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Branding: saiba a usar ao seu favor, personal

Personal, você já conhece a importância do branding para o seu negócio de personal trainer? Leia o texto para descobrir!

O branding, ou gestão de marca, é fundamental para o sucesso de uma empresa ou produto nos dias de hoje. E, acredite, prof: isso vai muito além de apenas uma logo! Isso porque a sua marca é composta por um conjunto de elementos, como: cores, fontes, emojis, imagens e tom de voz.

O branding é crucial para criar uma conexão emocional com os consumidores, estabelecer uma identidade única e sustentável, e proporcionar uma base sólida para o sucesso a longo prazo de uma empresa ou produto.

Mas e agora, como fazer tudo isso? Fica tranquilo, personal, hoje viemos aqui te mostrar tudo que você precisa para ter um branding de qualidade.

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Foto de Alena Darmel

Defina o seu Público-Alvo

A melhor marca não é necessariamente aquela que tem a identidade visual mais bonita, mas a que melhor se comunica com quem ela busca atingir. Portanto, o primeiro passo para construir uma marca eficiente é definir nosso público-alvo.

Um dos maiores erros que você pode cometer, é ter medo de perder público por ter um negócio muito nichado. Afinal, hoje em dia, trabalhando online e sem estar preso às limitações geográficas, o mercado se torna imenso!

Nessa hora, nos deparamos com a seguinte pergunta: “Quem eu quero que compre meu produto?”. E, muitas vezes, a primeira resposta é: “Ué… todo mundo!”. Afinal, não importa quem seja, você atenderá da melhor forma possível, certo?

Mas, isso é uma via de mão dupla: Se você está aberto a atender qualquer um, você acaba atraindo clientes que poderiam ser atendidos por qualquer um! Assim, a concorrência com o seu negócio acaba ficando muito maior, prof!

Então, comece pensando no que você faz de melhor, qual sua especialidade e o que te diferencia dos seus concorrentes. Responda perguntas como:

  •    Quais são minhas principais habilidades como personal trainer?
  •    Quais são meus valores e princípios?
  •    Quais são meus objetivos de carreira?

Fazendo isso, você vai encontrar o público que mais se beneficiaria das características únicas que você pode oferecer e, consequentemente, valorizaria muito mais o seu trabalho!

Para isso, você precisa ser bem específico, descreva todos os detalhes sobre o seu cliente: as preferências, quais problemas ele tem, seus hábitos de consumo, qual linguagem ele usa para se comunicar, e por aí vai.

Crie um branding humanizado

Cada vez mais, nós vemos as marcas como pessoas. O consumidor não busca apenas um produto ou serviço, mas também se identificar com a marca da qual ele adquire algo.

Então, ele não quer apenas consumir, mas sentir que pertence a uma comunidade específica criada em torno do universo da marca. Em um mercado com grande oferta, queremos escolher marcas que representam nossos valores, nossas crenças e quem somos.

Por isso, é preciso pensar em uma forma de falar e escrever que represente os valores do seu público. Humanizar sua marca vai além de uma simples transmissão de informações. Compartilhe suas experiências, desafios e vitórias no universo fitness. Conecte-se emocionalmente com seu público, criando uma narrativa que vá além dos exercícios.

Adeque a linguagem do seu conteúdo

Entre as diferentes estratégias de marketing que favorecem o branding, a oferta de conteúdo de valor se mostra a mais efetiva para envolver o público e construir uma imagem positiva em torno da marca.

Como é a linguagem da marca? É descontraída? É especializada? Você precisa adequar a linguagem ao público. Pesquise quais são os termos usados pelos seus clientes em conversas casuais e adote os que fazem sentido para sua marca. A linguagem tanto escrita quanto por emojis é uma ferramenta muito forte de conexão.

Crie e compartilhe regularmente conteúdo relevante para o seu público. Isso pode incluir blogs, vídeos, posts nas redes sociais, podcasts… O que você preferir! O importante é demonstrar seu conhecimento e paixão pela saúde e fitness para estabelecer autoridade no seu nicho.

Quer saber mais sobre como criar conteúdo de qualidade? Então confira esse post no blog em que a gente ensinar como criar os melhores posts nas redes sociais.

Branding é um processo de longo prazo

Assim como fazer exercícios, o branding é algo que funciona a longo prazo. Então, não espere obter resultados imediatos: Seja consistente na sua comunicação, tenha paciência e mantenha-se focado.

Assim, fazendo a sua parte e dando tempo para o seu público te encontrar na internet e se tornar fã da sua marca, você nunca vai perdê-lo!

Inclusive, se você quer aprender a divulgar o seu trabalho nas redes sociais, a MFIT já criou um curso gratuito de Marketing Digital para Personal Trainer, é clicar aqui e acessar, prof!

Lembrando que o branding é um processo contínuo. À medida que a sua consultoria evolui, o mercado muda. Por isso, é importante revisar e ajustar a estratégia de branding para garantir que ela continue relevante e eficaz.

Prefere ver esse conteúdo em vídeo? Então, confira aqui:

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