fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

6 estratégias do Instagram para alcançar mais alunos

Com bilhões de usuários ativos, a plataforma está sempre evoluindo e trazendo novidades — e se você souber aproveitar bem o algoritmo do Instagram, seu conteúdo pode alcançar cada vez mais gente.

Se você é personal trainer e usa o Instagram para divulgar o seu trabalho, já deve ter percebido que a plataforma está em constante mudança. Uma hora determinada estratégia funciona e, de repente, tudo muda. O Instagram vive atualizando seu algoritmo e, se a gente não ficar de olho, acaba ficando para trás.

Agora, a boa notícia é que, uma vez que você entende como o algoritmo funciona e usa as ferramentas certas, dá pra tirar um proveito enorme dessa rede.

Personal abrindo o Instagram

Como funciona o algoritmo do Instagram

Vamos descomplicar o tal do algoritmo. Ele é o sistema por trás do Instagram que decide o que vai aparecer no feed de cada pessoa, e ele faz isso com base nas preferências e nos comportamentos de cada usuário.

O Instagram não mostra tudo para todo mundo! Ele tem suas próprias “regras” para decidir o que cada pessoa vai ver primeiro. Já reparou que as postagens de amigos ou pessoas com quem você interage mais tendem a aparecer no topo do seu feed? Isso é porque o Instagram prioriza conteúdos que geram mais engajamento.

Funciona mais ou menos assim: toda vez que alguém interage com seu conteúdo (um like, um comentário, uma resposta a um story), o algoritmo entende que aquele seguidor quer ver mais de você. Se as interações são frequentes, o Instagram continua mostrando seus posts no topo do feed dessa pessoa. Ou seja, quanto mais engajamento você gera, mais seu conteúdo aparece para os seus seguidores, e isso abre a porta para que outras pessoas também te encontrem. Isso vale para posts, stories, reels e até as DMs.

Outro ponto importante: o algoritmo também observa a consistência das suas postagens. Quanto mais você mantiver uma presença regular, maior a chance de ser favorecido. E não só isso – o formato do seu conteúdo também conta. Reels, por exemplo, estão sendo superbem distribuídos no momento porque o Instagram está focando nessa ferramenta para competir com outras redes, como o TikTok. Então quanto mais você diversifica o tipo de conteúdo que posta e usa as funcionalidades que o Instagram quer promover, maior a chance de você ganhar visibilidade.

Estratégias para aumentar o engajamento no Instagram

1. Interaja com seus seguidores

Engajar é uma via de mão dupla. Não basta esperar que as pessoas comentem nos seus posts ou respondam aos seus stories. Tire um tempo para responder aos comentários, agradecer o feedback e puxar conversa nas DMs. Quanto mais você interage com seu público, mais próximo ele se sente de você, e isso faz toda a diferença.

2. Use os stories de forma estratégica

Os stories são uma ótima estratégia do Instagram para criar proximidade e manter uma conversa diária com seus seguidores. E uma maneira supereficaz de aumentar a interação é usar stickers. Eles são ótimos porque mantêm os seguidores mais tempo nos seus stories, e o Instagram vê isso como um sinal de que seu conteúdo é valioso e interessante. Aqui estão alguns stickers que você pode usar:

  • Enquete: permite que seus seguidores escolham entre duas opções rápidas, criando uma interação instantânea e fácil.
  • Teste (quiz): funciona de forma semelhante à enquete, mas tem um diferencial: você escreve uma questão, informa as alternativas e determina qual delas está correta.
  • Caixinha de perguntas: abre um espaço para que seus seguidores tirem dúvidas e compartilhem curiosidades, ajudando a gerar mais conteúdo e conversas.
  • Sua vez: permite criar correntes nos stories do Instagram. Qualquer usuário pode criar um novo desafio para que os seguidores repliquem aquela brincadeira nos seus próprios stories, dando continuidade à corrente. Isso faz com que os novos posts sejam anexados à publicação original, que sempre mostrará o nome do perfil criador.
  • Contagem regressiva: cria uma expectativa para um evento ou lançamento. Seus seguidores podem ativar um lembrete por meio do próprio sticker para serem avisados quando a contagem chegar ao fim, aumentando o engajamento do post.

3. Aposte nos reels (eles estão em alta)

Os reels são o queridinho do momento do Instagram, e o algoritmo ama empurrar esse tipo de conteúdo. Para personal trainers, é uma baita oportunidade de mostrar seu trabalho. Não precisa ser produção cinematográfica, o que importa é ser dinâmico e entregar valor. Aqui vão algumas ideias de reels:

  • Demonstração de exercícios: mostre como executar exercícios de forma correta. E o legal é que você pode fazer versões para iniciantes e para avançados, atingindo diferentes tipos de alunos.
  • Rotinas rápidas de treino: as pessoas adoram treinos que podem ser feitos em 5-10 minutos. Crie vídeos mostrando esses treinos e incentivando seus seguidores a tentar.
  • Transformações de alunos: se você tem autorização, poste os resultados dos seus alunos. Mostre o “antes e depois” e fale sobre o processo. Histórias reais criam conexão e confiança.

Se você estiver sem ideia de conteúdo, leia esse post da MFIT com 10 perfis fitness nos quais você pode se inspirar.

4. Use hashtags estratégicas no Instagram

As hashtags não são apenas um recurso decorativo; elas têm um papel essencial para aumentar o alcance do seu conteúdo, especialmente quando aplicadas a eventos ou momentos específicos. Por exemplo, se você está organizando um desafio fitness, criar uma hashtag própria, como #Desafio30DiasFitness, ajuda a engajar seus alunos e ainda atrai pessoas novas que estão interessadas no tema. Muita gente acompanha hashtags para ficar por dentro dessas iniciativas. Então, sempre que lançar um desafio ou evento, use hashtags que conectem o público ao que você está promovendo.

5. Mostre os bastidores

Uma estratégia do Instagram muito utilizada por personais é mostrar os bastidores. Isso porque as pessoas adoram ver o lado mais “real” da vida de um personal trainer. Mostre os bastidores do seu dia a dia, como você organiza seus treinos, se prepara para uma aula ou até mesmo momentos mais descontraídos. Isso humaniza sua marca e aproxima ainda mais seus seguidores.

O que as métricas do Instagram significam

Agora, não adianta só criar conteúdo e não ficar de olho nas métricas. Elas são a chave para entender o que está funcionando e o que pode melhorar. Algumas que você, como personal trainer, deve prestar atenção:

  • Engajamento: curtidas, comentários, compartilhamentos… Tudo conta. Quanto mais interação, melhor. Ah, e sempre que puder, responda aos comentários, nem que seja com um emoji, porque isso incentiva mais respostas.
  • Alcance: esse número mostra quantas pessoas únicas viram o seu post. Se o alcance está baixo, pode ser hora de testar formatos novos, como vídeos ou reels.
  • Salvamentos: isso aqui é um ótimo indicador de que o conteúdo foi útil. Se as pessoas estão salvando seus posts, é porque elas acharam importante o que você compartilhou. Geralmente, posts com dicas práticas de exercícios ou rotina de treinos geram mais salvamentos.

Dica 6: calendário com 30 ideias de posts para personal trainers

Personal, agora que você já conhece as melhores estratégias para dominar o algoritmo do Instagram, é hora de colocá-las em prática! Para te ajudar ainda mais, preparamos um calendário exclusivo com 30 ideias de posts que vão te ajudar a engajar seu público e atrair mais alunos.

Com este material, você terá um mês inteiro de ideias criativas e estratégias eficazes para tornar seu perfil mais atraente e engajado. Clique no botão abaixo e receba o calendário completo para transformar seu Instagram e conquistar novos clientes!

FINANCEIRO

Imposto de renda para personal trainer: saiba como declarar

Você é personal trainer e quer saber como declarar seu imposto de renda? Tire todas as suas dúvidas no blog! Apesar de todo mundo já ter ouvido falar de Imposto de Renda (IR), é comum que muitas pessoas (incluindo personal trainers) tenham dúvidas sobre como funciona essa declaração. Por isso,

VEJA MAIS >