Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Treinando com a lua: a consultoria fitness baseada no ciclo menstrual

Criadora do programa “Treinando com a lua”, Giovana Roqui propõe exercícios que combinam com as mudanças mensais dos hormônios femininos

Você conhece alguém que leva o ciclo menstrual em consideração ao fazer atividade física? Para a personal Giovana Roqui, 31 anos, essa é a ideia que mais faz sentido quando falamos em treino feminino.

Idealizadora do programa fitness “Treinando com a lua”, eleito pela MFIT como a Melhor Consultoria da área em 2022, ela batizou o programa conforme uma analogia que conecta as 4 fases do ciclo menstrual (pré-ovulação, ovulação, pré-menstruação e menstruação) com as 4 fases da lua (crescente, cheia, minguante e nova).

Assim, o objetivo da Giovana é ajudar mulheres a adequarem seus treinos conforme a semana do ciclo menstrual e, como consequência, obter melhores resultados durante todo o mês.

Para ela, quando o personal entende como as alterações nos hormônios femininos ao longo do mês influenciam na energia para treinar, consegue ajudar suas alunas a não desistirem dos treinos devido a frustrações ou desconfortos. Demais, né?

Giovana-criadora-da-consultoria-fitness-treinando-com-a-lua
A personal Giovana Roqui, 31 anos, se especializou em prescrever treinos específicos para cada fase do período menstrual

Treinando com a lua (de dentro)

Conectar as fases lunares com as fases menstruais não é, simplesmente, uma discussão religiosa ou mística.

De fato, a relação entre lua e menstruação já foi investigada por vários estudos científicos em todo o mundo, com diversos artigos sobre o assunto publicados entre 1937 e 2013.

No entanto, de acordo com um estudo de 2019 que coletou dados de mais de 7.5 milhões de ciclos menstruais, as datas de início do período menstrual caem aleatoriamente ao longo do mês – independentemente da fase lunar.

Uma das explicações para isso são os fatores individuais (como idade, raça, etnia, exposição à luz artificial e questões ambientais) que influenciam na duração e na frequência do ciclo menstrual.

Por outro lado, existem evidências de que a luz da lua, especialmente em locais com pouca luz artificial, impacta alguns processos biológicos (como o ciclo do sono).

Porém, mesmo que a interferência do ciclo lunar no ciclo menstrual não esteja totalmente comprovada, essa conexão ainda tem um significado pessoal importante para muitas pessoas.

Por fim, uma coisa é certa: independente da fase lunar, quando uma mulher ajusta a intensidade dos treinos à sua fisiologia ao longo do mês (em vez de seguir sempre o mesmo treino como se os hormônios não mudassem toda semana), os resultados são melhores e mais duradouros!

Uma consultoria para todas – com ou sem lua

Vale ressaltar que, para seguir o método “Treinando com a lua”, não é essencial que as fases da lua interna (ciclo menstrual) estejam alinhadas com a fase da lua no céu.

Inclusive, não é sequer necessário menstruar: também são bem-vindas adolescentes pré-menarca, gestantes, mulheres na menopausa e pessoas que não menstruam por uso de contraceptivo, por exemplo. Portanto, o trabalho da Gio engloba todas as mulheres cis e não exclui mulheres trans.

Ela também conta que já atendeu mulheres com outras necessidades, como fortalecer o assoalho pélvico ou preparar o corpo para engravidar.

“O importante é querer iniciar um programa de treino focado em cuidar de si, da sua saúde e do seu bem-estar”, resume Gio.

Espaço de incentivo e acolhimento na internet

Segundo Giovana, todos os sintomas, alterações e interrupções dos ciclos menstruais – como TPM, cólicas e Síndrome do Ovário Policístico (SOP) – influenciam profundamente na forma como as mulheres realizam seus treinos

Então, quando há dificuldades para treinar nessas situações, não podemos vê-las como “preguiça” e “frescura”.

Pelo contrário: ao respeitar o ritmo de cada mulher, inclusive evitando comparações de produtividade nos treinos, as coisas fluem muito melhor!

Por isso, em seu espaço virtual nas redes sociais, Giovana conversa com mais de 4 mil seguidoras sobre ciclicidade, saúde feminina e autoconhecimento, incentivando um ambiente mais gentil no mundo fitness.

Entrando no mundo da lua

Giovana, que é personal trainer desde 2016, decidiu entrar na profissão ao encontrar uma cartinha que havia escrito na sexta série, sobre como queria ser professora de educação física. 

Ela conta que, se queria algo desde criança, não havia motivo para não realizar – ainda que algumas pessoas tenham tentado desencorajar a ideia.

Gio também compartilha que, como a academia segue sendo um ambiente majoritariamente masculino, algumas personais ainda se sentem um pouco intimidadas. Ela explica que, infelizmente, nem sempre as mulheres recebem credibilidade de alunos homens por serem menores e mais fracas – fazendo com que tenham que provar duas vezes que possuem conhecimento para executar o trabalho.

A motivação para criar o método “Treinando com a lua” surgiu quando uma amiga lhe pediu para criar um treino levando em consideração seu ciclo menstrual, assunto que ela acompanhava por conta da nutricionista norte-americana Alisa Vitti, que fala muito sobre o assunto.

Na época, apesar de ser mulher e de já ter estudado biologia e bioquímica na faculdade, Giovana não tinha conhecimento aprofundado sobre esse assunto.

Então, decidiu se aperfeiçoar na pauta e, indo além das explicações científicas, também incorporou estudos sobre a filosofia do sagrado feminino, o movimento da ginecologia natural e a história da saúde feminina.

Estudando cada fase do ciclo

A partir daquele momento, um novo mundo se abriu para Giovana.

Ela descobriu que, no contexto histórico em que cada fase da lua representava uma das fases do ciclo menstrual, tal analogia ajudava as mulheres a identificarem seu período fértil.

Ainda hoje, existem várias crenças e histórias que conectam lua e menstruação, em diversas culturas diferentes.

Inclusive, os termos “menstrual” e “menstruação” surgiram a partir de palavras gregas e latinas que significam lua (mene) e mês (menses).

Para Gio, estudar o ciclo menstrual também ajudou a entender outras questões – mais fisiológicas. Por exemplo, na lua crescente (que equivale ao momento pré-ovulação), as mulheres ganham mais disposição. Então, a proposta da personal é fazer treinos que gastam bastante energia – como crossfit e funcional.

Já na fase da lua cheia (fase da ovulação), a mulher está ainda mais animada e, portanto, o foco é na força, com treino muscular.

No entanto, nem todas as fases são de energia abundante. Na lua minguante (período pré-menstruação), com as quedas hormonais, as mulheres tendem a ficar mais cansadas. Por fim, vale desacelerar fazendo caminhada e alongamento.

Por fim, na lua nova (período da menstruação), muitas mulheres sentem a necessidade de ficar mais quietas. Assim, Giovana reduz a frequência e a intensidade dos treinos prescritos.

Para a personal, quando uma mulher reconhece as características dos seus ciclos, consegue decidir qual treino é mais compatível com a energia do dia.

E foi assim que, depois de chamar 5 amigas para fazer alguns testes iniciais, Giovana criou o seu método – que é um sucesso! Veja esse depoimento de uma aluna da Gio:

depoimento-de-aluna-da-consultoria-fitness-treinando-com-a-lua
Depoimento de uma aluna que segue o método “Treinando com a lua”

Cada uma na sua (lua)

Gio reconhece que, infelizmente, treinar com métodos como o dela é para poucas mulheres. Segundo ela, somos ensinadas a ignorar as fases em que temos menos energia e cobradas a sermos produtivas em qualquer época. Porém, nosso corpo não é uma máquina.

Inclusive, conforme a personal, o período menstrual é um momento perfeito para se conhecer melhor, observar o corpo, analisar as emoções, refletir sobre o mês que passou e até mesmo detectar dores que o exercício constante não nos deixa perceber. Para ela, se somos cíclicas, precisamos respeitar o que cada uma dessas fases nos traz.

No entanto, por não levarem em consideração a sua ciclicidade, muitas mulheres ainda acham que treinar não é para elas.

Por isso, Giovana explica que ignorar, remediar e até mesmo detestar os processos naturais do corpo, passando por cima das emoções e das sensações físicas geradas por eles, atrapalha muito a vida da mulher.

Agir assim faz com que as mulheres não compreendam porque não conseguem correr uma maratona quando estão cansadas, se concentrar em uma tarefa muito difícil quando estão agitadas ou tomar decisões quando estão estressadas.

Por isso, a personal esclarece que, para não desistir do treino, é preciso respeitar os períodos de descanso ou introspecção que o corpo pede!

Giovana-criadora-da-consultoria-fitness-treinando-com-a-lua-realizando-seu-treino-em-casa
Giovana, criadora da consultoria fitness “Treinando com a lua”, treinando em casa

“Quando nós, mulheres, não nos colocamos em primeiro lugar e não temos conhecimento sobre o nosso corpo e a nossa saúde, perdemos força. Isso se reflete em TPM, estresse, frustração, indisposição… e muito mais! Por isso, eu aconselho todas as mulheres a escolherem o seu ciclo como sua bússola e respeitá-lo, ganhando a chave para ter mais potência e autonomia.”

Alegrias e desafios do programa

Para Gio, o maior desafio do projeto foi falar de um assunto que ainda é muito tabu e, para algumas pessoas, desinteressante.

Além disso, muitas pessoas “odeiam” menstruar e tudo que o ciclo menstrual traz, como dores e mudanças hormonais ou emocionais. Porém, questões como TPM e cólica são excelentes medidores de saúde da mulher, atuando como sinais vitais.

E, por falar em saúde, a personal acredita que a conversa sobre atividade física não precisa focar somente em resultados estéticos – como um corpo sarado, um bumbum empinado, uma barriga tanquinho. 

Na opinião dela, é muito mais importante pensar no exercício como um momento de autocuidado. Inclusive, ela afirma que essa visão ajuda a motivação das alunas a ser mais duradoura.

Segundo ela, a parte mais gratificante do seu trabalho é mostrar como a atividade física pode ser uma ferramenta de autoconhecimento que une a tríade corpo, mente e emoção.

Ela também conta que outros profissionais da área respeitam o seu trabalho como uma referência no assunto, e que ela adora compartilhar seus estudos e experiências. Ainda, ela afirma que personal trainers homens que têm clientes mulheres costumam aprender bastante com ela.

Para Giovana, o ciclo menstrual é um mapa que, quando conhecido, pode trazer grandes tesouros.

Quando as mulheres pensam em seu ciclo menstrual com leveza, sabem acolher seus dias “improdutivos” com gentileza em vez de se forçar a pegar pesado. Por isso, segundo a personal, fazendo essas adequações na rotina, a chance da aluna desistir do treino é quase zero.

Até o momento, o método “Treinando com a lua” já ajudou mais de 100 alunas, cada uma com sua necessidade cíclica, a encontrarem nos seus treinos um ponto de equilíbrio e harmonia.

Treinando com a lua – e com a MFIT

Giovana já usa o aplicativo da MFIT Personal há anos. Ela nos contou que o app facilitou seu trabalho, ajudando a organizar faturas, clientes novos e páginas de vendas.

Segundo ela, a MFIT é uma grande parceira, que ouve os profissionais para criar as ferramentas do app, agregando valor ao serviço oferecido. Obrigada, Gio! Queremos continuar crescendo com você! 

Personal, que tal se cadastrar para testar o app da MFIT por 10 dias gratuitamente?
Clica aqui para iniciar o seu teste grátis: http://bit.ly/48nwETx

MARKETING E VENDAS

Como fazer marketing de conteúdo do zero!

Você já deve ter aprendido a importância e como criar a persona para o seu negócio. A partir de agora, nós iremos mostrar como gerar conteúdo para atrair o seu cliente ideal. Nessa altura da jornada, você aprenderá como fazer marketing de conteúdo do zero! A fim de aumentar seus

VEJA MAIS >
PERSONAL EMPREENDEDOR

O Personal Trainer do Futuro 3.0

Em um estudo recente da MFTI Personal, conseguimos mapear três perfis principais de Personal Trainer no mercado. Um deles é o Personal Trainer do Futuro 3.0, o profissional empreendedor. Será que você é esse tipo de profissional? Vamos te ajudar a  descobrir. Quem é o Personal Trainer do Futuro 3.0? O

VEJA MAIS >