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Como criar autoridade digital como Personal Trainer?

Criar autoridade digital passou de uma opção para uma necessidade. A empresa ou o profissional que busca se destacar e virar referência precisa estar acessível no meio online – afinal, estamos todos conectados nessa rede, em maior ou menor escalada.

O personal trainer não deve ficar de fora, e o relacionamento e a divulgação dos serviços por meio das redes sociais é muito importante nesse sentido. Já adiantamos que não existe uma fórmula mágica, existe uma associação de fatores que, juntos, podem trazer essa notoriedade. Mas fique tranquilo, não é tão difícil quanto pode parecer.

Nesse post vamos falar sobre a importância de criar autoridade na internet, principalmente para o personal trainer que deseja obter sucesso na sua consultoria online. Confira nossas dicas!

O que é autoridade digital?

Construir um nome, ser o primeiro a ser lembrado para resolver um “problema”. Quem não quer? Quando falamos sobre autoridade na internet é, basicamente, isso: alcançar uma posição de referência e construir um status e se destacar dentro do seu público.

Para quem trabalha como personal trainer é extremamente importante buscar meios de alcançar essa posição, para ser realmente visto como o melhor personal trainer, aquela pessoa que saberá todos os caminhos para levar mais saúde e qualidade de vida para os alunos.

É com a autoridade digital que você poderá influenciar pessoas, passar maior credibilidade e domínio dos seus serviços.

Por que a autoridade na internet é importante?

Você sabia que a cada quatro brasileiros, três acessam a internet diariamente? É o que diz uma pesquisa realizada pela TIC Domicílio, que ainda aponta que 90% dos entrevistados acessam as redes sociais ou sites todos os dias.

Além disso, as pessoas buscam mais sobre tudo na internet e estão mais ativas, ou seja, não ficam esperando o conteúdo chegar até elas. Tudo isso mostra como é importante construir uma autoridade online, para se posicionar e se destacar em meio a esse público ativo na internet, buscando pela solução de seus problemas, ou seja, você.

Como a autoridade na internet consolidada pode alavancar suas vendas?

Imagine o seguinte cenário: uma pessoa está buscando o atendimento de um profissional de educação física, como personal trainer, porque tem diversos objetivos como emagrecer, ganhar massa ou melhorar o condicionamento físico. Ou ainda… uma pessoa que recém saiu de uma cirurgia e precisa de atividades físicas monitoradas para fazer uma boa recuperação.

Nesses dois casos – e em muitos outros – essa pessoa procurará por profissionais que mostrem seus conhecimentos e que pareçam ser os mais preparados para resolverem esses problemas. Então, quem tiver uma grande autoridade na internet certamente sairá na frente, ganhando a confiança dessas pessoas. Com nossos dois exemplos, já são 2 novos alunos.

A autoridade digital ajuda a influenciar pessoas e construir um negócio online. Sabe quando vemos um policial fardado e já reconhecemos sua autoridade? Você conseguirá o respeito por meio dessa autoridade e das experiências que você oferece.

Além disso, ao ter o status e se tornar referência quando o assunto é personal trainer, você conseguirá atrair os olhos de empresas e outros prestadores de serviço para parcerias. Quem sabe é uma chance para trabalhar como digital influencer, recebendo para levar conteúdos para o seu público?

Como criar e alimentar uma autoridade digital?

Conhecer o seu público, definir qual é seu nicho de mercado, preparar bem os conteúdos para cada etapa do funil de vendas, adequar a linguagem e focar em boas parcerias são alguns passos para criar a sua autoridade na internet.

Construir uma comunicação em blog, site e redes sociais é o caminho para isso. Estar acessível nos canais e se comunicar de maneira clara e assertiva, falando sobre o que você entende e domina é um bom começo para se tornar referência entre os personal trainers.

Além disso, ao demonstrar abertura para resolver as dúvidas que seu público possa ter e criar uma aproximação com a sua persona, você faz essa autoridade na internet se fortalecer, porque é quando o seu público sente que pode ter contato com você de maneira fácil.

Veja nossas dicas para se tornar uma autoridade digital e alavancar suas vendas, conquistando novos alunos:

1. Defina o seu público

O primeiro passo para quem quer criar autoridade na internet é estudar bem o seu público-alvo, afinal, fica muito mais fácil direcionar suas ações para um nicho específico do que falar para todo mundo que está na internet – e que talvez nem tenha interesse nos seus serviços.

2. Entenda as dores da sua persona

Lembra que falamos que você precisa alcançar o status de ser referência em resolver problemas sobre determinado assunto? Isso só será possível se você entender a fundo o que a sua persona precisa.

Você se tornará uma autoridade na internet se conseguir identificar quais são os problemas do seu público e o que os motiva a buscar pelo seu serviço. E, depois, oferecer conteúdo, seja em um site ou nas redes sociais, que mostrem como esses assuntos são importantes e como você ajudará seus alunos a resolverem.

Leia também: o que é e como criar a persona?

3. Escolha a linguagem

Como já falamos um pouquinho antes, a comunicação com seu público deve ser clara e assertiva para que não haja nenhuma dúvida entre o que você quer comunicar e como eles receberão seu conteúdo.

Além disso, ao estudar bem o seu público, você saberá identificar se uma linguagem mais simples e descolada terá mais compreensão do que usar palavras mais técnicas e formais. Lembre-se de que o profissional é você, então o seu papel é tornar o seu conhecimento compreensível e alcançável, de forma simples.

Isso facilitará a identificação das pessoas com o que você tem pra dizer e vai aumentar a aproximação com seus atuais e futuros alunos.

4. Busque a diferença competitiva

Como você pode se diferenciar dos demais personal trainers? O que de diferente você entrega para seus alunos e define por que eles devem te escolher para uma consultoria? Isso precisa estar bem claro para você.

Em estratégias de fundo de funil para personal, nas quais o seu futuro aluno está analisando as opções e vendo os prós e contras de cada uma delas, entender o seu diferencial será determinante para que ele te escolha. Saiba vender o seu peixe.

5. Planeje o seu conteúdo

Não só venda seus serviços, mas eduque. As pessoas estão a todo tempo pesquisando soluções para seus problemas em diversos assuntos e elas podem encontrar o seu conteúdo, então aborde todos os temas relacionados aos seus serviços de maneira gradual, até chegar na própria venda.

Invista em conteúdos topo de funil, meio e fundo, passando por todas as etapas que uma pessoa precisa passar para contratar seus serviços. E, por fim, gere conteúdo autoral e original, encontre a sua maneira de falar sobre os temas interessantes para construir sua autoridade digital.

Vale a pena estudar assuntos como comunicação, gatilhos mentais, storytelling e outros bastante relevantes para a comunicação de vendas para um personal trainer.

6. Invista em boas imagens

A área de atividades físicas e esportes está muito vinculada a imagem, não é mesmo? Então, atente-se para escolher boas imagens para montar seus conteúdos. Isso ajudará a criar redes sociais atrativas e passar maior credibilidade para seus seguidores, um grande diferencial na hora de criar uma boa autoridade na internet.

7. Faça boas parcerias

Montar uma estratégia com parceiros é uma das formas mais rápidas de crescer.

Faça um mapa mental de quem te ajuda atualmente, quais são seus parceiros-chave até esse momento. Caso você não tenha ainda parcerias fechadas, preocupe-se em definir quem poderá te ajudar no futuro a alcançar mais resultados.

O exemplo clássico de parceria para Personal Trainers são os profissionais da nutrição. Crie planos de divulgação, encontre assuntos entre vocês que possam interessar o nicho de mercado e potencialize o alcance, criando inclusive pacotes de serviço em conjunto.

Quanto à parceria, seja criativo! Apenas cuide para não extrapolar, se o público do seu nicho é majoritariamente feminino, não vá achando que falar sobre qualquer coisa desse universo possa te trazer resultados. Precisa ser coerente com o seu serviço, se não causará o efeito contrário.

Dica: As melhores parcerias são as que já têm autoridade sobre sua audiência!

8. Aposte em tecnologias

Use diferentes tecnologias para chegar ao seu público em variados momentos como site, blog e redes sociais como o Instagram, Facebook ou Tiktok – se o seu público estiver lá, é claro. É uma forma de se tornar presente em canais diferentes e aproveitar o melhor deles.

Vale a pena também utilizar estratégias de envio de e-mail marketing, com ferramentas gratuitas que vão te ajudar a espalhar o seu conteúdo para pessoas que de alguma forma já deixaram o contato para você. Veja algumas ferramentas que podem ajudar a aumentar sua autoridade e facilitar o dia a dia.

WhatsApp Business e WhatsApp Pay

Que tal facilitar o contato com os seus alunos e futuros alunos com mensagens automatizadas para se apresentar ou avisar ausências, por exemplo, separar os grupos para conversas mais direcionadas, entre outras ferramentas? Nós criamos um guia para te mostrar como o WhatsApp Business ajuda o personal no dia a dia, inclusive para fazer transferências financeiras.

Canva para imagens

O aplicativo Canva te ajuda a criar ótimas imagens para usar nas redes sociais, prontos para serem usados. Você consegue adaptar cores, imagens, ícones, colocar a sua logo, fazer apresentações e baixar em vários formatos. É uma ótima chance de criar artes incríveis para o Instagram.

App para montar treinos

A tecnologia veio para auxiliar o dia a dia de todas as pessoas e para o personal trainer não seria diferente. Imagine montar treinos com exercícios gravados em vídeo, receber pagamentos direto no aplicativo (acessando no computador ou pelo celular), além de ter links para captação de alunos e muitos outros recursos e relatórios, tudo em um só lugar?

A MFIT Personal traz tudo isso até você com um aplicativo para montar treino completo. Fizemos um review com tudo o que você precisa saber, não deixe de conferir aqui no blog.

Encaramos a relação com você como uma grande parceria. Por esse motivo estamos sempre melhorando nossas funcionalidades e entregando conteúdo de valor, para que você alcance melhores resultados. Um verdadeiro ganha-ganha. Ficamos felizes em ser seus parceiros!

Dica bônus: Instagram ajuda a aumentar a autoridade na internet

Usar o Instagram como ferramenta pode ajudar muito a alcançar um destaque maior e chamar a atenção do seu público se você souber a maneira certa de utilizá-lo.

Então pense em estratégias específicas para a criação de imagens, vídeos curtos para os Reels, stories e outros formatos atrativos para espalhar o seu conteúdo. Vale usar anúncios pagos com públicos segmentados, com links para mensagens no WhatsApp ou outros conteúdos relevantes.

As oportunidades são muitas. Aproveite e veja nosso guia de como usar o Instagram como ferramenta para o Personal Trainer, super completo com tudo o que você precisa saber.

Esperamos que essas dicas te ajudem a traçar estratégias para criar a sua autoridade online e seja um salto para conquistar novos alunos. Tem alguma delas que você já faz no dia a dia? Conte para nós nos comentários!

Até o próximo post!

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