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Encontre o seu nicho de mercado

Personal, você já conseguiu alinhar os 3 fatores que definem o seu nicho de mercado: paixão, vocação e profissão? Vem aprender nesse post!

Escolher o nicho de mercado é um desafio para os profissionais de todas as áreas… e, no caso do personal trainer, não é diferente!

Sem definir o seu nicho de mercado, é muito difícil se comunicar com seu público e se destacar dos seus concorrentes. Além disso, sem ter um nicho definido, fica difícil escolher no que você vai focar os estudos e procurar experiências profissionais que te permitem ganhar experiência numa determinada área.

Por isso, definir seu nicho de mercado não é apenas estratégico – é essencial!

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Como escolher um nicho de mercado?

Para escolher o nicho de mercado, as pessoas normalmente levam 3 fatores em consideração: 

  • A paixão, que é o seu interesse em trabalhar com um determinado assunto;
  • A vocação, que é o conjunto de habilidades de alguém para atender uma determinada necessidade do mercado de trabalho, aquele mix de competências técnicas e comportamentais que a pessoa usa para resolver um problema profissional. 

    Ou seja: a vocação tem a ver com a sua formação na área de Educação Física e outros conhecimentos úteis para o seu trabalho;

  • E, por fim, tem a profissão, que só existe quando há vagas ou oportunidades de trabalho remunerado 

Na maioria das vezes, esses 3 fatores não andam juntos – e é por isso que acontecem situações como:

  • Ter paixão por uma determinada área, mas (ainda) não ter a vocação necessária para atuar profissionalmente nela – ou seja, aquela pessoa que precisa estudar mais e ganhar mais experiência no que ela se interessa.

  • Ou, acontece da pessoa já ter a paixão e a vocação para atuar numa área, mas não ter acesso a oportunidades de transformar esses 2 fatores em uma profissão – ou seja, pagar as contas trabalhando naquilo que ela gosta  e sabe fazer bem!

  • E, por fim, também acontece o contrário: tá cheio de vagas para uma profissão que você simplesmente não tem nenhuma paixão ou não tem a menor vocação para seguir 

Então, prof, vem comigo que eu vou te ajudar a alinhar esses 3 fatores – paixão, vocação e profissão – para você encontrar o seu nicho de mercado de uma vez por todas e sempre começar o mês com os boletos pagos!

Dica número 1: Paixão

Faça uma lista de situações com as quais você gostaria muito de trabalhar diariamente. Por exemplo, alguém poderia fazer uma lista de paixões assim:

  • Trabalhar com hipertrofia para ajudar pessoas no ganho de massa muscular
  • Atender alunos homens
  • Treinar pessoas de meia-idade (a partir dos 40 anos)

Entendeu como funciona, personal? Agora, analise:

  • Quais são as SUAS paixões dentro da carreira de personal trainer?
  • Que tipos de clientes VOCÊ gostaria de atender? Eles podem ser homens, mulheres, casais, gestantes, idosos…

  • Quais objetivos fitness VOCÊ gostaria de ajudá-los a alcançar? Pode ser hipertrofia, emagrecimento, preparação para corrida… Então, anote aí quais são as suas paixões como personal trainer!

Dica número 2: Vocação

Pense na sua graduação, nos cursos complementares que você já fez, nos estágios e empregos que já teve… você acha que, caso existisse uma uma vaga para trabalhar diretamente com as suas paixões, o seu conhecimento e a sua experiência te ajudariam a conseguir a conquistar esse emprego

Se sim, ótimo: significa que a sua vocação está alinhada com a sua paixão! Aí, se surgir uma oportunidade de você atuar nessa área que ama tanto, você já terá as informações e a prática para competir pela vaga e torná-la a sua profissão.

Então, por exemplo, se a sua paixão fosse atender homens de meia-idade que querem ganhar massa muscular, você precisaria ter cursos e experiências focadas em hipertrofia, uso de suplementos, alimentação com proteínas, coisas assim.

Agora, personal, se você já analisou seu currículo e se sentiu despreparado para trabalhar na área que gosta, precisa continuar desenvolvendo a sua vocação para não entregar um serviço de má qualidade e prejudicar a sua marca pessoal!

Então, prof:
Você se sente PREPARADO para trabalhar com a sua paixão?
Você tem, nesse momento, a vocação para isso?

Dica número 3: Profissão

Por fim, quando a gente já tem a paixão e a vocação, chega a hora de encontrar ou criar oportunidades de transformá-las em profissão. E, para isso, é fundamental definir o seu nicho de mercado!

O nicho de mercado é um grupo de pessoas que tem um problema parecido e, que, por isso, procura especialistas no assunto. E, pensa comigo, personal: se você é apaixonado por um assunto, estudou muito sobre ele, já trabalhou muito com ele… então, você é um especialista, né, prof? 

E é por isso que, para poder escolher o nosso nicho de mercado, precisamos entender a nossa paixão e a nossa vocação!

Então, personal, quando você escolhe e sustenta o seu nicho de atuação no longo prazo, fica bem mais fácil fazer sucesso

Afinal, se você sabe o que quer fazer, é muito bom nisso, entrega um serviço legal e começa a divulgar o seu trabalho, não demora muito para as pessoas te indicarem, as oportunidades aparecerem e você começar a crescer muito na sua profissão! 

Leia mais sobre nicho de mercado aqui:
https://blog.mfitpersonal.com.br/como-definir-meu-nicho-de-mercado-mfit/

Não tenha medo de nichar o seu negócio

Então, não tenha medo de criar um negócio bem nichado e perder alunos, personal! Afinal, é justamente assim que as pessoas vão começar a te enxergar como uma autoridade no assunto que você domina.

Por exemplo, se você é um personal especialista em atendimento de obesos, pode parecer que esse público é uma minoria e que você não terá clientes suficientes. No entanto, só no Brasil, existem 41 milhões de obesos!

Então, mesmo que essa quantidade de clientes em potencial não fosse mais do que suficiente, quem trabalha com consultoria fitness online também poderia atender clientes de outros países.

Por isso, prof, escolha o seu nicho e se mantenha focado nele! É isso que vai te ajudar a atender com mais qualidade esse nicho de mercado, encontrando clientes que valorizam a sua especialização como um grande diferencial!

Afinal, quem tenta falar com todo mundo, acaba não falando com ninguém! Portanto, divulgue o seu trabalho pensando no seu nicho e, por consequência, você ganhará alunos – e, com eles, transformará sua paixão e vocação na profissão dos seus sonhos.

Independente do seu nicho de mercado, conte com a MFIT

E, não se esqueça, prof: independente do nicho de mercado que você escolher, saiba que pode contar com MFIT Personal, o melhor app para a sua consultoria fitness online!

Vem testar o nosso app de graça, sem cadastrar nenhuma informação bancária – é só clicar nesse link: http://bit.ly/48nwETx

➡️ Aprenda a se comunicar com o seu nicho de mercado em nosso curso gratuito de Marketing Digital para Personal Trainer: https://mkt.mfitpersonal.com.br/curso-marketing-digital

A imagem mostra uma mulher branca, vestida com short e regata pretos, sentada no chão, com um notebook preto no colo. Ao lado dela, há dois halteres verdes e uma garrafa de água de plástico. Ela está encostada em um sofá bege.
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