Como criar um plano para fidelizar alunos

Com o fim do inverno, o número de pessoas que procuram dar início ao “projeto verão” dispara, aumentando também a demanda para os Personal Trainers. O que é ótimo, mas sabemos a dificuldade de fidelizar alunos como esses, que tendem a encerrar os contratos poucos meses depois.

Sendo assim, é muito importante trabalhar em cima desses contratos com o objetivo de fidelizar e seguir para novas etapas no desenvolvimento desses alunos.

Saiba como criar um plano de fidelização rápido e prático em apenas três passos:

Passo 01 – Ciclo de vida do serviço de Personal Trainer

Identifique quais são os principais motivos que levam clientes a não renovarem contratos  e também, o tempo médio de vida dos contratos. Quanto tempo os alunos ficam treinando com você, em média? A partir desse levantamento, é possível saber porque grande parte dos alunos não renovam e se isso está associado ou tem algum impacto com o tempo de permanência deles. 

Passo 02 – Criar um objetivo de suas mensuráveis para fidelizar alunos

Entenda o ciclo de vida do seu serviço, então você deve criar um objetivo de relacionamento a partir disso  que será levado em consideração para saber o quão perto dele. 

Um exemplo de objetivo é: manter esse aluno por mais um mês ao longo do contrato

Para mensurar o quanto você  se aproxima desse objetivo e saber se conseguirá fazer com que seu aluno renove para mais um mês, você deve estabelecer ações de mensuração, e isso significa que o aluno:

  • Tenha ao menos 80% de feedbacks positivos ao longo do programa de treino atual.
  • Pague em dia todo o pacote atual contratado.
  • Relate algum resultado percebido ao menos uma vez.

Então quando você estabelece um objetivo e essas mensuráveis, você entende por onde começar a criar atividades que entreguem esses resultados e por fim, atinjam esse objetivo.

Quando pensamos em fidelização, muitas vezes pensamos em algum desconto ou  algo novo ao aluno, mas esquecemos que o trabalho vem muito antes de se pensar em novo serviço. Já começa durante a concepção desse aluno no contrato inicial.

 Passo 03 – Criar a jornada dos alunos

Agora  é o momento de definir as ações que tornarão tudo isso possível. 

Significa, imaginar toda uma jornada em que esse aluno deve passar até a conversa final de renovação.

A concepção dele, como vai ser o primeiro contato, como vou mandar para ele alguma mensagem. Além disso, que tipo de conteúdo vou mandar, onde ele será gerenciado, principais touchpoints para coleta de feedback, até ele executar treinos e perceber resultados. 

Então precisa construir essa jornada, sempre pensando em que as ações delas devem mirar no objetivo principal da retenção. Agora é só colocar em prática e fazer com que o “projeto verão” do aluno, seja um “projeto ano inteiro”.

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