Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como fazer uma avaliação física online

Que tal aprender a fazer uma avaliação física online e otimizar esse processo, personal? Confira aqui no blog da MFIT!

O trabalho de um personal trainer envolve muitas atividades, que precisam ser feitas na sequência correta… e a primeira delas é a avaliação física!

Essa avaliação é o primeiro passo para conhecer melhor o aluno – seus desafios, potenciais, hábitos e objetivos. Porém, para que cumpra o seu papel direitinho, ela deve ser feita corretamente, respeitando cada uma das etapas e, principalmente, personalizando a ficha de avaliação física de acordo com a necessidade do aluno.

Mas, afinal de contas, o que faz parte de uma avaliação? Antes de entender como, efetivamente, realizar uma avaliação, precisamos estar na mesma página sobre as diferentes modalidades de avaliações que existem por aí:

Anamnese

Em resumo, a anamnese é um tipo de avaliação que visa compreender melhor o estilo e a qualidade de vida do aluno, utilizando perguntas abertas como:
1. “Quantas horas de sono você tem por dia?”
2. “Como é a sua rotina?”
3. “Quais são seus objetivos?”
4. “Quantas horas do seu dia você fica sentado?”
Entre outras.

Em resumo, essas perguntas permitem identificar qual é o estado de saúde global do aluno.

Avaliação física padrão (antropométrica)

Já a avaliação física padrão (antropométrica), que é a mais comum e utilizada, consiste em coletar dados e medidas do aluno (como altura, idade, peso, índice de massa corporal, medidas de quadril, busto, coxa, etc).

Embora existam vários tipos de avaliação física, não é raro que essa seja a única a ser utilizada pela maioria das academias e dos personal trainers.

Avaliação postural

Essa etapa consiste em avaliar a postura do aluno, buscando identificar possíveis desvios posturais e/ou lesões (sejam elas de coluna, quadril, joelho, etc).

Então, essa fase é muito importante, já que identificar as limitações do aluno antes de iniciar o treinamento ajuda a evitar que ele se machuque ou se lesione, interrompendo as atividades físicas para se reabilitar.

Avaliação nutricional

Compreender os hábitos alimentares do aluno também faz parte da avaliação física! Afinal, sabemos que de nada adianta seguir um programa de treinamento físico sem ter uma alimentação de qualidade, né?

Por isso, esta etapa permite que o personal trainer conheça melhor o aluno e possa orientá-lo na busca de um profissional de nutrição, permitindo que os resultados dos treinos sejam potencializados.

Avaliação neuromotora

A avaliação neuromotora é fundamental para traçar o tipo de treino que será executado. Nesta etapa, serão avaliados aspectos como força, flexibilidade e resistência muscular.

Só assim será possível identificar as limitações, habilidades, dificuldades e outros fatores que influenciam na construção de um treino personalizado para cada aluno.

Já viu que é importante não deixar a avaliação física de lado, né?

Como explicamos aí encima, a avaliação física é o ponto de partida para construir um programa de treino cardiorrespiratório e/ou musculação.

Em resumo, realizar uma avaliação correta e completa gera informações valiosas, que contribuem para o trabalho do personal trainer e maximizam os benefícios para os alunos!

Mas, se a avaliação é tão importante e envolve tantas etapas… por que muitos profissionais seguem utilizando fichas de avaliação física genéricas, que não contemplam as especificações de cada aluno?

Bem, a verdade é que diversos fatores – como falta de tempo, sobrecarga de trabalho, dificuldade em administrar muitos alunos, entre outros – influenciam nos hábitos de trabalho dos personais.

A gente te ajudar a agilizar a rotina, personal

Aqui na MFIT, sabemos que a correria do dia a dia interfere na qualidade e na entrega do trabalho. Por isso, dentro do nosso aplicativo, é possível…

  1. Utilizar as fichas de avaliação que já estão prontas e disponíveis, podendo ser acessadas pelo celular;
  2. Criar avaliações personalizadas de acordo com o segmento de atuação e/ou necessidade do aluno;
  3. Aplicar diversos protocolos de avaliação física (como: Pollock 7 dobras, Petroski 4 dobras, Guedes 3 dobras, Siri & Brozek 4 dobras, entre outros);
  4. Realizar anamnese, avaliação neuromotora e avaliação postural no mesmo espaço virtual (apenas preenchendo os dados já disponíveis no aplicativo);
  5. Incluir imagens nas avaliações, fazendo comparativos de “antes e depois”;
  6. Ganhar tempo otimizando a gestão dos seus alunos;
  7. Melhorar a qualidade do seu serviço!

Até parece mentira, né? Mas, é verdade: com o aplicativo da MFIT Personal, você consegue criar suas próprias fichas de avaliação física, além de utilizar os protocolos já prontos.

Além disso, é possível enviar a avaliação física para o seu aluno de forma online, registrando todas as informações que você precisa para criar o melhor plano de treino para ele.

Aliás, se você quer saber como montar um treino dentro do aplicativo da MFIT Personal (sim, é possível fazer a avaliação e prescrever o treino no mesmo app, na palma da sua mão!), acesse esse post:
Como montar um treino de musculação com a MFIT Personal

Tutorial:
Como criar e enviar uma avaliação física no app MFIT Personal

Para montar uma ficha de avaliação física no aplicativo da MFIT Personal, basta baixar o app pela Apple Store ou Google Play Store, acessá-lo e cadastrar os seus alunos.

Então, ao abrir a página principal, você verá a opção “Alunos Ativos“:

A seguir, basta clicar em um aluno que você terá acesso à área de avaliações físicas:

Após clicar no ícone “Avaliações“, você será redirecionado para a seguinte página:


Aqui, você terá a opção de realizar os diferentes tipos de avaliações: física (padrão), neuromotora, postural e anamnese. Assim, basta clicar em uma delas para começar a preencher os dados solicitados!

Por exemplo, ao clicar em “Avaliação Física”, você será redirecionado para as seguintes opções:


Se a opção selecionada for “Avaliações Físicas”, você deverá clicar em “+ Avaliações” e escolher um dos protocolos disponíveis. Nesse caso, a grande vantagem é poder usar um ou mais protocolos, de acordo com a sua necessidade!


Então, depois de preencher os dados solicitados pela ficha de avaliação física selecionada, basta clicar em “Salvar avaliação”.

Aí, depois de completar essa avaliação, você terá acesso a um resumo com os resultados da avaliação. Então, caso queira, poderá imprimir/compartilhar com outras pessoas:

Diversos protocolos para o personal utilizar na rotina

No total, são 11 fichas de avaliação física, já prontas e disponíveis para utilizar de acordo com a necessidade do aluno e do personal trainer. Por isso, a única coisa que você precisa fazer é preenchê-las corretamente!

São protocolos como:
1. Faulkner 1968 – 4 Dobras;
2. Pollock 1994 – 7 Dobras;
3. Pollock 1984 – 3 Dobras;
4. Siri e Brozek – 4 Dobras;
5. Yuhasz – 6 Dobras;
6. Petroski 1995 – 4 Dobras;
Entre outros.

Crie sua própria ficha personalizada

Agora, se você quiser fazer uma ficha de avaliação personalizada, também é possível! Para isso, basta selecionar a opção “Avaliações Personalizadas” e clicar em “+ Avaliação“:


Em seguida, selecione a opção “Criar novo modelo” e clique em “Escolher“:


Pronto! Você já pode começar a criar sua ficha de avaliação física personalizada para cardio e/ou musculação. Basta incluir o Nome do Modelo de avaliação e inserir as perguntas que desejar.

Aliás, alguns dados básicos (como peso, idade, gênero, etc) serão automaticamente adicionados por padrão:

Assim, ao adicionar um “Campo Numérico“, você poderá incluir medidas e informações que sejam numéricas e, clicando em “Campo de Texto”, é possível inserir perguntas abertas (por exemplo: “Quais medicamentos você utiliza?”).

Em resumo, nesse estilo de avaliação, o espaço para personalizar é livre! Inclusive, você pode realizar uma pequena anamnese e a avaliação física dentro do mesmo formulário – o que facilita a rotina e otimiza o seu tempo e o do aluno.

Preenchendo as fichas prontas

Ainda, se você quiser aproveitar as fichas prontas que já fornecemos, pode conferir as opções de avaliação postural e neuromotora dentro do aplicativo:

Por exemplo, ao escolher a opção “Neuromotores“, você terá as seguintes opções:


Por exemplo, ao selecionar o item”Resistência“, você pode preencher as informações solicitadas e clicar em “Salvar“:



No caso da avaliação postural, selecione “Postural” e inclua fotos que permitam comparar a evolução do aluno:


Por fim, a última avaliação que disponibilizamos é a “Anamnese“. Ao selecionar esse tipo de avaliação, você terá duas opções de preenchimento: “Padrão” e “Questionário PAR-Q“. Basta selecionar uma delas e preencher com as informações solicitadas:


Ainda, como podemos ver na foto acima, é possível personalizar a sua anamnese! Dessa forma, o personal pode criar opções mais específicas – como esta “Anamnese para novos alunos“.

Inclusive, criamos um artigo de blog falando especialmente sobre esse tipo de avaliação, onde explicamos como personalizá-la no aplicativo da MFIT Personal. Se interessou? Então, vem conferir aqui: Como fazer uma ficha de anamnese para personal online.

Conte conosco para descomplicar o seu trabalho, personal

Personal, viu só como é fácil e prático montar uma ficha de avaliação física utilizando o aplicativo da MFIT? Sem burocracia, sem perda de tempo, sem planilhas confusas e sem fichas impressas: tudo acontece online e na palma da sua mão!

Então, que tal se cadastrar agora para fazer um teste grátis por 10 dias? Não é necessário fornecer dados bancários e você pode ficar à vontade para explorar o nosso app de pertinho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONSULTORIA ONLINE

Não cometa esses 4 erros na consultoria online de Personal Trainer

Será que você comete os erros que eu vou citar, ai na sua consultoria online de Personal Trainer? Muito cuidado, porque esses erros podem afundar um bom planejamento de carreira e muitas vezes ser irreversível a curto e médio prazo. Quando falamos em carreira online, diretamente temos a internet como

VEJA MAIS >