fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mercado fitness: quais são as oportunidades e os desafios?

O mercado fitness é imenso e beneficia tanto empresas grandes quanto pequenas, além de profissionais autônomos. Entenda mais aqui!

Não é mais novidade para ninguém que o mercado fitness é uma das principais tendências do mundo do empreendedorismo, não é mesmo, personal? Entretanto, muitas pessoas não saberiam responder perguntas básicas como “O que é o mercado fitness?” e “Quais são as oportunidades desse mercado?”. Você já parou para pensar nisso? 

Conhecer os detalhes desse segmento de mercado pode ser um grande diferencial para você enquanto profissional. Afinal, entender os desafios, as oportunidades e as características desse setor, entre tantos outros fatores que rodeiam o mercado fitness, é algo que te colocará muito à frente dos concorrentes. 

Por isso, a MFIT criou este artigo onde você poderá entender de uma vez por todas o que define este mercado e quais são suas principais características.

Afinal, o que é o mercado fitness?

Vamos colocar as coisas em termos básicos? De forma resumida, podemos considerar o mercado fitness como o segmento que engloba negócios que se relacionam com a saúde e o bem-estar do público. Encarando as coisas como elas realmente são, podemos entender que esse mercado engloba, na verdade, uma gama imensa de empresas de diversos tipos. 

Diferente do que muitos podem pensar, o mercado fitness não se resume apenas às academias. Para ajudar o público a alcançar o tão sonhado “corpo fit” – um corpo saudável e em forma – diversas soluções são oferecidas. Estas vão desde a disponibilização de espaço e equipamentos para a prática de atividades físicas, até o trabalho prestado por profissionais como nutricionistas e personal ou, ainda, bens de consumo que giram em torno desse universo, como alimentos e itens de moda fitness. 

Abaixo, entendemos um pouco mais quais são os setores que compõem esse mercado. 

pessoas-procurando-oportunidades-no-mercado-fitness.jpg

Foto de Ketut Subiyanto

Os principais setores do mercado fitness

O mercado fitness é composto de diversas esferas, que se completam para auxiliar o público a atingir os resultados esperados com um estilo de vida fitness. Vamos aos principais: 

Academias

O setor mais representativo do mercado fitness é, sem dúvidas, o das academias. Estes são negócios tradicionais, que já têm anos de presença no mercado brasileiro e que, por isso, já possuem a confiança do grande público. Por isso mesmo que, para muita gente, o mercado fitness é sinônimo de academias. 

As academias são mais expressivas nos centros das cidades, pois são a melhor opção para manter o corpo em movimento em uma rotina agitada, após as saídas do trabalho. Nesse cenário, encontramos diferentes tipos de estabelecimentos. Desde grandes redes, com cobertura nacional e internacional,  até academias especializadas em um determinado público, como academias específicas para praticantes de esportes aquáticos. 

Personal Trainer

Muito além de apenas realizar exercícios físicos, para ter um bom aproveitamento e poder alcançar os resultados desejados, o público do mercado fitness também necessita de ajuda especializada: a de personal trainer. Estes profissionais acompanham seus alunos na prática de atividades físicas e dão orientações, tanto na criação de rotinas de treinos quanto na realização de cada um dos exercícios. 

Se antes o profissional de educação física que atua como personal trainer trabalhava apenas dentro das academias, hoje o cenário não é bem assim. O ambiente digital abriu portas e oportunidades para, inclusive, atender alunos de qualquer lugar do mundo. Estar preparado para este tipo de atuação é essencial para garantir o sucesso nesse atual cenário.

Para entender mais sobre as características de um bom personal trainer, recomendamos que faça a leitura do post: Como se tornar um Personal de sucesso.

Nutricionistas e o mercado alimentício

Em conjunto com a prática de exercícios físicos, a alimentação também é essencial para o público fitness alcançar seus objetivos. Dentro disso, podemos encontrar a esfera de nutrição, que engloba tanto os profissionais da área quanto empresas especializadas na venda de alimentos classificados como fit. 

Este também é um universo que se abre em diversas áreas distintas. Há, por exemplo, nutricionistas especializados no atendimento de body builders e uma quantidade imensa de indústrias alimentícias que exploram este segmento. Você mesmo deve ter alguns exemplos claros em mente, como marcas de pastas de amendoim, barras de cereais integrais, tapiocas, chás e afins. 

Outro segmento bastante expressivo dessa esfera do mercado fitness é, sem dúvida, o mercado de suplementos

Moda fitness

Além disso, há um outro segmento do mercado fitness que está em grande ascensão: o setor de moda fitness. Nele, estão englobadas peças como roupas, calçados e acessórios que são necessários para a boa prática de exercícios físicos. Este mercado está se tornando tão diverso e abrangente ao ponto que podemos encontrar um grupo de marcas especializadas, por exemplo, em moda fitness evangélica

A evolução do mercado fitness no cenário brasileiro

O cenário de alta no mercado fitness que podemos ver hoje não é recente. Essa tendência já vem se mostrando há algum tempo. Um bom exemplo disso é o comportamento desse mercado no ano de 2015. Enquanto a maioria dos setores da economia passavam por uma difícil crise, o mercado fitness aproveitava um crescimento de 8% no ano

Este crescimento ocorreu não apenas porque as pessoas estão mais preocupadas com sua aparência, mas também pelo fato de que os benefícios de uma vida saudável – com a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada – estão sendo cada vez mais difundidos. Hoje em dia, um grande número de pessoas tem ciência de que uma rotina saudável faz bem não somente para o corpo, como também para a mente. 

Conforme a consciência da população cresce, a procura por soluções oferecidas pelo mercado fitness também cresce. Por isso, pudemos ver que na última década mais pequenas e médias empresas começaram a entrar para o mercado. Outro comportamento que pode ser observado é o crescimento de franquias da área. 

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, no ano de 2013 as franquias relacionadas ao mercado fitness representavam apenas 3% das franquias de nosso país. Em 2017, este número chegou a 8%, com mais de 6 mil franquias do universo fitness em atividade no Brasil. Um crescimento e tanto! 

Os desafios e oportunidades do atual mercado fitness

Atualmente, o principal desafio do mercado fitness brasileiro é superar os efeitos trazidos pela pandemia e pelo distanciamento social. Com academias e comércios fechados, boa parte do público deu um pause na prática de exercícios. Com isso, o consumo de itens e serviços do setor teve uma grande queda. Comentamos mais sobre isso no post “Impactos do Coronavírus na carreira do Personal Trainer”.

Portanto, com a retomada das atividades, no cenário em que muitos chamam de “novo normal”, tanto academias quanto prestadores de serviços e grandes indústrias se adaptam para o novo estilo de vida fitness, que preza por atividades ao ar livre e pela segurança dos praticantes, acima de qualquer coisa. 

Além disso, novas oportunidades surgiram. Mais do que nunca, a grande tendência no mercado fitness é a digitalização dos serviços, como o acompanhamento de personais feito a distância, consultas ao nutricionista por vídeo chamada e compra de alimentos e suplementos feitos em e-commerces. Num cenário que nos obrigou a tornar TUDO o que era possível em digital, pessoas de diferentes classes e idades aprenderam a aceitar o digital em sua rotina.

Portanto, este é o mercado fitness que temos em nossas mãos. Em grande crescimento, com cada vez mais pessoas interessadas em aderir um estilo de vida saudável, e seguindo por uma forte tendência de digitalização de todos os serviços possíveis. Portanto, te fazemos um questionamento: e você, personal trainer, vai agir como para se destacar nesse mercado? 

Aqui no blog da MFIT, estamos constantemente escrevendo dicas, novidades e tendências que podem te ajudar nessa missão. Um exemplo disso é nosso post sobre Marketing Digital para Personal Trainer. Que tal dar uma olhada e continuar seus estudos por lá? 

Se destaque no mercado com o app da MFIT para personal trainer!

Certamente, o mercado fitness brasileiro está cheio de oportunidades para nós aproveitarmos. Uma delas é o app da MFIT que pode te ajudar a trilhar o seu caminho até o sucesso.

No nosso app você pode gerenciar o treino dos seus alunos e controlar suas finanças da forma que quiser.

➡️ Clique aqui e faça um TESTE GRÁTIS no melhor aplicativo para personal trainer (sem compartilhar dados bancários).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MARKETING E VENDAS

Guia MFIT de Marketing assertivo para personal trainer

A gente sabe que o marketing é uma ótima maneira de divulgar nosso trabalho e cativar novos clientes, né? Mas saber como fazer isso pode não ser tão fácil assim. Foi pensando nisso que elaboramos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre marketing para personal trainer.

VEJA MAIS >