fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como preparar um grupo de desafio com o app da MFIT

Personal, confira dicas para você preparar um grupo de desafios inesquecível usando a função Grupo de Desafio no app da MFIT!

Imagina a seguinte situação: você montou um grupo de desafio para seus alunos e, nos primeiros dias, a empolgação está lá no alto. Todo mundo engajado, animado e comprometido. Mas, conforme os dias vão passando, as mensagens começam a diminuir, alguns alunos somem e aquela energia inicial vai ficando pra trás.

Criar um grupo de desafios vai muito além de escolher exercícios legais e juntar uma galera. O verdadeiro desafio é manter todo mundo motivado até o final. Então, antes de sair postando sobre o seu próximo desafio, é importante se planejar e pensar muito bem em todos detalhes.

Pessoas conversando e participando de um grupo de desafios

Qual tipo de grupo de desafio escolher?

Escolher o tipo certo de grupo de desafios vai depender muito do perfil dos seus alunos e do objetivo que eles querem alcançar. Pode ser algo voltado para emagrecimento, ganho de massa muscular ou até mesmo para melhorar o condicionamento físico geral. O importante é que o desafio seja atraente e tenha um propósito claro.

Se você ainda tá em dúvida sobre qual tipo de grupo de desafios escolher, leia esse artigo em que falamos as 5 melhores opções.

Escolhendo o formato do seu grupo de desafios

Depois de escolher o tipo de exercício que você quer incentivar, é hora de definir o objetivo do seu grupo de desafios!

Para isso, você precisa das respostas para estas perguntas:
1 – Qual é a meta do grupo de desafios?
Por exemplo: se for um desafio para emagrecer, até quantos quilos os participantes devem perder?
2 – Quanto tempo vai durar o desafio? 7 dias? 21 dias? 28 dias?
3 – Quantas pessoas poderão participar do desafio? Até 50? 100? 200?
4 – Qual será o nome do grupo de desafios? Ele sempre precisa estar relacionado ao objetivo – por exemplo: “Emagreça 20 kg em 6 meses”.

Também vale lembrar que mesmo pessoas com um objetivo em comum (por exemplo, “aumentar a massa muscular”) possuem habilidades e dificuldades diferentes, podendo estar em diferentes estágios do processo (iniciante, intermediário ou avançado).

Então não espere que todos realizem os desafios da mesma forma, personal. Em vez disso, que tal criar grupos apropriados para cada situação, mesmo que tenha que abrir um por vez?

Além disso, ainda pensando em tornar os desafios acessíveis para mais pessoas, outra ideia legal é propor treinos em casa, que não requerem equipamentos fitness, como cordas, pesos e halteres.

Em vez disso, você pode usar itens simples do cotidiano, como cadeiras, mochilas e cabos de vassoura.

O app da MFIT tem mais de 1800 exercícios de diversos tipos, desde os que podem ser feitos em casa até os de academia.

Devo fazer um grupo de desafios pago ou gratuito?

Isso vai depender de vários fatores, e é importante analisar cada um deles antes de tomar a decisão. Por exemplo: se você já tiver um nome estabelecido e um bom número de seguidores nas redes sociais, cobrar pelo acesso ao grupo de desafios pode ser uma boa forma de monetizar seu trabalho. Isso mostra que você valoriza seu conhecimento e o tempo que vai dedicar ao grupo; e os participantes também tendem a se comprometer mais quando pagam por algo.

Por outro lado, se você estiver começando a investir no ambiente online, pode ser mais estratégico oferecer o grupo de desafios de forma gratuita ou com um valor mais acessível. Isso ajuda a atrair mais pessoas, aumentar sua visibilidade e ganhar autoridade no mercado. Você pode achar esquisito não ter um retorno imediato, mas pense nisso como um investimento para o futuro.

Se você decidir cobrar, também é importante avaliar o valor que você está oferecendo. Se seu grupo de desafios incluir treinos personalizados, acompanhamento constante, vídeos explicativos e materiais de apoio, tudo isso agrega valor e pode justificar uma cobrança mais alta. Mas se for algo mais simples, talvez seja melhor não cobrar de início ou começar com um valor mais acessível.

Como prescrever treinos e adaptar exercícios para todo mundo?

Organizar treinos para um grupo grande de pessoas pode ser complicado. Cada aluno tem um ritmo, uma necessidade diferente, e você quer garantir que todo mundo receba o que precisa sem complicação.

Com o app da MFIT, isso fica muito mais simples. Você consegue criar rotinas de treino usando mais de 1800 vídeos demonstrativos. O melhor é que dá para prescrever e adaptar os treinos do jeito que faz sentido para cada grupo de alunos, mantendo todo mundo alinhado com o que você planejou para o desafio.

Hora da divulgação

Bom, com todos esses detalhes organizados, chegou a hora da divulgação! Afinal, para o grupo dar certo, as pessoas precisam saber que ele existe, né? Então não conte com a sorte: comece a divulgar o seu desafio pelo menos 3 semanas antes de ele começar!

Além disso, faça uma lista de vantagens e argumentos convincentes para as pessoas participarem do seu desafio – se você oferece prêmios e brindes para os participantes, fale disso também!

Depois, escolha como pretende divulgar esses argumentos: por exemplo, textos, vídeos ou designs do Canva. Então prepare esse material com atenção e vá publicando aos poucos nas redes sociais, além de enviar diretamente para as pessoas por meio mensagens e grupos privados. Ao criar um grupo de desafio pelo app da MFIT, por exemplo, você consegue enviar o link que a própria plataforma cria.

Também vale incentivar quem recebeu o convite a compartilhar o desafio, chamando outras pessoas para participar. Inclusive, você pode fazer parcerias com nutrólogos e nutricionistas para ajudar o seu desafio a ganhar credibilidade e divulgação, especialmente se for de emagrecimento. 

Afinal, a presença de um profissional dessa área mostra que você é responsável e preza pela saúde das pessoas, criando um argumento extra para elas participarem!

Não se esqueça que, nessa fase pré-desafio, além de criar e compartilhar o material de divulgação, você também precisa preparar o material para enviar no grupo de WhatsApp ou Telegram onde os participantes estarão conversando.

Esse material inclui textos, vídeos e materiais gráficos com regras, dicas, informações e mensagens de motivação. Lembre-se: você precisa entregar aos participantes exatamente o conteúdo que foi prometido durante a divulgação do desafio, certo?

Motivando seus participantes

Personal, depois de tanto trabalho, você finalmente conseguiu inscrições para o seu desafio… que já vai começar a rodar!

Então, chegou o momento de guiar os participantes para que eles não percam a empolgação com a correria, o trabalho e as distrações do dia a dia. Afinal, um grupo que começa com 100 pessoas e termina com 10 não é lá um grande sucesso, né? Então, o seu trabalho é manter o máximo de pessoas engajadas no desafio! 

Por isso, mantenha-se presente e atencioso durante todo o desafio, definindo horários para enviar e responder todas as mensagens diariamente. A meta é não deixar ninguém falando sozinho!

Além disso, incentive a interação entre os próprios participantes do grupo, construindo um senso de comunidade. Para tornar o seu ambiente virtual acolhedor, peça para que os participantes enviem fotos e vídeos do processo, falem das dificuldades, compartilhem resultados e interajam com os demais integrantes. 

Personal, acredite: tudo isso aumenta as chances de as pessoas cumprirem o desafio até o final!

Regras do grupo de desafio

Embora não seja obrigatório associar um grupo de WhatsApp ao usar a função Grupo de Desafios no app da MFIT, é recomendado ter esse espaço de conversa para incentivar os participantes.

Porém, no grupo de WhatsApp, o personal precisa apresentar regras bem claras já no primeiro dia do desafio, ficando atento para que o grupo não vire uma bagunça!

Esse aqui é um bom exemplo de descrição de grupo para você se inspirar:

“Bem-vindo ao grupo do nosso desafio fitness!

Irei postar a tarefa do dia sempre às X horas.
Se tiver dúvidas, entre em contato com o administrador do grupo!

Aqui, não é permitido:
– vender produtos ou serviços;
– mexer na descrição do grupo;
– enviar mensagens falsas ou links duvidosos;
– falar de assuntos não relacionados ao desafio;
– compartilhar o link do grupo com pessoas que não estão inscritas no desafio;
– praticar assédio ou bullying com outros integrantes do grupo.

Quem não respeitar esses limites, será removido do grupo.”

Peça feedbacks

É muito importante pedir feedbacks aos participantes para saber o que funcionou bem, além de identificar em quais pontos você precisa melhorar no seu próximo desafio. 

Por isso, solicite depoimentos de todos os integrantes e, sempre que eles forem positivos, use para divulgar os seus próximos desafios! Inclusive, pelo app MFIT, os participantes podem enviar feedbacks após cada treino, o que torna o processo ainda mais fácil de acompanhar e organizado.

Para saber como criar um grupo de desafios no app, clique aqui e veja um passo a passo.

Como criar um grupo de desafio com a MFIT

Prof, já deu para ver que é trabalhoso gerenciar um desafio com qualidade, criando uma experiência positiva para todo mundo, né? A boa notícia é que o app MFIT pode simplificar muito esse processo.

Clique no botão abaixo e faça um TESTE GRÁTIS no melhor app para personal trainer (sem precisar compartilhar seus dados bancários) e comece seu grupo de desafio.

MARKETING E VENDAS

O que é overdelivering e como aplicar na sua consultoria

Sabe aquela sensação boa ao ser surpreendido? De receber mais do que você esperava? Nos negócios podemos identificar esse conceito como overdelivering. Ou seja, agregar valor ao produto ou serviço que o cliente comprou. Dessa maneira a experiência do cliente se torna muito mais marcante e emocional. Quando falamos em

VEJA MAIS >