fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

COMO MONTAR UM TREINO DE MUSCULAÇÃO COM APP DE CONSULTORIA ONLINE

Parte do sucesso de um personal trainer está na sua capacidade em compreender os diferentes objetivos de seus alunos e montar treinos personalizados para cada um deles. É muito comum encontrarmos diversos profissionais utilizando treinos genéricos por aí, desses disponíveis na internet.

 A verdade é que cada pessoa é única, por isso é responsabilidade do personal trainer criar um programa de exercícios que traga resultados para o aluno, afinal o seu sucesso é também o sucesso dos resultados dos seus alunos. Mas como fazer isso quando o tempo é pouco e  faltam ferramentas que auxiliem você? Hoje vamos te mostrar como valorizar o seu trabalho e melhorar seu atendimento na hora de montar um treino de musculação e/ou funcional para os seus alunos.

Antes de começarmos, vamos te dar três dicas do que NÃO FAZER ao montar um treino:

Erros que todo personal deve evitar ao montar um treino

Avaliação simples: montar um treino requer conhecimento teórico, técnico e prático. O ponto de partida sempre será a avaliação física e a anamnese, elas vão fornecer as informações necessárias para criar um plano de treino com exercícios, séries e sequências que atendam o objetivo do aluno. Avaliações simples como: idade, peso, altura, IMC e outras medidas básicas não são suficientes para que você consiga elaborar um treino completo. Invista seu tempo em dar atenção para essa parte importante do processo. 

Para fazer uma avalição física completa, rápida e na palma da sua mão confira: Saiba como fazer uma avaliação física online com a MFIT personal.

Mesmo objetivo, mesmo treino: não é porque uma pessoa quer emagrecer e outra também que o treino vai ser igual, né? É comum que muitos personal trainers apliquem essa lógica para seus alunos, mas a verdade é que cada pessoa é única e precisa receber atenção plena. Por isso, levar em consideração o histórico de saúde, o bem-estar psicológico, a capacidade de executar os exercícios e a motivação de cada aluno é fundamental para montar um treino personalizado. Afinal, este é o papel do personal, certo?

Desatenção com a segurança: muitos alunos chegam empolgados para iniciar uma nova atividade física, mas a motivação só se mantém se houver resultados. Diversos personal trainers embarcam nessa onda motivacional e acabam criando treinos que não levam em consideração fatores importantes como: doenças pré-existentes, fraturas ou lesões e condicionamento físico. Prezar pela segurança na hora de montar um treino é fundamental para que o seu aluno mantenha a frequência e a regularidade, caso contrário ele irá se machucar, desmotivar e talvez não contrate mais o seu serviço. 

3 dicas que te farão acertar na hora de montar os treinos 

Agora que você já sabe o que não deve fazer ao montar um treino para os seus alunos, vamos te dar 3 dicas para criar um plano de treino eficiente e completo:

1. Definição do perfil do aluno e objetivo

Depois de realizar a avaliação física e anamnese, você deverá traçar o perfil do aluno (ectomorfo, mesomorfo, endomorfo) e compreender quais são as suas facilidades e dificuldades, por exemplo: um ectomorfo tem metabolismo rápido, então treinos mais curtos e intensos podem funcionar, já um endomorfo que tem tendência a ter um metabolismo mais lento e dificuldade em perder gordura pode precisar de um treino de cárdio e com pouco peso, e no caso do mesomorfo que tem facilidade em ganhar massa muscular, certamente responderá melhor a um treino de musculação combinado de cárdio.

Esses perfis não são uma regra fixa, são apenas um ponto de partida para que você possa elaborar um treino que se relacione bem com o tipo de corpo e metabolismo do seu aluno. Além disso, o objetivo e as condições de saúde devem ser levadas em consideração tanto quanto o perfil.

2. Nível de treinamento

Definir o nível de treinamento do aluno é fundamental para que você possa garantir a segurança e a qualidade na execução dos exercícios. Defina se seu aluno é: iniciante (até 1 ano de atividade física), intermediário (1 a 3 anos), ou avançado (3 a 5 anos). Montar um treino de musculação e/ou funcional para um aluno iniciante é completamente diferente de montar para um aluno avançado, mesmo que os dois tenham objetivos iguais, seu nível de consciência corporal, resistência e habilidade para realizar os treinos é completamente diferente.

3. Frequência de treinos

Ao saber qual o tempo e qual a relação que o aluno tem com a prática de atividade física, seja ela: musculação, treinamento funcional e/ou esportes, você poderá planejar uma frequência de treinos, como por exemplo: 

  • Iniciante: 3 a 4 x por semana
  • Intermediário: 4 a 5 x por semana
  • Avançado: 5 a 6 x por semana

Com essas dicas fica muito mais fácil seguir para o próximo passo, e o mais importante: montar um treino personalizado utilizando o aplicativo da MFIT Personal. Prático, intuitivo e com mais de mil exercícios gravados disponíveis para você montar o treino perfeito e completo para o seu aluno.

Passo a passo: Criando um treino de musculação com a MFIT

Após criar um perfil para o seu aluno e realizar a avaliação física e a anamnese dentro do próprio aplicativo, você selecionará a opção TREINOS.

Instruções para o aplicativo mfit primeiro passo

Selecione TREINO para musculação ou AERÓBICO para treino de cárdio. Ao escolher TREINO você pode clicar em +Rotina.

Instruções para o aplicativo Mfit segundo passo

Ao criar uma nova ROTINA você estará criando uma ficha para o seu aluno, nela ficarão salvos os treinos que você montará dentro do mesmo aplicativo. Nesta etapa você deverá preencher as informações solicitadas e avançar para a próxima etapa onde criará os treinos de acordo com os objetivos do seu aluno.

Instruções para o aplicativo Mfit passo 3

Em seguida, o personal irá criar os TREINOS dentro da rotina de exercícios estabelecida, por exemplo: treino de inferiores, treino de superiores, treino de cárdio, etc.  Basta preencher as informações e clicar em SALVAR.

Instruções para o aplicativo Mfit passo 4

Você será redirecionado para página de exercícios, onde pode escolher pelos grupos que aparecem na tela ou, caso não encontre, você pode clicar em “+Criar exercício”.

Instruções para aplicativo Mfit passo 5

Ao escolher INFERIORES, por exemplo, você encontrará uma lista com diversos exercícios, basta selecionar e adicionar ao treino do seu aluno.

Instruções para o aplicativo Mfit sexto passo

Ao clicar no + ao lado do exercício você automaticamente adiciona ele ao treino que está montando. Também é possível, antes de adicionar, visualizá-lo clicando no ícone de vídeo no lado esquerdo, assim você garante que é o exercício correto. Vale lembrar que ao acessar o treino, seu aluno também tem acesso ao vídeo ilustrativo, mais uma garantia de qualidade na entrega do seu trabalho.

Instruções para o aplicativo Mfit sétimo passo

Após inserir todos os exercícios desejados ao treino, basta clicar em “VER TREINO” no canto superior esquerdo para ajustar o número de repetições e séries.

Instruções para o aplicativo Mfit oitavo passo

Agora basta fazer os ajustes finais em cada exercício. Defina a série/repetições, carga e intervalo. Você também pode excluir, adicionar ou combinar exercícios nessa etapa.  

Instruções para o aplicativo Mfit nono passo

Após fazer as configurações finais, basta salvar o treino e permitir que o seu aluno tenha acesso, ou gerar um PDF do treino e enviar para ele. Na página de acesso ao aluno há um campo onde é possível que ele dê feedback sobre o treino: se ele se sentiu bem, se foi fácil ou muito difícil etc. Assim, além de ficar registrado, você pode ter um controle melhor e individual de cada um. Bem mais fácil que preencher planilhas, fichas e toda aquela papelada desnecessária e burocrática, né?

Veja como fica o treino depois de montado:

Instruções para o aplicativo Mfit décimo passo

Viu só como é fácil e prático? O aplicativo MFIT Personal permite não só que você monte treinos, mas que também possa acompanhar seus alunos de forma eficiente, aumentando a qualidade do seu trabalho e otimizando seu tempo.

Para receber mais dicas de como melhorar seu desempenho como personal trainer acesse outros conteúdos como esse no nosso Blog, no nosso Instagram @mfitpersonal ou no nosso canal do Youtube.

Cadastre-se agora para um teste grátis de 10 dias (não é necessário incluir número de cartão de crédito) e conheça o app na prática.

Baixe agora e descubra como é fácil criar avaliações físicas 100% online com a MFIT Personal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONSULTORIA ONLINE

Treino personalizado: como montar e quais são os benefícios

O treino personalizado envolve uma análise complexa e profunda feita pelo personal trainer. Ter uma rotina de atividade física com um treino personalizado não traz benefícios apenas estéticos, mas também funcionais e de saúde. Uma pessoa com dores no joelho, por exemplo, não pode ter o mesmo treino de alguém

VEJA MAIS >
MARKETING E VENDAS

Fundo de funil para Personal Trainer: saiba fechar vendas

O fundo de funil é a terceira etapa do funil de vendas e saber criar os conteúdos certos nesta etapa pode te fazer fechar mais ou menos vendas com seus novos alunos. Ficou em dúvida sobre essa frase inteira? Não tem problema, a gente te explica tim-tim por tim-tim. Nós

VEJA MAIS >