isso, é também ter alguém que o acompanhe de perto e o guie na jornada na busca por saúde. 

O sucesso do treino personalizado depende muito da relação que você vai construir com o seu aluno, portanto certifique-se que ele confie no seu trabalho, entenda seus métodos e que vocês tenham uma comunicação que funcione.

Como montar um treino personalizado para seu aluno?

Alguns passos são necessários nessa jornada de construir um treino personalizado para seu aluno. Inclusive, muitos devem ser revistos periodicamente. Confira o nosso passo a passo.

1. Anamnese e avaliações: primeiros passos do treino personalizado 

A anamnese e as avaliações são os primeiros passos porque permitem que você conheça a pessoa por inteiro. Na anamnese, você vai saber sobre o histórico de saúde do seu aluno, queixas, sintomas, preocupações, doenças, hábitos, uso de medicamentos, suplementos, enfim. É nesta etapa que você pergunta tudo o que achar importante para conhecê-lo. 

A imagem mostra um profissional medindo a pele do braço de uma mulher.

Já durante as avaliações, você deve analisar as medidas antropométricas do seu aluno, como peso, altura e circunferências corporais. É importante que você também aplique a avaliação postural e a neuromotora. 

2. Classificação do nível do aluno

Com os dados da anamnese e avaliações em mãos, você deve classificar o nível do seu aluno: iniciante, intermediário ou avançado. É importante saber se ele já praticava exercícios antes e quais.

3. Frequência de treino

Antes de pensar no treino personalizado, você precisa saber com que frequência o aluno pretende se exercitar – esse é um ponto que influencia diretamente no tipo de treino que será prescrito e no resultado. 

4. Montagem do treino

Chegou a hora de pensar no treino personalizado em si: quantos tipos de treino você vai montar? Quais serão os exercícios? Quantas séries? E a carga? Enfim… Você sabe fazer isso melhor do que qualquer um. 

5. Disponibilização do treino

Quando chegar a etapa de apresentar e disponibilizar o treino para o seu aluno, opte por um método moderno e tecnológico. Com o aplicativo da MFIT Personal, por exemplo, você prescreve um treino personalizado com todas as etapas que já citamos aqui. A plataforma permite que você faça anamnese, três tipos de avaliações, adicione vídeos próprios de execução do exercício ou use os mais de 1800 vídeos disponíveis no app e muito mais. 

Para fazer um teste grátis no app da MFIT, basta clicar aqui. Você não precisa compartilhar dados bancários. 

6. Reavaliação do treino personalizado

No próprio programa que você vai montar para o aluno, já deve estabelecer algumas metas e prazos importantes para rever de tempos em tempos. Quando o primeiro objetivo for atingido, pense no próximo e assim por diante. 

Quais os benefícios do treino personalizado?

Você já deve ter identificado alguns no decorrer do texto, mas vamos pontuá-los, até para que você consiga esclarecer para seus alunos:

  • adequação do treino à realidade do aluno;
  • possibilidade de acompanhamento e supervisão constante;
  • mais engajamento do aluno;
  • resultados mais consistentes.

Use a MFIT para montar sua consultoria online: o melhor app do mercado para personal trainer!

Personal, esperamos que tenha percebido que o protagonista do treino personalizado é você. O profissional de educação física é o único capacitado para cumprir todas as etapas listadas. Aproveite o crescimento constante do mercado de trabalho e invista em outras frentes, como a consultoria online. 

O app da MFIT Personal foi pensado especialmente para que você tenha mais tempo e dinheiro. Faça um teste grátis clicando aqui.

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PERSONAL EMPREENDEDOR

O Personal Trainer Oldschool

Em um estudo recente da MFTI Personal, mapeamos três perfis principais de Personal Trainer no mercado. Um deles é o Personal Trainer Oldschool, o “ pai” de todos os Personal Trainers. Será que você é esse tipo de profissional? Queremos te fazer descobrir. Quem é o Personal Trainer Oldschool? É

VEJA MAIS >
PERSONAL EMPREENDEDOR

Como mudar meu mindset de Personal Trainer?

Mudar hábitos e metodologias de trabalho muitas vezes leva tempo e coragem para ser feito, especialmente para o Personal Trainer. Embora  uma boa metodologia funcione, entregue o que é prometido, ela pode não chamar mais atenção de alunos e entregar resultados tão satisfatórios como antes. Assim começam as estagnações de

VEJA MAIS >