fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Faça avaliação física online no app da MFIT Personal

Nesse post, você vai aprender a fazer avaliação física online do jeito mais fácil e rápido que existe: usando o app da MFIT!

Para muitos personais, fazer uma avaliação física completa pode ser demorado e complicado, especialmente quando utilizam métodos obsoletos como planilhas e fichas impressas.

Entretanto, uma avaliação detalhada é essencial para criar um treino eficiente e personalizado, que atenda aos objetivos específicos do aluno.

Sem essa avaliação, alguns profissionais acabam aplicando o mesmo treino para alunos diferentes com objetivos semelhantes, como perda de peso ou ganho de massa muscular. Isso pode levar à desmotivação dos alunos, seja pela falta de progressão adequada ou pela ausência de resultados.

Pensando em facilitar esse processo, elaboramos este conteúdo para ajudar você, personal trainer, a fazer uma excelente avaliação física – inclusive, de forma online!

Como funciona, na prática, uma avaliação física online?

A avaliação física é um método que norteia todas as etapas de treinamento de um aluno, pois irá descrever o seu condicionamento físico atual e o que precisa ser trabalhado para alcançar o objetivo proposto pelo aluno.

Em resumo, ela serve para, como o nome sugere, captar informações essenciais para avaliar o estado físico de uma pessoa

Infelizmente, muitos profissionais só lembram da avaliação física na hora de iniciar a rotina de atividades físicas. No entanto, as avaliações físicas devem ser periódicas, para que a evolução do aluno também seja acompanhada.

Assim, respeitando essa periodicidade, é possível criar novas estratégias a fim de melhorar o desempenho físico do seu aluno conforme o tempo passa.

A importância da avaliação física online

A regra básica para personal trainer é: para criar um treino realmente personalizado, precisa-se avaliar cada aluno de forma individualizada.

Então por que ainda encontramos personais que não estão realmente comprometidos em realizar uma avaliação física de qualidade?

Ritmo de trabalho
A sobrecarga de tarefas é uma reclamação comum entre personal trainers, que têm muitos treinos para montar e alunos para acompanhar, o que acaba resultando em uma alta carga horária de trabalho.

Assim, já que o tempo é um recurso escasso, o profissional acaba utilizando avaliações genéricas e incompletas.

Profissionais que não segmentam seu trabalho
Para personalizar o treino de um atleta de alto nível e o treino de uma pessoa obesa é preciso estudar a fundo abordagens completamente diferentes.

Por isso, ao segmentar o seu nicho de atuação como profissional e construir um posicionamento diante deste público específico, fica mais fácil se tornar uma autoridade no segmento e, assim, aplicar uma avaliação física precisa e direcionada.

Não utilizam ferramentas inovadoras
Fichas, planilhas, modelos universitários etc ainda são formas de avaliação muito comuns por aí! Porém esses métodos são obsoletos e dão trabalho extra. 

E é exatamente por isso que surgiram as ferramentas de avaliação online: com elas, é possível fazer uma avaliação física eficiente, que permite fornecer um treino personalizado em menos tempo!

Vantagens da avaliação física online

Fazer uma avaliação física online é fácil e rápido. Tudo o que você precisa é do seu celular ou computador!

Conheça algumas vantagens de fazer avaliação física online no app da MFIT Personal:

  1. utilizar fichas de avaliação que já estão prontas e disponíveis – inclusive acessando-as pelo celular;
  2. criar avaliações personalizadas de acordo com o segmento de atuação e/ou necessidade do aluno;
  3. aplicar diversos protocolos de avaliação física (Pollock 7 dobras, Petroski 4 dobras, Guedes 3 dobras, Siri & Brozek 4 dobras, entre outros);
  4. realizar anamnese, avaliação neuromotora e avaliação postural no mesmo espaço virtual (inclusive preenchendo com dados que já foram inseridos no seu aplicativo);
  5. incluir imagens nas avaliações, fazendo comparativos de “antes e depois”.

Em resumo, com o nosso aplicativo, você consegue tanto criar suas próprias fichas de avaliação física quanto utilizar os protocolos já prontos! Muito prático, né, prof?

Por fim, é possível enviar a avaliação física para o seu aluno de forma online! Inclusive, ela acompanha diversos vídeos demonstrativos que ajudam o aluno a tirar as próprias medidas para preencher o formulário. Assim, você poderá registrar facilmente todas as informações que precisa para criar o melhor plano de treino para ele!

3 dicas que vão te ajudar a fazer uma avaliação física online 

1. Determine a realidade e o histórico do aluno

Para além das informações básicas do indivíduo (sexo, idade, altura e peso), é preciso determinar as suas características físicas de forma mais aprofundada.

Além disso, pergunte sobre patologias, deficiências e atividades físicas anteriores.

2. Entenda o nível, as necessidades e as expectativas do aluno

A partir das informações recebidas na etapa anterior, é possível entender o nível e as necessidades do seu aluno e também suas expectativas em relação às próximas etapas. Afinal, o que ele espera alcançar em breve? Conversem sobre isso!

3. Oriente o aluno sobre atividades e intensidades indicadas para o caso dele

Por fim, chegou a hora de orientar seu aluno sobre as possibilidades de exercícios que existem, considerando o resultado da avaliação realizada.

Explique que, considerando o contexto dele, existem exercícios que são capazes de trazer mais resultados, sempre respeitando suas limitações.

Como criar e enviar uma avaliação física no app MFIT Personal

Para montar uma ficha de avaliação física no aplicativo da MFIT Personal, basta baixar o app pela Apple Store ou Google Play Store, acessá-lo e cadastrar os seus alunos.

Então, ao abrir a página principal, você verá a opção “Alunos Ativos“:

tela-de-avaliação-física-online-no-app-da-mfit

A seguir, basta clicar em um determinado aluno, que você terá acesso à área de avaliações físicas:

tela-de-avaliação-física-online-no-app-da-mfit

Após clicar no ícone “Avaliações“, você será redirecionado para a seguinte página:

tela-de-avaliação-física-online-no-app-da-mfit

Aqui, você terá a opção de realizar os diferentes tipos de avaliação: física, neuromotora, postural e também a anamnese. Assim, basta clicar em uma delas para começar a preencher os dados solicitados.

Por exemplo, ao clicar em “Avaliação Física”, você será redirecionado para as seguintes opções:

tela-de-avaliação-física-online-no-app-da-mfit

Se a opção selecionada for “Avaliações Físicas”, você deverá clicar em “+ Avaliações” e escolher um dos protocolos disponíveis. Nesse caso, a grande vantagem é poder usar um ou mais protocolos, de acordo com a sua necessidade.

tela-de-avaliação-física-online-no-app-da-mfit

Então, depois de preencher os dados solicitados pela ficha de avaliação física selecionada, basta clicar em “Salvar avaliação”.

Depois de completar essa avaliação, você terá acesso a um resumo com os resultados da avaliação. Então, caso queira, poderá imprimir/compartilhar com outras pessoas:

tela-de-avaliação-física-online-no-app-da-mfit

Diversos protocolos para avaliação física online

No total, são 11 fichas de avaliação física, já prontas e disponíveis para utilizar de acordo com a necessidade do aluno e do personal trainer. Por isso, a única coisa que você precisa fazer é preenchê-las corretamente!

São protocolos como:
1. Faulkner 1968 – 4 Dobras;
2. Pollock 1994 – 7 Dobras;
3. Pollock 1984 – 3 Dobras;
4. Siri e Brozek – 4 Dobras;
5. Yuhasz – 6 Dobras;
6. Petroski 1995 – 4 Dobras;
Entre outros.

Crie sua ficha personalizada para avaliação física online

Agora, se você quiser fazer uma ficha de avaliação personalizada, também é possível! Para isso, basta selecionar a opção “Avaliações Personalizadas” e clicar em “+ Avaliação“:

Em seguida, selecione a opção “Criar novo modelo” e clique em “Escolher“:

Pronto! Você já pode começar a criar sua ficha de avaliação física personalizada para cardio e/ou musculação. Basta incluir o nome do modelo de avaliação e inserir as perguntas que desejar.

Aliás, alguns dados básicos (como peso, idade, gênero, etc) serão automaticamente adicionados por padrão:

Assim, ao adicionar um campo numérico, você poderá incluir medidas e informações que sejam numéricas e, clicando em campo de texto, é possível inserir perguntas abertas (por exemplo: “Quais medicamentos você utiliza?”).

Em resumo, nesse estilo de avaliação, o espaço para personalizar é livre! Inclusive, você pode realizar uma pequena anamnese e avaliação física dentro do mesmo formulário. A funcionalidade facilita a rotina, otimizando o seu tempo e o do aluno!

Preenchendo as fichas prontas

Ainda, se você quiser aproveitar as fichas prontas que já fornecemos, pode conferir as opções de avaliação postural e neuromotora dentro do aplicativo:

Por exemplo, ao escolher a opção “Neuromotores“, você terá as seguintes opções:

Ao selecionar o item ”Resistência“, por exemplo, você pode preencher as informações solicitadas e clicar em “Salvar“:

No caso da avaliação postural, selecione “Postural” e inclua fotos que permitam comparar a evolução do aluno:

Por fim, a última avaliação que disponibilizamos é a “Anamnese“. Ao selecionar esse tipo de avaliação, você terá duas opções de preenchimento: “Padrão” e “Questionário PAR-Q“. Então, basta selecionar uma delas e preencher com as informações solicitadas:

Ainda, como podemos ver na foto acima, é possível personalizar a sua anamnese. Dessa forma, o personal pode criar opções mais específicas – como esta “Anamnese para novos alunos“.

Conte conosco para descomplicar o seu trabalho, personal

Personal, viu só como é fácil e prático montar uma ficha de avaliação física utilizando o aplicativo da MFIT?

Sem burocracia, sem perda de tempo, sem planilhas confusas e sem fichas impressas: tudo acontece online, na palma da sua mão!

Então, que tal se cadastrar agora para fazer um teste grátis por 10 dias? Aliás, você não precisa fornecer nenhum dado bancário – e ainda fica à vontade para explorar o nosso app de pertinho!

Clica no botão para começar hoje mesmo, prof!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MUNDO FITNESS

O que tomar para dar energia para malhar

O que tomar para dar energia para malhar? Essa é a dúvida de muitos alunos e, por isso, não pode ser a sua, prof! Vem ver a resposta no post! Personal, você já deve ter ouvido essa pergunta: “Professor, o que tomar para dar energia para malhar?” Essa é uma

VEJA MAIS >