Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como usar o WhatsApp Business e WhatsApp Pay ajuda o Personal Trainer?

E ai, amigo personal, tudo certo? Hoje nós vamos te dar algumas dicas de como usar o WhatsApp Business e WhatsApp Pay no seu dia a dia, aproveitando o melhor das ferramentas para conversar com os alunos, fazer transferências, mandar mensagens automáticas e muito mais, com o objetivo de facilitar o seu dia a dia entre as aulas.

A gente sabe como a rotina de personal trainer é corrida e que parar para responder todo mundo ou falar com novos alunos fica mais difícil. Imagina ao longo prazo, não dar uma atenção legal para seus clientes pode prejudicar sua reputação e até te fazer perder clientes.

Mas calma, usar o WhatsApp Business e Pay pode ser uma boa saída para ajudar na captação e retenção de alunos. Fique com a gente até o final porque vamos mostrar como usar os recursos, com dicas que vão facilitar sua rotina. Bora aprender?

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma versão do WhatsApp comum como conhecemos, mas voltado para pequenos e médios empreendedores. É gratuito e está disponível tanto para Android e iOS.

É uma forma mais prática e facilitada de manter contato com alunos e clientes em potencial. Para se ter ideia, em pesquisa realizada pela Infobip, cerca de 80% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para falar com empresas e prestadores de serviço, ou seja, é a melhor maneira de manter contato com as pessoas que utilizam o seus trabalhos.

E para que serve o WhatsApp Business?

Basicamente o WhatsApp Business serve para facilitar o contato entre empreendedores e clientes, com recursos a mais do que o WhatsApp comum. Aliás, essa é principal diferença entre o WhatsApp do WhatsApp Business: recursos como dados do perfil, localização e respostas automáticas, ferramentas essas que ajudam a fortalecer a relação do personal trainer com os alunos.

O aplicativo auxilia também a automatizar e otimizar a sua comunicação com os alunos, deixando tudo mais rápido, direto e mais organizado. Com o WhatsApp Business você será capaz de:

  • criar saudações automáticas para se apresentar a novos alunos;
  • enviar mensagens de ausência para mostrar que não pode responder no momento;
  • usar etiquetas para organizar as conversas, para encontrar facilmente depois. Separe grupos como novos alunos, alunos devedores e outros;
  • salvar e reutilizar mensagens que você usa com frequência, como respostas rápidas. Mais mensagens e menos trabalho;
  • criar um perfil profissional com todas as informações sobre seu trabalho, com catálogo de serviços.

Outra vantagem bem interessante para quem usa estratégias de marketing para personal trainer e faz anúncios em redes sociais como o Facebook ou Instagram: com o WhatsApp Business você pode criar anúncios e levar o seu possível novo aluno direto para a conversa no WhatsApp. Legal, não é?

Com o WhatsApp Business você ainda consegue ter estatísticas sobre as mensagens entregues, lidas e respondidas, além de estabelecer uma ordem para respondê-las, para não deixar ninguém de fora e sem respostas.

Quem pode ter WhatsApp Empresarial?

Para ter uma conta na versão business do WhatsApp é bem simples, além de ser gratuito e não precisar ter CNPJ, basta ter um smartphone. Então, um personal trainer pode se cadastrar tranquilamente. Além deste requisito, veja que você precisa fazer:

  • ter um número que não seja vinculado ao WhatsApp pessoal;
  • criar uma descrição do seu perfil;
  • ter um site, endereço de e-mail ou rede social.

Ah, no aplicativo você vai conseguir cadastrar um endereço físico e seu horário de trabalho. A seguir vamos te ensinar a criar e configurar o seu perfil. É bem tranquilo, quer ver só?

Como criar e configurar o perfil no WhatsApp Business?

Bom, agora que você já viu como o WhatsApp Business pode te ajudar a se aproximar dos seus alunos e manter uma comunicação prática com eles é hora de fazer o seu cadastro para começar a usar. Bora?

  • 1. entre na Play Store ou App Store e baixe o app;
  • 2. quando aparecer a mensagem, clique em “concordar e continuar”. Aceite as permissões;
  • 3. coloque o número profissional, com DDD;
  • 4. depois de receber código de acesso, digite no espaço liberado;
  • 5. coloque o seu nome e foto de perfil.

O seu perfil está criado. Que tal colocar mais informações para seus alunos pesquisarem sempre que precisar?

  • 6. no canto superior da tela clique em “Menu”;
  • 7. vá para as “configurações”;
  • 8. se clicar no ícone, vai alterar a foto.
  • 9. coloque o seu logotipo (se você ainda não tem, pode criar um no Canva, veja dicas para criar imagens no post especial que fizemos);
  • 10. selecione a categoria dos seus serviços e coloque uma breve descrição sobre você e seu trabalho;
  • 11. informe o seu horário de trabalho e dias de semanas;
  • 12. por fim, adicione seus outros contatos como perfil no Instagram ou site com portfolio.

O passo a passo é bem intuitivo, não tem como errar!

Leia também: como montar um portfólio para personal trainer.

Como colocar uma mensagem automática no WhatsApp?

As mensagens automáticas facilitam muito o seu contato com os alunos, para que eles não se sintam sem resposta se você não conseguir respondê-los imediatamente. Para configurar é bem simples, veja o passo a passo a seguir:

  • 1. Acesse o seu WhatsApp Business e, no Menu, clique em “Configurações”.
  • 2. Acesse “Configurações da empresa” e, em seguida, clique em “Mensagem de saudação”.
  • 3. Clique no botão de ativar o envio de mensagem de saudação e, em seguida, digite a sua mensagem personalizada e clique em “Ok”.
  • 4. Agora clique em “Salvar” e pronto! A sua mensagem de saudação já está configurada.

Para utilizar a mensagem de ausência, você aplica os mesmos passos, mas seleciona a opção “Mensagem de ausência” para ativar. Você tem a opção de “enviar sempre” também.

Viu só como é simples? Crie uma mensagem que seja simpática e cordial com os alunos, principalmente no primeiro contato, para demonstrar profissionalismo e atenção, gerando uma boa primeira impressão no cliente.

E o WhatsApp Pay, o que é?

De maneira objetiva podemos definir o WhatsApp Pay como uma atualização do WhatsApp, um novo recurso para transferências e pagamento utilizando a opção de débito no cartão. Ou seja, pelo WhatsApp Pay, usuários de contas pessoais ou comerciais do Whatsapp Business podem agora enviar e receber dinheiro pelo mensageiro com o Facebook Pay. Dessa forma, torna tudo mais simples e rápido.

Como funciona uma transferência financeira no WhatsApp Pay?

O pagamento via WhatsApp funciona como uma transferência bancária normal (Pix, TED, DOC), com o dinheiro saindo da conta de quem enviou e vai para outra pessoa, sem taxas.

Para usar a ferramenta para fazer transferências, tanto quem envia, quanto quem recebe precisam configurar o Facebook Pay. Para usar o recurso é preciso ter mais de 18 anos, com checagem pelo CPF, e cadastrar um cartão com função débito de bancos parceiros, sendo eles:

  • Banco Inter (bandeira Mastercard);
  • Banco do Brasil (bandeira Visa);
  • Banco Itaú (bandeira Mastercard);
  • Banco Bradesco (bandeira Visa);
  • Nubanck (bandeira Mastercard);
  • Mercado Pago (bandeira Visa);
  • Banco Next (bandeira Visa);
  • Sicred (bandeira Mastercard e Visa).

Existem algumas limitações em relação às transferências via WhatsApp, com limite para as transações, sendo elas:

  • limite de até R$ 1.000,00 por transferência;
  • limite de até 20 pagamentos a serem recebidos por dia;
  • limite de até R$ 5.000,00 que podem ser recebidos ou enviados por mês.

Como ativar a função Whats App Pay?

Se você ficou preocupado quanto a ativação da função e a segurança dos seus dados bancários, fique tranquilo. Nesse sentido, o WhatsApp pensou em tudo e a novidade oferece segurança total aos usuários.

A opção do WhatsApp Pay só funcionará para os usuários que realmente queiram utilizar, ou seja, se você não utiliza esse tipo de serviço basta não ativar. Mas, para quem vai utilizar o passo de cadastro dos dados bancários é necessário junto com a ativação de senha. Portanto, qualquer transação só será realizada com a autorização do usuário por meio da sua senha.

Essa etapa do cadastro será realizada utilizando o Facebook Pay, que garante a segurança dos dados bancários de cada usuário. Certamente, para quem já utiliza o Facebook Ads esse passo não é uma novidade, pois o Facebook Pay funciona como um banco de dados central.

 

Como eu consigo enviar dinheiro no WhatsApp Pay?

Lembrando que seu contato deverá estar cadastrado no Facebook Pay para poder receber o dinheiro, para realizar um pagamento através do WhatsApp, será necessário seguir estes passos:

  • clicando em uma conversa, toque no ícone de clipe de papel e escolha a opção Pagamento;
  • insira o valor e escolha o cartão que será utilizado;
  • toque em Pagar para confirmar a transação e insira seu PIN do Facebook Pay.

Leia também: 4 apps para personal trainer organizar suas finanças

Quais as vantagens do WhatsApp Pay para Personal Trainer.

A opção de pagamento utilizando o WhatsApp Pay é uma alternativa para quem busca ainda mais segurança e praticidade nas transferências. Mas é claro, ainda é preciso estar atento a golpes financeiros aplicados por meio de aplicativos de mensagens, além de gerar uma certa insegurança nas pessoas por ser uma novidade no aplicativo.

Dito isso, precisamos destacar que para o Personal Trainer que busca automatizar e organizar suas rotinas de cobrança, o aplicativo da MFIT é a opção ideal. Visto que, pelo WhatsApp Pay, o usuário não consegue ter um controle que facilita a organização de cobranças e o app oferece o gerenciamento financeiro que o personal trainer precisa.

E aí, gostou dessas novidades do WhatsApp e vai usá-las no seu dia a dia? Conta para a gente! Continue acompanhando nosso blog para mais dicas para o dia a dia do personal trainer e alavancar seu número de alunos.

Até o próximo post!

Faça sua consultoria online com o app da MFIT: o melhor app para personal trainer do mercado!

Quer saber mais sobre como ajudar o seu aluno a ter o melhor desempenho? No app da MFIT você pode gerenciar o treino dos seus alunos da forma que quiser!

➡️ Clique aqui e faça um TESTE GRÁTIS no melhor aplicativo para personal trainer (sem compartilhar dados bancários).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MARKETING E VENDAS

Meio de Funil com resultados para o Personal

Como foi visto anteriormente, o processo de venda de funil se constitui de 3 etapas. Já falamos da primeira, que é o Topo de funil, a etapa que a atração é o ponto principal. Você sabe quais resultados o Meio de Funil pode trazer? Para explicar melhor como essas fases

VEJA MAIS >