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Lista de e-mails: aprenda a fazer a sua do zero!

A lista de e-mails é uma ferramenta poderosa que pode mudar a sua consultoria. Leia o texto e descubra como aproveitar ela ao máximo!

Que tal aprender um jeito simples e gratuito de conquistar novos alunos e se diferenciar de verdade da concorrência? É hora de criar sua lista de e-mails

Sim, você entendeu certo: e-mail! Quando a gente fala em contato online e negócios digitais, é normal que a primeira coisa que surja na mente é Instagram e Whatsapp. Essas são maneiras rápidas de se comunicar. Mas, ainda assim, não substituem o valor do e-mail.

Então, vamos aprender o que é uma lista de e-mail e como começar do zero. 

Por que e-mail? 

O e-mail é: 

  • Uma das formas mais tradicionais de comunicação online; 
  • A maneira preferida das pessoas em consumir conteúdo que possa ser armazenado e visto outras vezes; 
  • O melhor jeito de personalizar ao máximo sua comunicação, possibilitando que você crie um vínculo bem maior com sua audiência; 
  • O primeiro passo para qualquer personal trainer que busca em aprimorar sua estratégia de consultoria online; 

Ou seja: não é um post que você está fazendo para todos os seus seguidores do Instagram. Mas sim, um conteúdo exclusivo e cheio de valor que você está entregando ali. 

Dessa forma, você garante presença, posicionamento e autoridade: você ajuda mais gente, de forma mais profissional e personalizada, e passa a vender mais na sua consultoria online

Para entender melhor todas as estratégias de marketing digital que você, personal trainer, pode explorar, nós recomendamos também a leitura do post: Guia MFIT de Marketing assertivo para personal trainer.

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Foto de William Fortunato

Por onde começar a sua lista de e-mail?

Primeiramente, você precisa selecionar os contatos que já tem, dando uma filtrada. Ou seja, vai no seu Instagram e Whataspp e veja quem: 

  • Já é aluno(a); 
  • Já foi seu cliente; 
  • Te curte e te acompanha; 
  • Já entrou em contato com você alguma vez; 

Mas antes de sair catando, dá uma olhada no próximo passo para não ter retrabalho, beleza?

Coleta estratégica para sua lista de e-mails

Agora sim, é hora de começar a botar a mão na massa. Porém, como o pessoal não deixa o e-mail aberto, é preciso ir coletando as informações e registrando tudo que der.

É hora de ativar seu olhar de detetive de audiência e explorar a tecnologia para conhecer ainda mais seu público. A gente garante que se você fizer direitinho você vai criar uma lista de e-mails incrível! 

Bom, mas como fazer isso sem se perder? A melhor forma é, sem dúvida, em uma planilha. Então, crie uma tabela, inserindo colunas de: 

  • Nome; 
  • Sobrenome; 
  • Origem do contato (ex.: Whatsapp, Instagram, academia); 
  • E-mail;
  • Localidade; 
  • Gênero; 
  • Faixa etária; 
  • Preferências; 
  • Observações; 

Mas, claro, você não vai ter todos esses dado, ou seja, você continuará investigando e enriquecendo essa tabela. Com o tempo, ela pode se tornar sua melhor ferramenta de marketing.

Uma dica interessante: na coluna “preferências” você pode colocar ali o conteúdo que essa pessoa mais curte. E no campo “observações” deixar registrado algum assunto ou “dor” comentado – ou mesmo sua percepção do perfil de aluno. 

Contato e recompensa 

Certo, legal. Você tem uma lista de contatos poderosa, mas nenhum e-mail. Então, vamos resolver isso?

Primeiramente, crie uma mensagem personalizada, tanto para o Whatsapp quanto para o Instagram, preferencialmente usando o nome da pessoa. Algo como: 

“Oi [nome do contato]! Vejo que você sempre me acompanha aqui pelo insta. Valeu mesmo, hein?! Meu objetivo é sempre ajudar com práticas de exercícios saudáveis feitos em casa. O que você acha de receber essas orientações e conteúdos exclusivos através do seu e-mail?” 

Outra opção, principalmente se você nunca falou com essa pessoa e tem receio de parecer estar invadindo e parecer spam, é: 

“Oi [nome do contato]! Desculpa chegar assim invadindo seu [Whatsapp/Instagram]. Mas pensei em criar um conteúdo exclusivo e totalmente gratuito pra quem busca orientação de práticas saudáveis de exercício. Você teria interesse?

Aqui, você pode inclusive incorporar sua proposta específica, mencionando, por exemplo, orientação de práticas saudáveis, exercícios de emagrecimento, exercícios de mobilidade, etc.

O ideal é terminar com uma pergunta, e deixar que a pessoa interaja. O máximo que você pode fazer é, depois de alguns dias ou semanas, retomar o contato. Para te ajudar, vamos deixar um exemplo: 

“Oi [nome do contato]! Mandei mensagem um tempo atrás, mas acho que você não viu. Prometo que é a última vez que to te incomodando [emoji]. É que agora estou finalizando os inscritos para criar o conteúdo exclusivo e queria só confirmar se você vai querer receber também? Ah, é totalmente gratuito, tá? Só me avisa por aqui para eu saber e não deixar que você perca nada! [emoji].”

Lembre-se: adapte sempre para o seu jeito de falar e se comunicar, personalizando ao máximo. Essa pessoa precisa sentir que está falando com você, personal.

Captura livre 

Beleza! Esse foi um jeito individual e personalizado de falar com sua audiência mais preciosa usando a sua lista de e-mails. Ou seja, aqueles com quem você já tem algum contato e sabe que podem se beneficiar do seu conteúdo por e-mail.

Mas é preciso ter um jeito mais amplo de capturar esses e-mails: para quem começa a te seguir, entra no seu Instagram ou te chama pelo Whatsapp.

Como fazer isso?

Atualmente, o jeito mais simples é criar um link específico para seu Whatsapp, orientando as pessoas a enviarem o e-mail delas direto por lá pra você, entrando automaticamente na sua lista.

Além disso, você pode ingressar em um serviço próprio, online e gratuito como o MailChimp ou o Hubspot – se você gosta de fuçar e tem facilidade com ferramentas online de marketing, pode ser um excelente caminho. 

Similarmente, existe um jeito intermediário que também fica bem profissional: criando um formulário. Você pode tanto criar um convencional pelo Google Forms, quanto um mais bonito e diferente pelo My.Forms. Em ambos, você consegue mexer nas cores e usar imagens. E a vantagem, aqui, é que já fica tudo salvo numa planilha que você pode juntar com a sua.

O importante é você ter um link. E deixar ele disponível em todos os lugares possíveis: 

  • Na sua assinatura de e-mail; 
  • No atalho de mensagem do direct do Instagram; 
  • Numa árvore de links do instagram; 
  • Nos destaques (agora dá para criar story com link à vontade); 
  • Onde mais você conseguir pensar! 

Quer ajuda? Esse nosso vídeo pode te ajudar:

Aprimoramento constante da sua lista de e-mail

Pronto! Agora, você tem sua lista de e-mails. Mas lembre-se que, independente do jeito que você escolheu para capturar os e-mails, as pessoas precisam ter a recompensa “prometida” quando te entregaram o e-mail delas: conteúdo rico exclusivo.

Portanto, você precisa descobrir mais sobre os objetivos dessa galera, refinando seu conhecimento sobre ela. Assim você pode direcionar o melhor conteúdo por público e objetivos. Descubra os “medos” e as “dores”. Mas, não esquece de registrar tudo onde você começou a construir essa lista, tá?

Não se preocupe se, agora, você não tem muitos contatos na sua lista. Posto que, um público menor é a chance perfeita de aprender muito mais. No início, pode ser mais fácil ganhar cinco do que cem.

Mas, lembre-se: o trabalho só começou e agora está nas suas mãos fazer com que ele dê frutos. Uma lista de e-mail de valor leva um tempo.

Por isso, é legal você começar já a sua! Bora?!

Por fim, uma última dica nossa: arrase na escrita desses e-mails! Se quiser continuar estudando, esse post pode ser sua próxima leitura: Copy para vendas do Personal Trainer

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