Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como preparar um grupo de desafios inesquecível

Personal, confira dicas imperdíveis para você preparar um grupo de desafios inesquecível usando a função Grupo de Desafios no app da MFIT!

Para que você aproveite ao máximo esse recurso, nós vamos te dar dicas imperdíveis para você preparar um grupo de desafios inesquecível! Bora lá?

Antes de iniciar o seu grupo de desafios, é muito importante lembrar que você terá um papel de líder nesse ambiente. Isso significa que as pessoas irão confiar em você e depender de você nesse período. 

Então, seja responsável: só crie um desafio quando você puder se comprometer e se dedicar de verdade, beleza? Agora, pega papel e caneta para anotar, porque nós vamos planejar o seu grupo juntos!

Primeiro, pense na modalidade de exercícios que será praticada no seu grupo de desafios. Esses grupos podem ser voltados para corrida, musculação, alongamento, exercícios para emagrecimento, entre outras opções.

E aí? Qual será a sua modalidade, personal? Já anota aí no seu planejamento! 

Estruturando seu desafio

Depois de escolher o tipo de exercícios que você quer incentivar, é hora de definir o objetivo do seu grupo de desafios!

Para isso, você precisa das respostas para essas perguntas, personal:
1 – Qual é a meta do grupo de desafios?
Por exemplo: se for um desafio para emagrecer, até quantos quilos os participantes podem perder?
2 – Quanto tempo vai durar o desafio? 7 dias? 21 dias? 28 dias?
3 – Quantas pessoas poderão participar do desafio? Até 50? 100? 200?
4 – Qual será o nome do grupo de desafios? Ele sempre precisa estar relacionado ao objetivo – por exemplo: “Emagreça 20 kg em 6 meses”.

Também vale lembrar que mesmo pessoas com um objetivo em comum (por exemplo, “aumentar a massa muscular”) possuem habilidades e dificuldades diferentes, podendo estar em diferentes estágios do processo, como participantes iniciantes, intermediários ou avançados.

Então, não espere que todos realizem os desafios da mesma forma, personal. Em vez disso, que tal criar grupos apropriados para cada situação, mesmo que tenha que abrir um por vez?

Além disso, ainda pensando em tornar os desafios acessíveis para mais pessoas, outra ideia legal é propor treinos em casa, que não requerem equipamentos fitness como cordas, pesos e halteres.

Em vez disso, você pode usar itens simples do cotidiano, como cadeiras, mochilas, cabos de vassoura e sacos de grãos.

Escolhendo os exercícios no desafio

Bom, depois de definir todos esses detalhes super importantes, chegou a hora de preparar os exercícios do desafio!

No app da MFIT, você vai escolher as rotinas de exercícios da sua Biblioteca de Treinos. A gente já ensinou como criar e customizar um grupo de desafios do zero no nosso app. O link desse passo-a-passo está nesse vídeo:

E, se você quiser complementar essas rotinas com um vídeo, foto ou GIF personalizado, agora também é o momento de preparar e incluir esse material, personal!

Bom, depois que os exercícios do desafio estiverem bem alinhados, é hora de conferir se a ordem e intensidade em que eles vão aparecer para os participantes está adequada. 

É importante dividir os exercícios em mini-tarefas diárias e lembrar que as tarefas não devem estar fáceis demais nem difíceis demais, já que isso contribui para que as pessoas desistam do desafio, heim? Então, lembre de intercalar a dificuldade dos exercícios, personal!

Para estimular as pessoas a não desistirem, você também pode criar uma tabela de pontos para cada tarefa diária, conforme a dificuldade dos exercícios. Aí, você incentiva os participantes a compartilharem essa pontuação no grupo sempre que cumprirem a tarefa e, no fim do desafio, pode premiar as melhores pontuações com brindes, mentorias fitness, descontos em pacotes de treinos e até mesmo uma participação gratuita no seu próximo desafio pago!

grupo-de-desafios-da-MFIT

Devo fazer um grupo de desafios pago ou gratuito?

Personal, agora você precisa decidir se vai fazer um grupo de desafios pago ou gratuito. Se você está começando na sua carreira ou no seu perfil online, criar um desafio gratuito ou com um valor bem acessível pode te ajudar a conseguir clientes  e ganhar seguidores. Porém, se você já tem um ótimo nome profissional e muitos seguidores nas redes sociais, pode apostar em desafios pagos!

Hora da divulgação

Bom, com todos esses detalhes organizados, chegou a hora da divulgação! Afinal, para o grupo dar certo, as pessoas precisam saber que ele existe, né? Então, não conte com a sorte: comece a divulgar o seu desafio pelo menos 3 semanas antes dele começar!

Além disso, faça uma lista de vantagens e argumentos convincentes para as pessoas participarem do seu desafio – e, se você oferece prêmios e brindes para os participantes, fale disso também!

Depois, escolha como pretende divulgar esses argumentos: por exemplo, textos, vídeos ou designs do Canva. Então, prepare esse material com atenção e vá publicando aos poucos nas redes sociais, além de enviar diretamente para as pessoas por meio mensagens e grupos privados. 

Também vale incentivar quem recebeu o convite a compartilhar o desafio, chamando outras pessoas para participar. Inclusive, você pode fazer parcerias com nutrólogos e nutricionistas para ajudar o seu desafio a ganhar credibilidade e divulgação, especialmente se o desafio for de emagrecimento. 

Afinal, a presença de um profissional da Nutrição mostra que você é responsável e preza pela saúde das pessoas, criando um argumento extra para elas participarem!

Não se esqueça que, nessa fase pré-desafio, além de criar e compartilhar o material de divulgação, você também precisa preparar o material para enviar no grupo de WhatsApp ou Telegram onde os participantes estarão conversando.

Esse material inclui textos, vídeos e designs com regras, dicas, informações e mensagens de motivação. Lembre-se: você precisa entregar aos participantes exatamente o conteúdo que foi prometido durante a divulgação do desafio, certo?

Motivando seus participantes

Personal, depois de tanto trabalho, você finalmente conseguiu inscrições para o seu desafio… que já vai começar a rodar!

Então, chegou o momento de guiar os participantes para que eles não percam a empolgação com a correria, o trabalho e as distrações do dia-a-dia. Afinal, um grupo que começa com 100 pessoas e termina com 10 não é lá um grande sucesso, né? Então, o seu trabalho é manter o máximo de pessoas engajadas no desafio! 

Por isso, mantenha-se presente e atencioso durante todo o desafio, definindo horários para enviar e responder todas as mensagens diariamente. A meta é não deixar ninguém falando sozinho!

Além disso, incentive a interação entre os próprios participantes do grupo, construindo um senso de comunidade. Para tornar o seu ambiente virtual acolhedor, peça para que os participantes enviem fotos e vídeos do processo, falem das dificuldades, compartilhem resultados e interajam com os demais integrantes. 

Personal, acredite: tudo isso aumenta as chances de que as pessoas cumpram o desafio até o final!

Peça feedbacks

No final do desafio, é muito importante pedir feedbacks para saber o que funcionou bem e você deve repetir, além de identificar em quais pontos você precisa melhorar no seu próximo desafio. 

Por isso, solicite depoimentos de todos os integrantes e, sempre que eles forem positivos, use para divulgar os seus próximos desafios!

Regras do grupo de desafio

Personal, para finalizar esse post, nós temos algumas dicas super importantes para você evitar confusão em grupos de desafios!

Embora não seja obrigatório associar um grupo de WhatsApp ao usar a função Grupo de Desafios no app da MFIT, é recomendado ter esse espaço de conversa para incentivar os participantes.

Quando um participante entra no grupo de desafios da MFIT, ele não consegue ver nem se comunicar com os demais integrantes do grupo. Então, no app da MFIT, a comunicação é somente entre o participante e o personal trainer, certo?

Porém, no grupo de WhatsApp, o personal precisa apresentar regras bem claras já no primeiro dia do desafio, ficando atento para que o grupo não vire uma bagunça!

Esse aqui é um bom exemplo de descrição de grupo para você se inspirar, prof:

“Bem-vindo ao grupo do nosso desafio fitness!

Irei postar a tarefa do dia sempre às X horas.
Se tiver dúvidas, entre em contato com o administrador do grupo!

Aqui, não é permitido:
– Vender produtos e serviços
– Mexer na descrição do grupo
– Enviar mensagens falsas ou links duvidosos
– Falar de assuntos não relacionados com o desafio
– Compartilhar o link do grupo com pessoas que não estão inscritas no desafio
– Praticar assédio ou bullying com outros integrantes do grupo
– Enviar mensagens privadas para outros participantes

Quem não respeitar esses limites, será removido do grupo.”

Conte com a MFIT para criar os seus grupos de desafios

Prof, já deu para ver que é trabalhoso gerenciar um desafio com qualidade, criando uma experiência positiva para todo mundo, né? Então, lembre-se: o ideal é criar somente um grupo de desafios por vez!

Esperamos que as nossas dicas te ajudem a aproveitar melhor os grupos de desafios para divulgar o seu trabalho e vender os seus serviços!

Personal, que tal se cadastrar para testar o app da MFIT por 10 dias gratuitamente? Clica nesse link para iniciar o seu teste grátis e explorar a função Grupo de Desafios: http://bit.ly/48nwETx

Para saber como criar um grupo de desafios no app, veja esse passo-a-passo rápido:

Para ver detalhes dos benefícios e recursos específicos da função Grupo de Desafios, confira esse vídeo mais completo: