28 out 2019

COMO CRIAR UM PLANO DE FIDELIZAÇÃO DE ALUNOS

Com o fim do inverno, o número de pessoas que procuram dar início ao “projeto verão” dispara, aumentando também a demanda para os Personal Trainers, o que é ótimo, mas sabemos que esses mesmos alunos tendem a encerrar os contratos poucos meses depois.

Sendo assim, é muito importante trabalhar em cima desses contratos com o objetivo de fidelizar e seguir para novas etapas no desenvolvimento desses alunos.

Saiba como criar um plano de fidelização rápido e prático em apenas três passos:

 

 Passo 01 – Ciclo de vida do seu serviço

Identifique quais são os principais motivos que levam clientes a não renovarem contratos  e também, o tempo médio de vida dos contratos. Quanto tempo os alunos ficam treinando com você, em média? A partir desse levantamento, é possível saber porque grande parte dos alunos não renovam e se isso está associado ou tem algum impacto com o tempo de permanência deles. 

Passo 02 – Criar um objetivo de suas mensuráveis 

Entenda o ciclo de vida do seu serviço, então você deve criar um objetivo de relacionamento a partir disso  que será levado em consideração para saber o quão perto dele. Um exemplo de objetivo é: manter esse aluno por mais um mês ao longo do contrato

Para mensurar o quanto você  se aproxima desse objetivo e saber se conseguirá fazer com que seu aluno renove para mais um mês, você deve estabelecer ações de mensuração, e isso significa que o aluno:

  • Tenha ao menos 80% de feedbacks positivos ao longo do programa de treino atual.
  • Pague em dia todo o pacote atual contratado.
  • Relate algum resultado percebido ao menos uma vez.

Então quando você estabelece um objetivo e essas mensuráveis, você entende por onde começar a criar atividades que entreguem esses resultados e por fim, atinjam esse objetivo.

Quando pensamos em fidelização, muitas vezes pensamos em algum desconto ou  algo novo ao aluno, mas esquecemos que o trabalho vem muito antes de se pensar em novo serviço. Já começa durante a concepção desse aluno no contrato inicial.

 Passo 03: Criar a jornada do aluno

Agora  é o momento de definir as ações que tornarão tudo isso possível. Significa, imaginar toda uma jornada em que esse aluno deve passar até a conversa final de renovação. A concepção dele, como vai ser o primeiro contato, como vou mandar para ele alguma mensagem, que tipo de conteúdo vou mandar, onde ele será gerenciado, principais touchpoints para coleta de feedback, até ele executar treinos e perceber resultados. 

Então precisa construir essa jornada, sempre pensando em que as ações delas devem mirar no objetivo principal da retenção. Agora é só colocar em prática e fazer com que o “projeto verão” do aluno, seja um “projeto ano inteiro”.

Jeniffer Prado

Aristóteles muito sábio disse “É natural no ser humano o desejo de conhecer” essa sentença filosófica, me define. Sou uma curiosa descobridora, desejo conhecer tudo e mais um pouco. Lugares, pessoas, experiências, sensações, novidades e desafios me instigam.

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