Com o inverno, muitos personal trainers sentem a rotina mudar: menos alunos aparecem, o engajamento diminui e a preocupação com a renda aumenta. A sazonalidade no mercado fitness é real e manter a sua consultoria online no inverno não é fácil, mas não é inevitável.
Desse modo, o que diferencia os profissionais que crescem mesmo no frio é a forma como encaram o desafio: com planejamento, organização e estratégias para manter os alunos motivados e a consultoria online funcionando na baixa temporada a todo vapor.
Por que investir em uma consultoria online na baixa temporada?
No frio, a disposição para sair de casa cai. Mas isso não significa que os alunos precisam parar. Pelo contrário: a consultoria online elimina a barreira do deslocamento, oferece flexibilidade e dá aos alunos a possibilidade de treinar onde estiverem, mantendo os resultados.
Além disso, permite que você crie ações específicas para a estação, como campanhas de engajamento, desafios motivacionais e acompanhamento mais próximo, sem depender de presença física..
4 desafios da consultoria online no inverno e como superá-los
O inverno traz obstáculos, mas todos podem ser trabalhados com estratégia. Veja como o Planner de Inverno MFIT ajuda você a transformar cada desafio em ação prática:
1. Falta de motivação dos alunos
É comum os alunos perderem o ânimo com a sua consultoria online no inverno. Para reverter isso, crie pequenos desafios semanais como treinar 3x por semana, enviar fotos de progresso ou marcar presença no grupo. Por exemplo, o reconhecimento pode vir com um certificado simbólico, um post nos stories ou um ranking divertido.
2. Quebra de rotina
A mudança de horário, as férias escolares e o clima bagunçam a rotina dos alunos, sendo assim, ofereça opções mais rápidas, como treinos para fazer em casa, planos “Plano B de inverno” ou sessões leves para os dias de maior cansaço.
3. Perda do senso de propósito
No inverno, muitos esquecem por que começaram a treinar, por isso, lembre-os dos benefícios que vão além da estética: fortalecimento da imunidade, combate à tristeza sazonal e criação de hábitos duradouros. Use conteúdos como infográficos ou áudios motivacionais para reforçar essas mensagens, por exemplo.
4. Queda no engajamento coletivo
Os grupos da sua consultoria online no inverno ficam mais silenciosos no frio. Sendo assim, para animá-los, siga as ações semanais do Planner, como playlists colaborativas, rodas de conversa virtuais, mural de depoimentos dos alunos e campanhas como “Movimentar > performar”. Desse modo, isso aumentará o sentimento de pertencimento durante a baixa temporada.
A baixa temporada não é obstáculo para quem se organiza
A diferença entre um personal que sobrevive e um que cresce no inverno está na forma como ele encara a baixa temporada. Os mais organizados e estratégicos transformam essa estação em uma chance de mostrar valor, engajar e vender a sua consultoria online no inverno
Mas pra isso, eles contam com o app da MFIT onde você tem tudo o que precisa para estruturar e organizar sua consultoria online na baixa temporada e claro, manter sua renda estável, mesmo nos dias mais frio.

Organize sua consultoria na baixa temporada com Planner de Inverno MFIT
Não espere mais uma baixa temporada passar para perceber que sua consultoria online no inverno poderia ter sido diferente.
Com o Planner de Inverno MFIT, você tem em mãos um material exclusivo para organizar sua consultoria online na baixa temporada e vender muito mais com menos esforço.
💡 Quer ver exemplos práticos de campanhas para engajar alunos? O Planner já tem tudo pronto para você adaptar.
Comece hoje a transformar a sua consultoria online no inverno em uma grande oportunidade de reter e captar novos alunos.