Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Músicas para exercícios: potencializando treinos pelo som!

Uma boa música faz toda diferença no desempenho de uma atividade física. Tanto é que personal trainers que trabalham com treinos no estilo Tabata seguem, inclusive, o ritmo da música para bolar um exercício legal e eficiente.

Nem precisa dizer que além da funcionalidade para desenvolvimentos de treinos, a música também anima, distrai, concentra e dita a dedicação do seu aluno.

Não é a toa que em diversos lugares que visitamos tem músicas tocando. Seja em parques de diversão, com músicas alegres e de fácil assimilação, seja em lojas que optam por tocar canções de acordo com o estilo vendido, mas sempre são músicas de atitude, pode ser rock, hip hop, ou até os estilos mais populares como sertanejo. No geral, a música sempre é usada para potencializar sensações ou incentivar comportamentos.

Em academias também é normal ter algum tipo de músicas tocando, e olha, isso não é por acaso. A partir desta constatação fica claro que é super indicado entender um pouco mais sobre essa influência musical na mente e corpo das pessoas, e aprender a usar de forma positiva para o seu trabalho, Educador Física. Bora lá, então?

Qual é a influencia da música no esporte?

As trilhas sonoras de filmes e séries, por exemplo, são indispensáveis pra dar intensidade ao sentimento ou circunstância que está em tela, e por isso são escolhidas de forma cautelosa e intencional.

Da mesma forma funciona a música em nosso dia a dia, e principalmente nos momentos de lazer (como na academia). Ela pode elevar o humor, distrair de situações difíceis e até aumentar a resistência nos exercícios. Então além de aumentar a motivação, a música pode reduzir sensação de cansaço e facilitar a prática dos exercícios. Interagir com ela, cantando ou seguindo o ritmo fazendo alguma atividade, aumenta ainda mais a sensação de energia.

Quer tirar a prova real? Faça o teste: se você estiver um pouco triste e colocar um ritmo melancólico, em pouquíssimos minutos você ficará mais triste ou pensativo. Porém, se ao acordar colocar músicas animadas, ou que elevam o humor, você se sentirá pronto para qualquer tarefa ou desafio!

Na academia ou no treino em casa não é diferente: é preciso animação e energia. Então, além de dar dicas ao seu aluno de como treinar, como fazer o exercício corretamente e muito mais, ainda tem a parte do incentivo musical, e a MFIT preparou esse post completo sobre como motivar seu aluno a fim de conquistar treinos com resultados e alunos engajados!

Porque as pessoas gostam de ouvir música para treinar ?

Antes, vamos dar um passo atrás e entender que muitas pessoas buscam a consultoria fitness por dois motivos:

  1. para conquistar o corpo dos sonhos e/ou recuperar a saúde;
  2. para se distrair da correria do dia-a-dia.

Nos dois casos, o ato de treinar não pode, de forma alguma, ser visto como um fardo difícil de carregar, então, a música é a saída feliz para que a “dorzinha” do pós-treino seja buscada com unhas e dentes pelos alunos – conforme sua indicação, é claro, personal.

Além de dar vontade de se mexer, na academia, podem ter distrações como barulhos de conversa, televisões ligadas, ou até a poluição sonora que vem das ruas. A música torna tudo isso imperceptível.

Se a prática de exercícios for em casa ou num lugar particular, melhor ainda colocar a Alexa no volume mais alto. E assim, tanto faz como o auxílio musical será ouvido e sentido – pelo fone de ouvido para treinos individuais ou no som estéreo para aulas coletivas – o que importa é a disposição física que vem desse estímulo.

Como escolher a música ou playlist?

Nossa primeira e mais importante dica é: confie no seu gosto musical! Com certeza você conhece ótimas músicas que vão deixar o treino muito mais divertido!

Mas no geral, escolha músicas alegres como pop, hip hop, dance, techno , rock, funk e esses remix que estão bombando no Tik Tok (sem dúvida o boca a boca sobre a sua playlist vai rolar!).

Para se inspirar: confira o perfil da MFIT no Spotify com diversas playlists para potencializar treinos. Você pode compartilhar essas playlists com seus alunos e colegas.

Como montar a minha playlist ?

Deu uma olhadinha no nosso perfil do Spotify, né? Vamos, então, para a próxima etapa! Se não gostou das listas que encontrou, ou quer fazer uma personalizada para você, vamos te ajudar.

Você não precisa pagar por aplicativos para fazer sua playlist, mas o uso gratuito pode envolver propagandas e tirar algumas funcionalidades como pular a musica e etc – cá entre nós, se for o seu celular tocando no treino não é muito legal, né?

Primeiro de tudo, você precisa ter conta em algum streaming de música, ou no youtube mesmo. Pode ser feito uma lista para cada estilo e gênero, bem como para cada intensidade de treino. Por exemplo, dá para fazer playlists nível 1, nível 2 e 3 nas quais cada um desses níveis vai das músicas de alongamento até a do Wood do treino.

Outra coisa super legal é se, junto com a periodização de treino, o personal já indicar um desses níveis para cada nova fase. São inovações, né?

O importante mesmo é manter o “ritmo/intensidade”, não misturar músicas calmas com muito animadas para não “quebrar” a vibe do exercício. Sabendo disso, é só ir adicionando músicas a sua sequência.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre músicas para potencializar os exercícios físicos dos seus alunos – e também os seus –, monte sua playlist e compartilhe com a gelra! Dê um play na prática de atividades físicas com diversão!

Faça sua consultoria online com o app da MFIT: o melhor app para personal trainer do mercado!

Quer saber mais sobre como ajudar o seu aluno a ter o melhor desempenho? No app da MFIT você pode gerenciar o treino dos seus alunos da forma que quiser!

➡️ Clique aqui e faça um TESTE GRÁTIS no melhor aplicativo para personal trainer (sem compartilhar dados bancários).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *