Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lista de exercícios físicos: saiba como montar uma sem dificuldades

E aí, personal! Você, mais do que ninguém, entende que é necessário dar muita atenção a montagem de uma lista de exercícios físicos, não é mesmo? São diferentes fatores físicos para considerar como a rotina de cada pessoa, as lesões individuais e muito mais. Por isso, chega a ficar difícil saber como estruturar os treinos de cada um desses indivíduos.

No entanto, a tecnologia já pode te ajudar até mesmo nessas atividades um pouco mais repetitivas em seu trabalho como educador físico, e é por isso que explicaremos a maneira mais fácil de montar a lista de atividades de seus alunos utilizando as diversas funcionalidades do app MFIT Personal.

Quer saber como? A gente te explica!

Aprenda montar uma lista de exercícios físicos no app MFIT Personal!

Confira o passo a passo que preparamos com as principais etapas para montar uma lista de exercícios eficiente e adequada para cada um de seus alunos!

1. Monte o treino-base no app

Após entender quais os objetivos de seu aluno e seu histórico de atividade física, faça a anamnese, compreenda o real condicionamento de seu aluno e analise qual a intensidade de exercício será adequada para ele. Armazene todos esses dados e utilize-os em um comparativo futuro depois de certo tempo tendo aulas, beleza personal?

Depois disso, é hora de montar o primeiro treino desse aluno no app MFIT. Saiba como!

  1. Acesse a plataforma MFIT Personal e faça seu cadastro;
  2. No “Menu” clique em “Biblioteca de treinos”;

biblioteca-de-treinos-mfit-app

3. Na “Biblioteca de treinos”, clique em “+rotina” e crie uma rotina de treinos nova;

Nossa dica para facilitar os próximos passos da organização de uma lista de exercícios físicos é adicionar todas as opções que utilizará para trabalhar os diferentes grupos musculares. Neste momento ainda não pense na ordem de cada série, combinado?

Se precisar de um tutorial mais detalhado para realizar essa etapa, já ensinamos como criar um treino 100% online aqui no nosso blog!

2. Organize a lista de exercícios

Agora sim é o momento de pensar na ordem e dias que cada ciclo de exercícios serão feitos. Como no nosso aplicativo você já visualiza para qual grupo muscular um movimento é o indicado, fica bem mais rápido decidir quais serão trabalhados em conjunto. Por isso, veja como reordenar a lista que está preparando:

  1. Selecione o treino que deseja organizar;
  2. Reordene os exercícios conforme os grupos musculares que deseja trabalhar;
  3. Priorize as atividades com menos carga para a de maior, utilizando a progressão de carga para estimular a fadiga muscular

Separe todos as atividades que deseja incluir no plano semanal em leve, médio ou difícil. Intercale entre o nível mais fácil e os mais avançados para que exista uma evolução gradual de seu aluno.

Não se esqueça de conferir qualquer limitação que o aluno terá para realizar cada um dos momentos, afinal, não é saudável forçar ainda mais além do limite um corpo que já está lesionado. Para entender se o aluno já possui um machucado anterior ou uma restrição, é importante ficar de olho sempre à anamnese de cada pessoa.

3. Combine os exercícios que desejar

Você sabe bem como combinar exercícios pode otimizar a realização das atividades em cada aula e aproveitar o melhor o tempo semanal que possui para orientar aquele aluno – seja na consultoria online ou presencialmente. No nosso app, é possível combinar os exercícios para que eles já fiquem juntos na listas e isso é muito fácil.

Na tela de visualização da rotina de treino, selecione os exercícios que ficarão juntos e clique no botão “Combinar exercícios”. Assim, de forma ágil e em poucos segundos já terá o agrupamento que desejar. Se precisar reordená-los dentro do conjunto, basta clicar em cima dos nomes deles e mudar a sequência da mesma forma que fez no passo anterior.

Para que os movimentos técnicos sejam feitos de maneira correta, principalmente no modelo de consultoria online, você pode contar com a galeria de vídeos do app MFIT. Nele, existem mais de 1000 exercícios cadastrados com o passo a passo da execução correta. No entanto, você também pode gravar seu próprio material e subir na plataforma para mostrar ao seu aluno como se faz.

4. Adicione as séries conforme o necessário

Por fim, para deixar sua lista de exercícios físicos para seus alunos da melhor maneira, é hora de configurar as séries de cada movimento para que eles saiba quanto fará de cada um! Então veja o passo a passo para modificar o número de repetições:

  1. Após combinar os exercícios, selecione o nome da atividade que deseja montar a série;
  2. Exclua a série padrão que já existe e selecione o botão “+ Séries” para iniciar um novo planejamento;
  3. Selecione o tipo de série que está montando ou “Observação” caso queira apenas escrever uma descrição;
  4. Preencha os campos de quantidade de séries, número de repetições, carga e tempo de intervalo
  5. Clique no ícone ao lado direito para salvar a série que configurou;
  6. Se o exercício terá séries diferentes, adicione mais uma vez e repita o processo descrito acima.

Dessa maneira terá criado uma lista completa, com variação de grupos musculares trabalhados, séries bem definidas e cargas compatíveis ao nível de desempenho para seu aluno.

Com todas essas dicas sobre montagem da lista de exercícios físicos de seus alunos, ficará mais simples aproveitar todas as opções do aplicativo MFIT e organizar de maneira mais rápida, e prática, essa importante atividade de seu dia a dia! Aproveite a oportunidade conhecer mais sobre as funcionalidades essa ferramenta!

Até a próxima!

CONSULTORIA ONLINE

Como oferecer um atendimento profissional para seus alunos

Personal, você usa canais digitais para atender seus alunos? Então, vem aprender a fazer um atendimento de qualidade nesse post! Personal, você já deve ter percebido que, conforme a sua consultoria online vai crescendo e você vai ganhando mais alunos, não dá para pisar na bola na hora de atender

VEJA MAIS >