personal-trainer-do-futuro
personal-trainer-do-futuro
personal-trainer-do-futuro
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vamos falar sobre treino personalizado

As pessoas tiverem tempo de sobra nesse isolamento social. Os vídeos de treino do youtube já foram assistidos e nenhum resultado eficaz foi alcançado. Esse ciclo se repetiu – e ainda rola – muitas vezes. Qual a saída? Muitos já chegaram a conclusão de que contratar um treino personalizado é o que falta para conquistar o corpo dos sonhos, recuperar ou melhorar de vez a saúde.

Aquela pessoa que antes não pensava de jeito nenhum em investir em um personal trainer, hoje quer fazer isso por vários motivos. Que tal a gente entender os dois lados da moeda de personalização de treinos para cada aluno? A MFIT Personal te ajuda!

O que é um treino personalizado?

Como dissemos, existem duas visões distintas quando falamos de acompanhamento físico personalizado – a do aluno e a do personal – e é legal entender o que isso significa para cada um.

Para o personal, a prescrição de um treino personalizado para seu aluno consiste no uso das técnicas que aprendeu durante toda sua formação profissional para passar melhores exercícios, séries e formas de executá-las aos alunos.

Já para o aluno o acompanhamento físico profissional significa uma maior probabilidade de que seus interesses e desejos pessoais acerca do seu corpo serão atingidos. Ele não sabe como, mas acredita de verdade que vai dar certo se alguém o ajudar. Notou que a relação personal x aluno já se inicia com confiança?

Algo também é certo: o treino personalizado vai muito além de passar exercícios. O profissional da educação física e o aluno precisam ter certa comunicação e cumplicidade. Ao ponto em que o cliente diz quais são suas dores e quais os benefícios quer retirar dessa contratação, e o personal tem que avaliar essa possibilidade e identificar as variáveis que podem influenciar nos resultados.

Ainda tem mais! Muitas pessoas sequer aprenderam ainda sobre consciência corporal, então mais uma vez fica claro que não é só montar uma listinha e falar “toma, faz”, e o personal consciente sabe disso.

Como montar um treino personalizado para seu aluno?

A confiança deve ser a base da relação entre o personal e o aluno, e ambos devem ser francos com suas capacidades. É preciso começar daí, pois nada é mais eficaz do que o personal identificar, depois de uma conversa franca, os objetivos, necessidades e possibilidades do aluno e, só aí, prescrever um treino que seja singular para ele e que se encaixe nas suas especialidades.

Porém, outro ponto é muito importante: você usa a tecnologia a seu favor? Não dá pra marcar bobeira, hein, as inovações tecnológicas não estão somente nos equipamentos da academia, mas na forma de prescrever treinos e fazer consultorias online.

São, no mínimo, 5 passos para se montar um bom treino personalizado, e todos eles estão no aplicativo da MFIT

1. Avaliação física ou anamnese do aluno

Sabe aquela conversa franca que falamos? Pode ser chamada de avaliação física, anamnese e até entrevista do aluno, e é nela que você, personal, vai conhecer a situação atual do seu aluno e os motivos pelos quais ele busca seus serviços, bem como até onde ele quer chegar.

Mas não só isso, mais do que saber qual o percentual de gordura que ele possui no corpo ou se ele pretende fazer treinos para competir ou não, é indispensável saber o histórico médico desse cliente. Problemas de saúde, cirurgias, problemas osteomusculares, uso de medicação, histórico familiar de doenças, etc.

Outras perguntas super pertinentes são sobre os aspectos comportamentais do aluno, por exemplo: ele está fazendo ou pretende fazer acompanhamento nutricional? Ele segue alguma dieta específica? O que pensa do uso de termogênicos? E por aí vai…

A fim de facilitar ainda mais essa fase tão necessária indicamos o uso do app MFIT para registrar esses levantamentos. Ter fácil acesso a esses dados é essencial, por exemplo, para cada reavaliação do estado físico e dos objetivos do aluno. Você não vai lembrar de tudo, né?

2. Identificação do biotipo do aluno e definição do tipo de treino

Claro que não é novidade para você que saber o biotipo corporal de cada aluno faz toda diferença na personalização dos treinos (e seus alunos não sabem disso, mas foi por esse motivo também que aqueles treinos aleatórios do youtube não adiantaram de nada).

Condições genéticas de biotipo corporal podem ser divididas em três grupos: ectomorfos, endomorfos e mesomorfos. Identifique em qual deles seu aluno se encaixa antes de direcionar um tipo de treino, ok?

3. Análise do nível de treinamento/conhecimento do aluno

Tanto na consultoria fitness online como no acompanhamento pessoalmente é importante que lesões busquem ser evitadas, então ainda antes da prescrição do treino personalizado o personal deverá indagar o aluno se ele é iniciante, intermediário ou avançado.

Saber onde ele se encontra nessa escala vai dizer qual tipo de exercício pode ser inserido no treinamento e quais ainda não devem, bem como também delimitam a necessidade de instrução e ajuda do personal para cada caso (isso, inclusive, influencia na sua precificação).

Essa fase é muito importante para que os treinos possam ser adequados à realidade do aluno.

4. Frequência de treinos

Esse é mais um ponto que modifica o quanto você, personal trainer, vai cobrar pelos seus serviços. O aluno tem disponibilidade para treinar quantas vezes por semana? Quanto mais vezes, mais treinos personalizados você terá de montar.

 

5. Montagem e disponibilização do treino

Vivemos tempos modernos, ok? Já internalizou também todas as perguntas que precisam ser feitas e já tem todas as informações necessárias pra montar o melhor treino personalizado possível para aquele aluno? Mão na massa então!

Mas, você vai fazer uma planilha do word ou excel? Vai escrever a mão? Vai enviar pelo Whatsapp? Nenhuma dessas opções, hoje, são as mais indicadas. Qual a solução então? Usar um app que te permite salvar treinos periodizados e disponibiliza-los ao seu aluno conforme ele vai completando cada etapa.

6. Reavaliação dos treinos personalizados prescritos

O bom personal sabe que cada pessoa tem um tempo de adaptação e desempenho com exercícios. Então, ter a possibilidade de analisar todos os progressos feitos pelo aluno e exercícios que funcionaram é essencial. As mudanças de objetivo, inclusive, são observados aqui.

corpo transmite sinais, e o personal tem de ser capaz de identificar isso. Com o aplicativo da MFIT Personal todos os dados de todos os seus clientes vão estar disponíveis de maneira organizada e super fácil de ser atualizada.

Quais as vantagens de ter um treino personalizado?

Olha, você já deve ter identificado algumas nas entrelinhas do texto, mas só para que fique ainda mais claro como um treino individualizado só traz vantagens queremos pontuar benefícios:

  • adequação do treino à realidade do aluno;
  • possibilidade de acompanhamento e supervisão constante do aluno;
  • variedade de opções de atuação do profissional;
  • maior engajamento do aluno;
  • resultados mais rápidos e duradouros.

mercado fitness está em ascensão como nunca observado antes. As pessoas cada vez mais tem optado por contratar um personal trainer para ditar o caminho fitness que ele deve seguir. A MFIT Personal sabe disso e mais do que nunca quer fazer parte do seu dia a dia, personal. Fique de olho em nossos conteúdos!

Faça sua consultoria online com o app da MFIT: o melhor app para personal trainer do mercado!

Quer saber mais sobre como ajudar o seu aluno a ter o melhor desempenho? No app da MFIT você pode gerenciar o treino dos seus alunos da forma que quiser!

➡️ Clique aqui e faça um TESTE GRÁTIS no melhor aplicativo para personal trainer (sem compartilhar dados bancários).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PERSONAL EMPREENDEDOR

Personal Trainer Multidisciplinar

Em um estudo recente da MFIT Personal, conseguimos mapear três perfis principais de Personal Trainer no mercado. Um deles é o Personal Trainer Multidisciplinar, o  profissional que começou a se preocupar com seu mercado e buscou qualificação em novas áreas. Será que você é esse tipo de profissional? Vamos descobrir!

VEJA MAIS >
MERCADO FITNESS

Como fazer e-mail marketing com ferramentas gratuitas!

Se você está procurando ferramentas de e-mail marketing gratuitas, elas existem e podem te ajudar muito a realizar sua comunicação estratégica. Neste blogpost nós te ensinaremos como fazer e-mail marketing com recursos valiosos e que otimizarão o seu tempo. Separamos 5 ferramentas gratuitas para você impulsionar a comunicação com sua base

VEJA MAIS >