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Como fazer marketing de conteúdo do zero!

Você já deve ter aprendido a importância e como criar a persona para o seu negócio. A partir de agora, nós iremos mostrar como gerar conteúdo para atrair o seu cliente ideal. Nessa altura da jornada, você aprenderá como fazer marketing de conteúdo do zero!

A fim de aumentar seus potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante, o marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como foco engajar o público definido pela sua persona.

Caso você ainda não tenha captado, nesse blog post nós iremos te ajudar a entender os conceitos, como aplicá-los e que ferramentas utilizar na sua criação de conteúdo.

O que é marketing de conteúdo?

Primeiramente, é preciso compreender que a forma de consumo das pessoas mudou muito desde a chegada das redes sociais.

Hoje, o público se comporta com autonomia e decide que tipo de conteúdo quer consumir e como interagir com ele. A resposta está em adquirir conhecimento sobre seu público para produzir exatamente o que ele procura.

Muito se engana quem acredita que as redes sociais são apenas um novo canal de vendas. Mais do que isso, as redes sociais exprimem uma forma mais interativa que os meios tradicionais sobre comunicação.

Então, comunicar não é vender?

Sim e não. A comunicação irá englobar entretenimento e conhecimento, seu objetivo final está intrinsecamente ligado a dor, problema ou desejo de sua persona.

É claro que seus serviços podem ser a solução exata para o problema que desejam sanar, mas simplesmente ofertá-lo não será o necessário.

Isto é, o bom conteúdo não é focado em vender, mas sim em entregar um benefício para o seu leitor. Em outras palavras, esclarecer uma dúvida, solucionar um problema e até mesmo passar conhecimento. Este processo acabará levando até a venda de seus serviços.

Se o conteúdo criado por você é útil para quem está consumindo, você irá desencadear mais do que curtidas e compartilhamentos, mas a visão positiva sobre sua marca e negócio.

Por que devo fazer marketing de conteúdo?

O objetivo fim do marketing de conteúdo é exatamente a de criar uma visão positiva, já que as pessoas possuem uma predisposição maior a contratar serviços quando percebem utilidade e benefício através da comunicação.

As etapas do marketing de conteúdo consistem em quatro primordiais: educar o público acerca do seu conteúdo, ganhar autoridade sobre o assunto, influenciar na tomada de decisão de compra e por fim, torná-lo um cliente que recomenda os seus serviços.

Certamente essa estratégia irá potencializar seu funil de vendas. Uma vez que sua persona irá ultrapassar por todas as etapas do funil sem se dar conta e acabará se tornando uma cliente.

Aqui você já deve ter percebido a importância do marketing de conteúdo. Não apenas para atrair novos clientes, bem como reter e tornar atuais clientes embaixadores do seu negócio.

Talvez sua pergunta agora seja: por onde começar?

Canais e Conteúdo

Antes de mais nada, você deve estar se perguntando qual o melhor canal ou rede social que você precisa usar para chamar atenção e atrair suas personas.

O objetivo ao escolher seus canais de comunicação é saber exatamente onde você deve investir seu tempo e dinheiro, isto é, onde o público que parece com a sua persona está.

Para isso separamos algumas perguntas que você deverá fazer sobre a sua persona:

Qual o comportamento de uso da internet?

Onde ela busca por informação?

Qual o formato que ela mais consome?

Primordialmente, ao analisar o comportamento da sua persona, faça uma investigação sobre seu uso.

Nesse caso, sua persona é uma leitora assídua de blogs? Acessa o e-mail todos os dias e escuta Podcasts? Ou é usuária ativa do Instagram e usa o youtube para ver tutoriais?

Definir o comportamento irá te ajudar a desvendar as demais perguntas que elencamos. Onde busca informação e qual o formato que mais consome?

Foco na conversão

Isto é, após saber que sua persona utiliza e-mail todos os dias e têm preferência por textos, por exemplo, não faz sentido focar no formato de áudio e fazer um podcast, certo?

Sabendo dessas informações, sua estratégia deverá estar voltada aos canais utilizados por quem prefere consumir texto e possui uma atividade recorrente nos emails.

Um bom exemplo disso são os blogs, canais indispensáveis para quem precisa escrever textos explicativos, sanar dúvidas e passar conhecimento.

Uma forma muito eficiente de manter o seu público engajado e nutrido das suas informações é fornecendo bons materiais, conteúdos relevantes sobre o assunto que está sendo explicado. Em troca disso, você pedirá duas informações muito básicas: o nome e um e-mail.

Se quiser saber como construir fluxos de e-mail automatizados e nutrir todos os seus leads, reservamos um post só para isso.

Bom, este é apenas um exemplo de como potencializar sua comunicação.

Um dado conhecido sobre o público de saúde e fitness é o interesse comum pelo formato em vídeos. Por este motivo geralmente a criação de conteúdo está focada no Instagram e Youtube, dois canais que possibilitam esse formato.

Aplique as perguntas que elencamos na sua pesquisa sobre as personas, elas te darão resultados muito esclarecedores não apenas sobre em que canais você deve estar, mas também, sobre como construir seus conteúdos.

Conte a sua história e mostre os resultados

Por falar em criação de conteúdos, você já deve ter passado por algum momento (ou vários) em que não sabia o que produzir ou postar em seus canais de comunicação, não é mesmo?

Esta é uma dúvida muito comum para os iniciantes no marketing digital, isso geralmente acontece por estarmos muito focados em falar sobre as características do nosso negócio e serviços.

Mas não é focando em características e ofertas que você irá engajar e convencer o público sobre o potencial do seu negócio.

Certamente você já ouviu falar em storytelling e gatilhos mentais, essas técnicas buscam conectar a audiência com o que está sendo comunicado. Você está começando a entender a importância de definir sua persona, não é mesmo?

O storytelling nada mais é do que contar uma história. Isso mesmo, para conversar com a sua persona você precisa contar uma história que ela sinta identificação.

É nesse momento que você irá utilizar o conhecimento que tem sobre a dor e o problema dela e mostrar uma história de superação e transformação.

De todo modo, não existe uma fórmula mágica que funcione com todo mundo, não acredite em técnicas de gatilhos mentais que farão você vender o triplo em um mês.

O melhor gatilho mental é aquele aplicado sobre a dor da sua persona, focando no benefício que os seus serviços podem trazer ao sanar essa dor.

Percebe a diferença entre benefício e característica?

A partir do momento que sua criação de conteúdo estiver focada em mostrar o benefício do seu produto, contando uma história de transformação que gere identificação, você verá uma espiral de conteúdos que poderá entregar a sua audiência.

Lembre-se: o benefício e a experiência precisam ser sentidos, portanto, crie conteúdos que sejam úteis e tirem as dúvidas das suas personas. Isso irá garantir gradualmente que não hajam objeções quando chegar o momento de comprar os seus serviços.

Nós falaremos mais sobre essas técnicas na próxima semana da Maratona de Mkt&Vendas, mas não saia daqui ainda. Separamos um conteúdo especial para quem quer focar nos conteúdos em formato de vídeo!

Ferramentas do marketing de conteúdo 

Para criar conteúdos não basta apenas ter uma boa história, alguns elementos são fundamentais para chamar atenção da sua persona, principalmente através de vídeos e imagens. 

Separamos um material exclusivo e completo sobre criação e edição de vídeos, elaborado pela nossa Social Media. Aproveite o material e impulsione ainda mais suas postagens nas redes sociais 👇

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