Um dos grandes desafios de quem trabalha oferecendo serviços, como no caso dos personal trainers, é saber como diminuir a inadimplência de seus alunos. Isso atrapalha o planejamento financeiro e gera uma dor de cabeça desnecessária, já que você acaba tendo um desgaste a mais com cobrança e readequamento do orçamento do mês.
A boa notícia é que existem formas práticas de diminuir esse tipo de problema e garantir mais previsibilidade na hora de receber seus pagamentos. Por isso, vamos mostrar para você algumas técnicas e ferramentas que podem ajudar a diminuir a inadimplência.
Leia também:
- Como ter mais alunos?
- Como organizar financeiramente sua consultoria?
- Quais as melhores formas de pagamento para oferecer?
Por que é tão importante saber como diminuir a inadimplência?
Trabalhar com pagamentos recorrentes exige estabilidade. Imagine planejar seus investimentos em marketing, capacitação, estrutura da sua consultoria ou até suas finanças pessoais, mas não receber o que esperava?
A inadimplência, quando não controlada, além de afetar o seu caixa, pode ser um sinal de insatisfação, esquecimento ou dificuldades financeiras do cliente, ou até de falta de controle do personal trainer. Independentemente do motivo, a médio prazo, o atraso nos pagamentos pode levar ao cancelamento do serviço por parte dos alunos.
Por isso, é fundamental implementar ações para diminuir a inadimplência e proteger sua carreira como personal trainer.
Se quiser se aprofundar mais sobre o tema, clique aqui e confira nosso curso totalmente gratuito sobre gestão financeira para personal trainers.
5 passos para diminuir a inadimplência sendo personal trainer
1. Acompanhe os números de perto
Quem quer saber como diminuir a inadimplência precisa acompanhar seus números regularmente. Tenha o hábito de verificar:
- Quantos e quais alunos estão inadimplentes
- Quais valores estão pendentes
- Há quanto tempo os pagamentos estão atrasados
Esse controle permite agir rapidamente em casos críticos e ajustar suas políticas, se necessário. Quando perceber que algum aluno não pagou, converse com ele, tente entender o que está acontecendo. Assim, fica mais fácil contornar a situação.
2. Seja claro sobre sua política de pagamentos
Desde o primeiro contato com seu aluno, explique de maneira objetiva:
- Qual o valor do plano
- Como e quando o pagamento deve ser feito
- O que acontece em caso de inadimplência (por exemplo: bloqueio do acesso ao treino)
Ter regras bem definidas reduz a chance de discussões futuras e mostra que você é um profissional sério e organizado.
3. Ofereça facilidades de pagamento
Outro ponto chave para diminuir a inadimplência é facilitar ao máximo o pagamento. Permita que o aluno escolha entre opções, como PIX, boleto ou cartão de crédito.
4. Organize seus processos de pagamento
Estruture bem a forma como você cobra seus alunos. Ter um sistema de organização com prazos, valores e vencimentos evita que você esqueça de realizar cobranças.
5. Automatize suas cobranças
Muitas vezes, as cobranças manuais acabam por gerar atrasos e expõem você a situações desconfortáveis com os alunos. Para que isso não aconteça, é essencial automatizar o envio de lembretes e notificações de pagamento. Nesses casos, o ideal é contar com um sistema que te ajude a realizar as cobranças recorrentes, sejam mensais, trimestrais ou de acordo com o plano que você definir.
Como a Carteira MFIT ajuda a diminuir a inadimplência
A Carteira MFIT foi desenvolvida dentro do app da MFIT especialmente para atender às necessidades de personal trainers que querem profissionalizar sua gestão financeira e diminuir a inadimplência. Veja as principais funções que tornam isso possível:
- Cobranças automáticas: seus alunos recebem notificações de vencimento sem que você precise se preocupar, diminuindo desconfortos e a taxa de inadimplência.
- Bloqueio automático de alunos inadimplentes: caso o aluno não pague, ele perde o acesso ao app e aos treinos.
- Controle financeiro completo: você consegue visualizar rapidamente o que foi pago e o que está pendente, além de ter relatórios completos de sua receita.
- Diversas formas de pagamento: com a Carteira MFIT, você pode oferecer pagamentos via PIX, boleto e cartão de crédito, sem complicações.
Além disso, a integração entre o Gerenciador de Planos do app da MFIT e a Carteira MFIT facilita a criação de diferentes opções de valores, prazos e condições para cada aluno. Assim, você não precisa se preocupar com isso.
Clique aqui e faça um teste grátis no app da MFIT.
