Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ficha de anamnese: como fazer uma para os seus alunos

Quer aprender a criar uma ficha de anamnese de forma totalmente online para os seus alunos? Então, leia o texto abaixo e descubra como, prof!

Usar uma ficha de anamnese é útil para coletar dados importantes sobre um aluno antes de iniciar um programa de exercícios. Também economiza tempo, já que as perguntas padronizadas dispensam o personal de criar questionários diferentes para cada aluno. Embora se possa mudar o rumo conforme as informações fornecidas durante a entrevista, contar com um modelo colabora para que os registros sejam completos.

O que é a ficha de Anamnese?

Ficha de anamnese é um arquivo com perguntas roteirizadas que dá suporte à entrevista com o paciente. É nesse documento que ficam registrados dados do histórico de saúde, coletados durante a conversa com o aluno e que dão início a consultas com o personal. Isso porque, além dos personais, a anamnese oferece suporte para o atendimento realizado por psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, profissionais de enfermagem, etc.

Anamnese e Avaliação Física são a mesma coisa?

A verdade é que a anamnese é uma ferramenta valiosa para construção de treinos de musculação e/ou cardio. Diferente da avaliação física, a anamnese vai levar em consideração fatores como: doenças pré-existentes, uso de remédios controlados, hábitos alimentares, qualidade do sono etc. A principal função da anamnese é fornecer informações que não podem ser medidas por números, como o IMC, por exemplo. Ela é uma análise da vida e hábitos do indivíduo, para você conhecer inicialmente o seu aluno.

aluno-preenchendo-ficha-de-anamnese.jpg

Foto de RDNE Stock project

4 motivos para fazer a anamnese de seus alunos

Separamos alguns motivos importantes para se fazer uma boa anamnese:

1. Conhecer melhor o aluno: 

Diferente das medições feitas na avaliação física, a anamnese irá utilizar um questionário completo criado para que o personal possa compreender o estado de saúde global do aluno. Através desse questionário, é possível conhecer melhor os hábitos, a rotina, as condições de saúde física e psicológica. Além disso, é o momento em que você consegue compreender o que é possível ou não para o estágio de saúde atual do aluno.

2. Identificar dificuldades e restrições: 

Identificar problemas de saúde pré-existentes, como doenças, lesões, fraturas ou desequilíbrios físicos/psicológicos, é fundamental para que o personal avalie as principais barreiras e dificuldades do aluno na hora de executar o treino. Só assim será possível desenvolver um programa de treino que se encaixe na realidade do aluno e que não gere nenhum tipo de desconforto ou lesão.

3. Ter informações valiosas: 

Embora a anamnese seja mais uma parte da avaliação, diferente da avaliação física, ela abre espaço para o diálogo entre o personal e o aluno, onde uma relação de confiança e cuidado pode ser estabelecida. É muito comum alunos desatarem a falar de suas vidas pessoais, da sua insatisfação com o corpo, suas dificuldades em realizar tarefas ou até mesmo esportes. Informações como essas são valiosas para que o personal desenvolva um treino adequado. Levando em consideração não somente o corpo e a condição física do aluno, mas também o impacto que a atividade física pode ter na sua vida e no seu bem-estar. 

4. Oferecer um serviço de qualidade: 

Aluno feliz, sucesso garantido. A máxima sempre será essa quando se trata de oferecer um serviço de personal de qualidade. Parte do sucesso do seu trabalho está em garantir a satisfação dos seus alunos, mas como fazer isso se não há uma avaliação criteriosa e completa deles? A anamnese é fundamental para você compreender cada aluno de forma única, oferecendo um serviço de qualidade com treinos que contemplem suas restrições e limites, proporcionando assim o alcance de seus objetivos e resultados.  

Por que tantos personais erram não fazendo a anamnese?

Se a anamnese é tão importante para a construção de um treino de musculação e/ou cardio, por que tão poucos profissionais utilizam a ficha de anamnese na hora de avaliar seus alunos? 

Tempo é a resposta! Com fichas feitas em documentos de Word ou planilhas de Excel, muitas vezes impressas, os profissionais podem perder horas fazendo a avaliação. E como sabemos, tempo é o recurso mais valioso hoje em dia. 

Por isso, vamos te mostrar como fazer uma ficha de anamnese 100% online, de forma prática, rápida e intuitiva com o aplicativo MFIT Personal, que pode facilitar o seu trabalho, otimizar seu tempo e ainda melhorar a qualidade do seu atendimento.

Se você ainda não fez o download, basta acessar a Play Store ou Apple Store e fazer o teste gratuito.

Como utilizar a ficha de anamnese no app MFIT Personal

Na MFIT Personal, você pode escolher qual modelo de ficha de anamnese prefere utilizar, já que, há dois modelos de anamnese que já vêm prontos no app, que são o Questionário PAR-Q ou o modelo Padrão.

Além disso, você pode criar um modelo de anamnese personalizado para o tipo de aula que você oferece, levando em conta as características de cada aluno, suas forças, dificuldades e o objetivo que ele deseja alcançar com o treinamento.

Aliás, todas essas ações estão reunidas na mesma área do app de forma simples e muito prática. No vídeo abaixo mostramos rapidamente o passo a passo para utilizar essa ferramenta.

A ficha de anamnese é uma ferramenta fundamental para qualquer personal trainer que queira oferecer um serviço completo, de resultados e que faça com que ele se destaque no mercado. O que fizemos no nosso app foi disponibilizar essa ferramenta de uma maneira muito mais prática e fácil de usar, para que você economize tempo e possa investir em outras áreas do seu negócio.

Se quiser saber mais, confira como montar um treino de musculação com a MFIT Personal. Sem burocracia, perda de tempo, planilhas ou fichas impressas. Tudo online e na palma da sua mão!

Crie uma ficha de anamnese para o seu aluno de forma totalmente online com o app da MFIT!

No app da MFIT, você pode criar fichas de anamnese personalizadas ou utilizar os nossos templates! Além disso, você pode gerenciar todos os seus alunos e fazer a sua consultoria de forma totalmente online.

➡️ Clique aqui e faça um TESTE GRÁTIS no melhor aplicativo para personal trainer (sem compartilhar dados bancários).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PERSONAL EMPREENDEDOR

Camisa para Personal Trainer: faça a sua!

A gente já sabe que “quem não é visto, não é lembrado”, mas você consegue entender a importância de ter uma identidade visual para o seu negócio e propagá-la em diferentes formatos? Para o personal trainer, produzir uma camisa personalizada, por exemplo, é uma maneira de se destacar. Além disso,

VEJA MAIS >
MUNDO FITNESS

Transformar gordura em massa magra: como funciona?

Fala, Personal! Quando falamos em transformar gordura em massa magra, não estamos sendo literais, ok? É sempre importante lembrar esse fato para nossos alunos! Por nos expressarmos desse jeito usual é comum acontecer algum tipo de confusão e muitos podem pensar ser real a conversão de um para o outro,

VEJA MAIS >