fbpx

Você já ouviu falar sobre a possibilidade de trabalhar sua consultoria no modelo online? Entenda como começar a sua consultoria online e de que forma você consegue alavancar na carreira como Personal Trainer, com esse novo formato de trabalho que vem crescendo entre diversos profissionais.

O que é a consultoria online?

A consultoria online nada mais é que ser atendido por um profissional sem reuniões presenciais. Afinal, tudo é feito remotamente, utilizando telefone, e-mail, WhatsApp e, também, aplicativos gratuitos de reunião via Internet, como o Skype ou Hangouts. No caso do Personal Trainer, utilizando o app MFIT Personal, por exemplo. Então, é uma ótima oportunidade para o profissional que deseja aumentar suas vendas e se destacar no mercado.

Este tipo de consultoria é muito semelhante à consultoria tradicional. A diferença é que o consultor online realiza todos os processos remotamente.

Vantagens da consultoria online:

Maior área de atendimento

Ao trabalhar remotamente, o profissional ganha mais autonomia para gerenciar seus horários. E, com isso, consegue abranger um maior número de pessoas, gerando mais alunos, e, logo ganhando mais dinheiro. 

Menor custo de investimento

Investir na carreira de consultoria online está relacionado a economia quanto a deslocamento, transporte, alimentação como outros fatores que podem estar envolvidos. Além disso, o consultor consegue trabalhar diretamente de casa, adaptando um espaço como estúdio ou para gravar vídeos de treinos, por exemplo. 

Comodidade

Não há nada mais cômodo do que poder trabalhar de casa, fazer seus próprios horários e não se irritar com trânsito, e horários inflexíveis, não é mesmo? Afinal, você consegue montar o seu próprio espaço, no conforto da sua casa, sem problemas de deslocamentos. 

Por que trabalhar com consultoria online?

Trabalhar sua consultoria online abre portas para o desenvolvimento da sua carreira. Consequentemente você se mantendo ativo nas redes sociais, divulgando seu trabalho e construindo posicionamento, trará mais visibilidade para a sua consultoria. Assim, abre um leque de possibilidades para outros possíveis alunos te encontrarem mais facilmente, não apenas da sua região, mas em diferentes estados e fora do país também. 

Ou seja, a consultoria online oferece um novo formato de trabalho. Onde o profissional tem menos gastos e maior possibilidade de atendimentos, aumentando seus alunos e rendimentos.

Por onde começar:

Você não sabe como começar ou migrar da consultoria presencial para a consultoria online? Pode ser muito mais fácil do que parece. Vamos te dar algumas dicas de quais estratégias aplicar na hora de iniciar essa jornada. Primeiramente, definir o seu público-alvo é algo essencial para iniciar sua consultoria e o seu plano de atendimentos. 

Muitas consultorias online oferecem planos de atendimento distintos, com pacotes variados. Aliás, algumas oferecem a primeira consulta presencial e o restante em agendamentos totalmente virtuais. Outras fazem consultas exclusivamente virtuais. Assim, verifique qual é a melhor opção para o seu negócio. No caso do Personal Trainer é comum a dúvida quanto ao momento da anamnese, considerando uma etapa importante e que muitos preferem fazer presencialmente.

Mas existe uma solução para essa etapa, no app MFIT Personal a anamnese é feita com o auxilio do simetrógrafo. Onde o personal recebe fotos do aluno e vai enquadrando no simetrógrafo para analisar os resultados.

5 passos importantes para quem está começando a definir sua consultoria:

1 – Público-alvo

Você já sabe a importância de definir o seu público-alvo? Este é um dos primeiros pontos que você precisa definir quando quiser trabalhar com a consultoria online. É preciso escolher qual vai ser o seu público, como por exemplo, mulheres, idosos, gestantes, etc. Além disso, você precisa definir qual nicho você irá atuar, como emagrecimento, hipertrofia, etc.

Tendo uma boa definição do seu público-alvo, você irá conseguir direcionar as estratégias certas, dessa forma, conseguindo resultados exatos. Aqui no blog temos um texto que vai te ajudar nessa etapa de definição de público-alvo. Aproveite para ler também: Modele seu negócio baseado na visão do seu cliente ideal

2 – O preço da consultoria online

Uma questão importante para definir sobre a consultoria online, é o preço que você vai cobrar nos planos para os alunos. Além disso, usando o APP MFIT Personal, você tem suporte com o MFIT Pay, que te auxilia para organizar os recebimentos.

Para entender um pouco melhor sobre como definir o seu preço de consultoria, separamos alguns aspectos importantes que devem ser levados em conta:

  • Custo variável: ou seja, custos não recorrentes; está ligado diretamente ao produto, quanto mais venda, mais o custo aumenta, irá variar de acordo com a movimentação de vendas.
  • Margem de contribuição: percentual ou valor que o produto contribui pro seu negócio, você irá diminuir os custos variáveis do preço de venda da sua consultoria, para descobrir qual será a sua margem.
  • Custo fixo: custos obrigatórios para operacionalização do produto (aluguel, luz, água, etc) independente se você obter ou não a venda, são custos recorrentes.
  • Avaliar o lucro: para avaliar o seu lucro, você irá comparar o preço de venda final com a margem de lucro que você deseja ter, assim você consegue ajustar os seus custos e define melhor os valores da sua consultoria.

A etapa de preço é sempre um ponto delicado, mas não se preocupe, temos muitos materiais aqui que vão te ajudar nesse processo. Um dele é o: Comunicação para vendas do Personal Trainer

3 – Persona

Com o seu público-alvo já definido, agora é a vez da persona. A persona é a representação fictícia do seu aluno ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características do seu público-alvo. Apresenta, também, uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. Exemplo: Maria Clara, 26 anos, estudante de psicologia, gostaria de emagrecer…

Antes de definir sua persona leia esse post: O que é e como criar a Persona!

4 – Posicionamento no Instagram

É extremamente necessário investir nas melhores práticas de posicionamento na internet. Por isso, defina algumas estratégias de marketing digital para divulgar a sua consultoria e atrair alunos. 

Use o Instagram, essa rede social se adapta com muita frequência para atender as necessidades de quem a usa para negócios. Então, não fique de fora, invista em conteúdo de qualidade e que seja do interesse da sua persona.

5 – Investir em tráfego pago

Depois que você já definiu as etapas anteriores, aproveite para investir em tráfego pago e ampliar sua área de captação. Impulsionando suas publicações, você consegue alcançar mais alunos, de diferentes regiões mas com o perfil que você definiu como nicho de mercado.

Ficou interessado? Aqui temos uma publicação com várias dicas e um vídeo tutorial para você: Como fazer tráfego pago e escalar suas vendas

Consultoria online para Personal Trainer

Hoje em dia, são muitos os profissionais que fazem consultoria online e atendem seus alunos contando apenas com o atendimento online. Personal Trainers que implantaram métodos inovadores para atender pessoas que querem alcançar determinado objetivo. 

Alguns exemplos de sucesso:

Carol Borba (@carolborba1) é uma personal trainer que desenvolveu sua consultoria online, baseada no emagrecimento através da dança. Assim, desenvolveu um método que atende o objetivo de diversas pessoas, com o diferencial de que quem não gosta de malhar, mas gosta de dançar sentiria-se atraída.

Chico Salgado (@chico_salgado), um dos personais trainers mais famosos do Brasil, por treinar Ivete Sangalo, Bruno Gagliasso, Fabio Assunção e mais outros grandes nomes, desenvolve sua carreira em realizar sua consultoria para pessoas que querem alcançar resultados de celebridades.

 Carol Vaz (@teamcarolvaz), que é muito conhecida pelos seus treinos online em academia e em casa. Sua consultoria online trabalha com emagrecimento de mulheres, principalmente as que gostam de malhar pesado. 

Esses exemplos mostram que a consultoria online traz grandes possibilidades para quem quer alcançar uma carreira profissional de sucesso. 

Como o aplicativo MFIT Personal ajuda na consultoria online?

Com o aplicativo MFIT o personal trainer gerencia sua prescrição de treinos, organiza a comunicação com os alunos e controla os pagamentos da sua consultoria. Além disso, tem acesso a conteúdos de marketing digital para melhorar ainda mais a consultoria e fortalecer suas estratégias de vendas.

Curso completo de Consultoria Online totalmente sem custos!

Se antes de ler esse post você já estava pensando em migrar para a consultoria online, acho que agora te convenci, certo? Espero que sim, pois são muitos benefícios e maiores possibilidades para atrair seus potenciais alunos. Ou seja, uma consultoria quando trabalhada com as estratégias certas, é sucesso!

Tá decidido a iniciar sua consultoria? Temos um curso completo pra você aprender todos os processos e iniciar sua consultora online agora.

Continue nos acompanhando, e deixe seu comentário por aqui 😉 Se você já migrou para o online ou se está pensando em começar essa jornada, deixe um recado pra gente 💪 E boa jornada!