A criação de artes para o Instagram do Personal Trainer é um desafio e tanto para os profissionais. Saber que texto usar, que cor, imagem, etc é algo que demanda bastante tempo, muito além do que temos durante o dia.
Mas é possível criar artes incríveis e rápidas usando o canva, uma plataforma que traz layouts prontos para você criar suas artes em minutos.
Para criar sua conta, basta acessar o canva.com.
O que é o Canva
O Canva é uma plataforma grátis, onde você define formatos para cada rede social e tem acesso a designs prontos para usar. Basta adaptar imagens, cores, fundos e ícones, colocar a sua logo e baixar em formato de imagem ou PDF.
A plataforma é muito usada atualmente, porque elimina a necessidade de programar avançados de edição para democratizar o acesso a qualquer um que precise criar uma boa arte para sua rede social.
Configurações básicas do Canva
A primeira configuração que você precisa fazer é fazer sua conta, claro. Mas o mais importante é escolher o formato do conteúdo para estar alinhado com a rede social que você usa.
A gente vai focar mais no Instagram, porque é a rede social com maior impacto para os profissional, baseando o argumento em dados de pesquisas feitas pela MFIT.
Feito isso, você será direcionado a sua área de criação. Nela, haverão modelos de design para utilização. Eu recomendo você que utilize a barra de busca e digite o tema da sua arte. Ex: fitness. Assim a plataforma traz modelos mais focados nesse segmento.
No lado esquerdo você tem acesso ao menu para incorporar outros elementos a sua arte, como, texto, trocar fundo, ícones, linhas, caixas e muito mais. Você pode incorporar imagens suas, fazendo o upload de arquivos na área disponível. Use, mas não abuse de muitos elementos.
Como criar uma arte matadora para o canva
Uma arte matadora é aquela arte que realmente gera um efeito legal no seu Instagram, mantém um padrão e é limpa, mas com a informação que realmente importa.
#01 Escolher um design
O primeiro passo da arte matadora no Canva é escolher o seu design. Mas importante, na primeira arte, tenha bastante clareza que deverá usar a mesa ou similares para manter sempre o padrão do seu no seu feed. Assim as pessoas saberão em 1s quando bater o olho no feed que ela é similar e pertence a algo que já viram, e imediatamente associar a você. Por isso, outra dica, o design deve, preferencialmente ter as suas cores, da sua logo. Se não tem ainda uma logo, use algo sempre perto do branco. E faça uma logo rápidão!
Há diferentes formas de criar um padrão. Algumas são usando barras, linhas, fonte, filtros na cor da logo do profissional, etc. São elementos simples, mas que fazem todas as suas artes manterem um padrão, uma consistência e coesão no feed e para as pessoas.
#02 Defina textos/chamadas de impacto na sua arte
Defina textos de impacto para seu público. Não foque sempre no produto, faça com que as pessoas queiram ir para sua página e descobrir sobre o que você está falando. Então use expressões para demonstrar o seu trabalho, mas não essencialmente a metodologia, o serviço. Isso você mostra na conversa com o futuro cliente.
Isso significa, já na sua arte ter um texto casado com a imagem que convença alguém a ler todo o post e curtir, ou ainda, ir para sua página.
Na prática, são chamadas na arte para que a pessoa sinta vontade de saber o que você instigou ela. Por ex: “volte para o 38 em 38 dias” como texto e na imagem alguém magra usando uma calça apertada. Só aqui você ja instigou a pessoa, através de uma promessa e em um tempo que chamou ainda mais atenção.
#03: Use CTA´s para chamar o visitante a fazer alguma ação
Um CTA é uma chamada para a pessoa realizar alguma ação ao ver o post. Então aproveite ao final do post ou na imagem mesmo para pedir que a pessoa execute alguma ação. Ou seja, coloque um texto bem curto falando para ela baixar, entrar em contato, link na BIO, etc. Assim ela sabe que precisa executar algo para saber mais. Isso te dá mais chances da sua postagem não cair no genérico (apenas uma frase solta de bom dia, por exemplo).
#04: Quarto, menos é mais
Ou seja, limpo na arte. Menos no Instagram, significa mais. Muita gente usa apenas um padrão, uma imagem de fundo bem clean também, um texto maior de impacto para convencer a pessoa olhar e um CTA na descrição ou na imagem.
O olhar do ser humano passar por três processos ao interagir com alguma coisa. Isso ocorre em segundos. Primeiramente é superficial, para entender a estrutura visual e compreender o objeto, arte, etc. O segundo, que é uma releitura para avaliar o conteúdo e processar a compreensão daquilo como algo e, por fim, a terceira, que é para memorizar a informação e fechar o ciclo de interpretação da mensagem e da imagem. Isso é baseado em comportamento psicológico mesmo.
E o que isso te mostra? Que já na primeira observação de alguém no seu post, ele não deve ter muita informação, porque processar isso é chato na primeira vez. Por isso a interação média em uma postagem do Instagram é de 2 segundos. Ou seja, passou no feed, olhei, curti ou não e pronto. O que acontece depois disso é lucro. Então a informação mesmo deve estar na descrição. Porque se ela viu, interpretou, agora ela vai entender mais o contexto, indo para a leitura da descrição.
Assim, se preocupe em causar uma boa impressão visual, sendo limpo e organizado e na mensagem trabalhar bem a informação – a mensagem e o CTA.
#05: Traduza a publicação na sua descrição
Por fim, dê o contexto ao post. Isso significa, quando seu post tem uma mensagem de impacto, é na descrição que você vai trazer um pouco mais de detalhe sobre o que você quis dizer com isso. Ex: resultados em 30 dias. “Ok, que resultados ?” a pessoa pergunta. Então na descrição você fala mais sobre como ter resultados em 30 dias. mas é no CTA que você chama para trocar uma ideia e descobrir como você vai fazer isso.
Veja como seria os 5 passos que eu falei traduzidos nas artes a seguir.
Essas duas artes não são perfeitas, mas são simples, bonitas,diretas e, o melhor, feitas em 15 minutos.
Então mantenha sempre essa lógica, ter um padrão, ser impactante – justificar porque devo olhar e interagir, me diga o que fazer no post e me dê uma informação direta, mas esclarecedora.
Se liga no exemplo. Veja como a MFIT evoluiu esse conceito no seu antes e agora
CONCLUINDO
Desenvolver uma boa arte para Instagram não se trata de ser uma arte bonita. Claro, isso é importante. Mas uma boa arte do Instagram reúne elementos que vão além do design, que são como você chama a atenção das pessoas em apenas 2s, que é o tempo que leva para ela se decidir se curte ou não o post e interage com ele.
Então busque um padrão, para aumentar as chances de identificação da sua marca, busque impactar, chamar para alguma ação – oriente a pessoa e mantenha essa lógica até aumentar a sua reputação na rede.
Não se preocupe agora com hashtags ou stories. Foque antes na construção da sua identidade nas rede sociais e como você pode impactar elas em apenas uma arte.
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