Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

8 dicas para incentivar seu aluno a treinar no inverno

Personal, tá difícil engajar seus alunos no treino nos meses de frio?
Confira 8 dicas para incentivá-los a treinar no inverno!

A gente sabe como funciona: o inverno vai chegando com seus dias frios e cinzentos, e aqueles alunos que andavam tão empenhados nos treinos começam a dar desculpas para faltar uma, duas, três vezes… até deixar de vir por completo, abrindo mão do resultado de meses de dedicação.

Enquanto isso, o personal trainer perde faturamento – e as academias, que agora estão vazias, chegam a aproveitar para fazer reforma e manutenção.

Então, o tempo passa e, mal o inverno dá adeus, começa o processo inverso: o personal recebe um monte de alunos desesperados para fazer o seu projeto verão – sem perceber que poderiam ter cultivado esse corpo de verão desde o início do inverno!

Se identificou, prof? Então, fica com a gente até o final desse post, que hoje nós vamos falar sobre como engajar os alunos nos treinos durante o inverno!

homem-ajusta-fones-ao-treinar-no-inverno

Ajudar os alunos a treinar no inverno é sua responsabilidade

Prof, vamos ser sinceros: se até para quem é personal trainer pode ser difícil treinar no frio… imagina para quem é aluno!

Nessas horas, vale lembrar que muitas pessoas não buscam personais apenas para contar com sua experiência e seu conhecimento técnico sobre lesões e exercícios. Elas também querem ter uma figura inspiradora, que vai motivá-las na jornada rumo à conquista dos objetivos fitness!

Então, embora seja muito mais fácil pensar que seus alunos são adultos e fazem o que bem entenderem da vida (incluindo deixar de treinar), esse não é o seu papel.

Muito pelo contrário: você precisa fazer todo o possível para que seus alunos não desistam de treinar e, assim, alcancem suas metas!

Portanto, assuma o desafio, prof: seja aquele personal que acompanha de perto, prevê as necessidades de cada aluno, repassa orientações e, claro, cobra presença nos treinos de inverno!

Acredite: é com essa postura que você vai continuar ajudando as pessoas a chegarem mais longe do que elas chegariam por conta própria.

homem-se-alonga-ao-treinar-no-inverno

8 dicas que engajam o aluno para treinar no inverno

Para te ajudar, vamos te passar várias dicas para você ajudar o seu aluno a continuar treinando no inverno – e, inclusive, gostar dessa experiência!

Afinal, sem alunos engajados – e, portanto, pagantes – o seu negócio simplesmente não existe, né, prof? Bora conferir as dicas, então:

1 – Explique porque o Projeto Verão não é uma boa estratégia

Eles precisam lembrar que, nos primeiros meses de treino, os resultados geralmente são mais funcionais que estéticos (como melhorias na disposição, flexibilidade, resistência muscular e capacidade cardiorrespiratória).

Por isso, quem inicia ou mantém os treinos no inverno terá resultados muito mais sólidos quando o verão chegar!

Além disso, quem se exercita só no verão precisa treinar muito mais pesado, correndo o risco de sofrer lesões ou fazer mais exercícios do que seu corpo aguenta, entrando em overtraining.

2 – Compreenda as dificuldades para buscar soluções

Pergunte, de forma direta, quais dificuldades seus alunos imaginam que terão para treinar no frio e de que forma você poderia ajudá-los.

Com certeza, eles vão adorar se sentir ouvidos e valorizados!

3 – Ajude seu aluno a relembrar seus objetivos

Peça para seu aluno relembrar o objetivo que ele tinha quando procurou um personal trainer. Então, comente sobre a evolução dele até o momento e explique que, simplesmente, não vale a pena colocar tudo isso a perder deixando de treinar no inverno!

Aí, junto com o aluno, quebre o objetivo de longo prazo em novas metas para ele ir batendo durante a estação de frio.

4 – Lembre qual é o seu papel como personal trainer

Lembre seus alunos que cobrar presença e comprometimento nos treinos faz parte do seu papel como personal e, portanto, você seguirá fazendo isso mesmo no inverno!

5 – Ouça os feedbacks dos alunos

Sempre pense nos feedbacks dos alunos não como críticas, mas como oportunidades de adaptar o treino de acordo com as preferências deles. Afinal, quem contrata um personal trainer quer, justamente, um treino personalizado.

E, acredite: nas épocas em que eles estão propensos a desistir do treino, como é o caso do inverno, essa personalização pode ajudar a reter os alunos!

6 – Crie treinos mais divertidos

Sempre que possível, inclua nos treinos aqueles exercícios que o aluno mais gosta de fazer, ao mesmo tempo que procura versões equivalentes para os exercícios que ele detesta fazer.

7 – Diversifique as aulas

Quando você era aluno, gostava de aulas sempre iguais? Claro que não, né, personal! Então, não faça isso com seus alunos: inclua exercícios diferentes, de várias modalidades, com vários níveis de dificuldade, aparecendo em ordens distintas.

No inverno, também é interessante criar treinos mais curtos e intensos, que dão a impressão de serem um desafio menor e trazem uma satisfação muito maior quando são concluídos!

8 – Encoraje seus alunos a cuidarem da alimentação

No frio, nós comemos alimentos mais calóricos e gordurosos, que ajudam a acumular energia para enfrentar o frio e geram uma sensação de conforto. Além disso, ficamos mais tempo em ambientes fechados, o que estimula refeições em grupo e, claro, o consumo de calorias extras.

Inclusive, tudo isso contribui para que as pessoas consumam, em média, 25% mais calorias no frio!

Por isso, durante o inverno, não adianta treinar certinho e vacilar na alimentação: para que seus alunos continuem animados com os resultados do treino, você também precisa incentivá-los a manter uma dieta equilibrada, prof!

Então, encoraje o aluno a escrever um planejamento alimentar para cada semana, listando refeições e pré-treinos que deseja preparar e, portanto, quais ingredientes precisará comprar. Afinal, com essa organização, é possível manter uma alimentação saudável mesmo sem muito tempo sobrando.

Coloque as dicas em prática agora mesmo, prof

Personal, como deu para ver no post, existem várias estratégias que você pode usar para engajar seus alunos nos treinos de inverno! Então, botar em prática pelo menos algumas delas?

E, se você quiser mais dicas, não deixe de conferir os nossos vídeos:

Como incentivar seus alunos a treinar no inverno – Parte 1

Como incentivar seus alunos a treinar no inverno – Parte 2

Conte com a MFIT para te ajudar nesse inverno, prof

Prof, curtiu as dicas desse post?
Então, confira os materiais de inverno que criamos para os assinantes do app MFIT Personal:
– 12 posts editáveis temáticos de inverno para suas redes sociais
– 1 planner com + de 90 ideias para incentivar seus alunos todos os dias dessa estação

Clica aqui para assinar o app da MFIT – a partir de R$ 9,90 por mês! 😉

CONSULTORIA ONLINE

Consultoria online do Personal Trainer: como funciona

Como uma ótima oportunidade para o mercado profissional, a consultoria online nada mais é que ser atendido por um profissional sem encontros presenciais, utilizando apenas telefone, e-mail, Whatsapp ou qualquer aplicativo via internet. No caso do personal trainer, a consultoria online personal  pode acontecer pelo aplicativo da MFIT Personal, por

VEJA MAIS >
MFIT AJUDA

Plano de exercícios físicos semanal: você sabe fazer?

E aí personal, já se pegou perguntando como montar um plano de exercícios físicos semanal interessante de verdade para os seus alunos? Pode não ser uma missão muito fácil montar uma planilha de exercícios versátil o suficiente pra todos conseguirem se identificar, mas que também cumpra o fim de não

VEJA MAIS >