fbpx
Os benefícios de ouvir música para treinar
Os benefícios de ouvir música para treinar
Os benefícios de ouvir música para treinar
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Os benefícios de ouvir música para treinar

Pesquisas comprovam que a música ajuda a melhorar o treino em diversos aspectos.

Há quem diga que ela é a principal companheira de treino e que, sem ela, os exercícios não são os mesmos. Você também pensa assim? A música faz parte da rotina de muitas pessoas que malham diariamente ou fazem alguma outra atividade física, como corrida. Neste post do blog da MFIT Personal, você vai ver que não é só impressão, a música tem, sim, sua parcela de incentivo nos treinos. Descubra de que forma ela age no cérebro.

Para atletas de alta performance, ouvir música durante a preparação para as provas tem efeito tranquilizador e estimulante ao mesmo tempo (depende do tipo de música), por isso o ato é considerado um doping legal (não existe registro ou proibição entre os órgão oficiais). O multicampeão olímpico Michael Phelps já declarou que a música o ajuda muito antes de entrar na piscina. Aliás, não é incomum ver nadadores com fone de ouvido antes de iniciarem uma prova.

A cena é normal não só entre os atletas profissionais, mas também no meio das pessoas que fazem exercícios diariamente – e tem fundamento. Pesquisas feitas nas Universidades de Oxford e de Toronto mostraram que a música não só aumenta a disposição para malhar, como também serve de distração para o esforço. Confira outros benefícios.

Distrai da dor e do esforço

Personal, é comprovado: ouvir uma música estimulante para treinar ajuda a distrair seu aluno da dor e do esforço que ele está fazendo durante o exercício. O que acontece é que a dor e o esforço competem com a música pela atenção dele.

Ajuda na concentração

Ouvir música para treinar ajuda a bloquear o barulho e as distrações do ambiente, fazendo com que a pessoa consiga se concentrar melhor no exercício. Muitas pessoas relatam, também, que trabalham ouvindo música porque conseguem se concentrar melhor e, consequentemente, produzir mais.

Reduz o estresse e melhora o humor

Essa não precisa nem explicar, né? Quem nunca se pegou mais feliz depois de ouvir uma música? No exercício físico é a mesma coisa. Ouvir música por si só libera dopamina, que é o neurotransmissor da felicidade e do prazer.

Sabe-se também que o próprio exercício físico libera dopamina, então a gente pode concluir que ouvir música para treinar é o combo do desestresse.

Como escolher a música ou playlist?

Nossa primeira e mais importante dica é: confie no seu gosto musical! Com certeza você conhece ótimas músicas que vão deixar o treino muito mais divertido!

Mas no geral, escolha músicas alegres como pop, hip hop, dance, techno, rock, funk e esses remix que estão bombando no Tik Tok.

Para se inspirar: confira o perfil da MFIT no Spotify com diversas playlists para potencializar seus treinos. Você pode compartilhar essas playlists com seus alunos e colegas.

Cuidados necessários ao ouvir música para treinar

Associar a música ao exercício físico tem benefícios inegáveis, como já vimos, mas é importante falarmos também sobre a dependência disso. A atividade física faz bem para o nosso corpo independentemente se estivermos ouvindo uma música ou não. Então deixar de malhar porque esqueceu o fone, por exemplo, não deve ser um hábito.

Ouvir música para treinar deve ser um estímulo, não uma situação de dependência, combinado?

Faça sua consultoria online com o app da MFIT: o melhor app para personal trainer do mercado!

Personal, agora que você aprendeu sobre os benefícios de ouvir música para treinar, chegou a hora de expandir seu número de alunos com a consultoria online. Com o app da MFIT, você consegue montar treinos personalizados usando os vídeos da plataforma ou adicionar os seus próprios; receber feedbacks; fazer anamnese e avaliações; e até enviar notificações para seus alunos.

Faça um teste grátis no aplicativo clicando aqui e confira essas e todas as outras vantagens da MFIT Personal. Você não precisa cadastrar os dados do seu cartão. Aproveite!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PERSONAL EMPREENDEDOR

Como se tornar um Personal de sucesso: Leandro Ferreira

Aqui na MFIT  sempre falamos como o Instagram é uma ferramenta potente para fazer sua consultoria online crescer. Por isso, nós chamamos o Personal Leandro Ferreira para dar algumas dicas de como se tornar um personal de sucesso. O Leandro Ferreira, ou @leandropersonal9, é de Goiânia-GO, está na área há 10 anos e tem

VEJA MAIS >
MFIT AJUDA

Jornadas de aprendizado no app MFIT Personal

E aí professor! Tudo certo? Acompanhe nossas atualizações de sistema e fique por dentro das novidades. Nesse vídeo vamos falar sobre as jornadas de aprendizado que estão disponíveis no sistema. Faça sua consultoria online com o app da MFIT: o melhor app para personal trainer do mercado! Quer saber mais

VEJA MAIS >