fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Faça avaliação física online no app da MFIT Personal

Nesse post, você vai aprender a fazer avaliação física online do jeito mais fácil e rápido que existe: usando o app da MFIT!

Para alguns personal trainers, fazer uma avaliação física completa é um trabalho demorado e complexo. O motivo? Muitos ainda utilizam planilhas obsoletas, fichas impressas e outros métodos que não facilitam a vida do profissional e do aluno.

Todo personal deveria saber que, para ter um treino eficiente e personalizado, é essencial fazer uma avaliação caprichada, que permita pensar em exercícios a fim de alcançar o objetivo do aluno.

No entanto, na falta dessa avaliação ou por não levá-la em consideração, há profissionais que usam o mesmo treino para alunos diferentes, mas que têm objetivos semelhantes (como perda de peso ou aumento de massa muscular).

Assim, não demora muito até que os alunos fiquem desmotivados, seja pela pela falta de progressão pedagógica adequada ou pela falta de resultado – justamente por não ter um treino personalizado!

Então, embora a avaliação física seja uma etapa indispensável, não são todos os personal trainers que sabem fazê-la de forma eficaz, dominando questões como por que fazer, como fazer, quando fazer etc.

Pensando em tudo isso, decidimos elaborar um conteúdo para ajudar você, personal trainer, a fazer uma excelente avaliação física – inclusive, de forma online!

Como funciona, na prática, uma avaliação física online?

A avaliação física é um método que norteia todas as etapas de treinamento de um aluno, pois irá descrever o seu condicionamento físico atual e o que precisa ser trabalhado para alcançar o objetivo proposto pelo aluno.

Em resumo, ela serve para, como o nome sugere, captar informações essenciais para avaliar o estado físico de uma pessoa

Infelizmente, muitos profissionais só lembram da avaliação física na hora de iniciar a rotina de atividades físicas. No entanto, as avaliações físicas devem ser periódicas, para que a evolução do aluno também seja acompanhada.

Assim, respeitando essa periodicidade, é possível criar novas estratégias a fim de melhorar o desempenho físico do seu aluno conforme o tempo passa.

A importância da avaliação física online

A regra básica para personal trainer é: para criar um treino realmente personalizado, precisa-se avaliar cada aluno de forma individualizada.

Então por que ainda encontramos personais que não estão realmente comprometidos em realizar uma avaliação física de qualidade?

Ritmo de trabalho
A sobrecarga de tarefas é uma reclamação comum entre personal trainers, que têm muitos treinos para montar e alunos para acompanhar, o que acaba resultando em uma alta carga horária de trabalho.

Assim, já que o tempo é um recurso escasso, o profissional acaba utilizando avaliações genéricas e incompletas.

Profissionais que não segmentam seu trabalho
Para personalizar o treino de um atleta de alto nível e o treino de uma pessoa obesa é preciso estudar a fundo abordagens completamente diferentes.

Por isso, ao segmentar o seu nicho de atuação como profissional e construir um posicionamento diante deste público específico, fica mais fácil se tornar uma autoridade no segmento e, assim, aplicar uma avaliação física precisa e direcionada.

Não utilizam ferramentas inovadoras
Fichas, planilhas, modelos universitários etc ainda são formas de avaliação muito comuns por aí! Porém esses métodos são obsoletos e dão trabalho extra. 

E é exatamente por isso que surgiram as ferramentas de avaliação online: com elas, é possível fazer uma avaliação física eficiente, que permite fornecer um treino personalizado em menos tempo!

Vantagens da avaliação física online

Fazer uma avaliação física online é fácil e rápido. Tudo o que você precisa é do seu celular ou computador!

Conheça algumas vantagens de fazer avaliação física online no app da MFIT Personal:

  1. utilizar fichas de avaliação que já estão prontas e disponíveis – inclusive acessando-as pelo celular;
  2. criar avaliações personalizadas de acordo com o segmento de atuação e/ou necessidade do aluno;
  3. aplicar diversos protocolos de avaliação física (Pollock 7 dobras, Petroski 4 dobras, Guedes 3 dobras, Siri & Brozek 4 dobras, entre outros);
  4. realizar anamnese, avaliação neuromotora e avaliação postural no mesmo espaço virtual (inclusive preenchendo com dados que já foram inseridos no seu aplicativo);
  5. incluir imagens nas avaliações, fazendo comparativos de “antes e depois”.

Em resumo, com o nosso aplicativo, você consegue tanto criar suas próprias fichas de avaliação física quanto utilizar os protocolos já prontos! Muito prático, né, prof?

Por fim, é possível enviar a avaliação física para o seu aluno de forma online! Inclusive, ela acompanha diversos vídeos demonstrativos que ajudam o aluno a tirar as próprias medidas para preencher o formulário. Assim, você poderá registrar facilmente todas as informações que precisa para criar o melhor plano de treino para ele!

3 dicas que vão te ajudar a fazer uma avaliação física online 

1. Determine a realidade e o histórico do aluno

Para além das informações básicas do indivíduo (sexo, idade, altura e peso), é preciso determinar as suas características físicas de forma mais aprofundada.

Além disso, pergunte sobre patologias, deficiências e atividades físicas anteriores.

2. Entenda o nível, as necessidades e as expectativas do aluno

A partir das informações recebidas na etapa anterior, é possível entender o nível e as necessidades do seu aluno e também suas expectativas em relação às próximas etapas. Afinal, o que ele espera alcançar em breve? Conversem sobre isso!

3. Oriente o aluno sobre atividades e intensidades indicadas para o caso dele

Por fim, chegou a hora de orientar seu aluno sobre as possibilidades de exercícios que existem, considerando o resultado da avaliação realizada.

Explique que, considerando o contexto dele, existem exercícios que são capazes de trazer mais resultados, sempre respeitando suas limitações.

Como criar e enviar uma avaliação física no app MFIT Personal

Para montar uma ficha de avaliação física no aplicativo da MFIT Personal, basta baixar o app pela Apple Store ou Google Play Store, acessá-lo e cadastrar os seus alunos.

Então, ao abrir a página principal, você verá a opção “Alunos Ativos“:

tela-de-avaliação-física-online-no-app-da-mfit

A seguir, basta clicar em um determinado aluno, que você terá acesso à área de avaliações físicas:

tela-de-avaliação-física-online-no-app-da-mfit

Após clicar no ícone “Avaliações“, você será redirecionado para a seguinte página:

tela-de-avaliação-física-online-no-app-da-mfit

Aqui, você terá a opção de realizar os diferentes tipos de avaliação: física, neuromotora, postural e também a anamnese. Assim, basta clicar em uma delas para começar a preencher os dados solicitados.

Por exemplo, ao clicar em “Avaliação Física”, você será redirecionado para as seguintes opções:

tela-de-avaliação-física-online-no-app-da-mfit

Se a opção selecionada for “Avaliações Físicas”, você deverá clicar em “+ Avaliações” e escolher um dos protocolos disponíveis. Nesse caso, a grande vantagem é poder usar um ou mais protocolos, de acordo com a sua necessidade.

tela-de-avaliação-física-online-no-app-da-mfit

Então, depois de preencher os dados solicitados pela ficha de avaliação física selecionada, basta clicar em “Salvar avaliação”.

Depois de completar essa avaliação, você terá acesso a um resumo com os resultados da avaliação. Então, caso queira, poderá imprimir/compartilhar com outras pessoas:

tela-de-avaliação-física-online-no-app-da-mfit

Diversos protocolos para avaliação física online

No total, são 11 fichas de avaliação física, já prontas e disponíveis para utilizar de acordo com a necessidade do aluno e do personal trainer. Por isso, a única coisa que você precisa fazer é preenchê-las corretamente!

São protocolos como:
1. Faulkner 1968 – 4 Dobras;
2. Pollock 1994 – 7 Dobras;
3. Pollock 1984 – 3 Dobras;
4. Siri e Brozek – 4 Dobras;
5. Yuhasz – 6 Dobras;
6. Petroski 1995 – 4 Dobras;
Entre outros.

Crie sua ficha personalizada para avaliação física online

Agora, se você quiser fazer uma ficha de avaliação personalizada, também é possível! Para isso, basta selecionar a opção “Avaliações Personalizadas” e clicar em “+ Avaliação“:

Em seguida, selecione a opção “Criar novo modelo” e clique em “Escolher“:

Pronto! Você já pode começar a criar sua ficha de avaliação física personalizada para cardio e/ou musculação. Basta incluir o nome do modelo de avaliação e inserir as perguntas que desejar.

Aliás, alguns dados básicos (como peso, idade, gênero, etc) serão automaticamente adicionados por padrão:

Assim, ao adicionar um campo numérico, você poderá incluir medidas e informações que sejam numéricas e, clicando em campo de texto, é possível inserir perguntas abertas (por exemplo: “Quais medicamentos você utiliza?”).

Em resumo, nesse estilo de avaliação, o espaço para personalizar é livre! Inclusive, você pode realizar uma pequena anamnese e avaliação física dentro do mesmo formulário. A funcionalidade facilita a rotina, otimizando o seu tempo e o do aluno!

Preenchendo as fichas prontas

Ainda, se você quiser aproveitar as fichas prontas que já fornecemos, pode conferir as opções de avaliação postural e neuromotora dentro do aplicativo:

Por exemplo, ao escolher a opção “Neuromotores“, você terá as seguintes opções:

Ao selecionar o item ”Resistência“, por exemplo, você pode preencher as informações solicitadas e clicar em “Salvar“:

No caso da avaliação postural, selecione “Postural” e inclua fotos que permitam comparar a evolução do aluno:

Por fim, a última avaliação que disponibilizamos é a “Anamnese“. Ao selecionar esse tipo de avaliação, você terá duas opções de preenchimento: “Padrão” e “Questionário PAR-Q“. Então, basta selecionar uma delas e preencher com as informações solicitadas:

Ainda, como podemos ver na foto acima, é possível personalizar a sua anamnese. Dessa forma, o personal pode criar opções mais específicas – como esta “Anamnese para novos alunos“.

Conte conosco para descomplicar o seu trabalho, personal

Personal, viu só como é fácil e prático montar uma ficha de avaliação física utilizando o aplicativo da MFIT?

Sem burocracia, sem perda de tempo, sem planilhas confusas e sem fichas impressas: tudo acontece online, na palma da sua mão!

Então, que tal se cadastrar agora para fazer um teste grátis por 10 dias? Aliás, você não precisa fornecer nenhum dado bancário – e ainda fica à vontade para explorar o nosso app de pertinho!

Clica no botão para começar hoje mesmo, prof!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *