Você já sabe qual o tipo específico de cliente que quer atingir, agora é hora de mostrar que você tem a solução para o problema dele aprendendo a como criar a persona.
Da mesma forma que definimos o nicho de mercado, também definimos em quem iremos focar para atrair ao nosso negócio. É muito importante, neste momento, saber com quem vamos nos comunicar e de que forma iremos nos apresentar.
Por isso, neste blogpost iremos te ensinar como criar a persona.
O que é a persona
Antes de mais nada, a persona é o personagem que definirá quem são os seus compradores ideais. Um nicho de mercado normalmente é composto por 3 personas diferentes, que irão totalizar 90% dos compradores do nicho definido por você.
Caso possua uma base de clientes, é a partir dela que você começará as investigações para identificar suas personas. Uma grande dica é focar tanto em clientes satisfeitos, quanto insatisfeitos.
Isto é, ao ouvir seus pontos fortes e fracos, aumentará suas descobertas sobre a percepção do seu produto e quais os desafios que seus clientes estão encarando.
Em outras palavras, a persona é um representante do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados de comportamento e características dos seus clientes. Você deve apresentá-la, também, com suas histórias pessoais, objetivos, motivações e preocupações.
Por ser tão profunda em análise, ao falar com suas personas, você acaba falando com grande parte do nicho que têm o mesmo problema ou desejo.
Estamos falando aqui de identificação com o seu serviço e a solução proposta!
A importância da persona no nicho de mercado
Portanto, a criação de personas é imprescindível para sua estratégia de marketing. Sem definir suas personas você corre o risco de estar comunicando sua solução para pessoas que não estão interessadas no que você tem a falar.
Afinal, nada é unânime, certo?
Entender seu comprador te dará a capacidade de:
- Saber realmente como chamar a atenção dele;
- Determinar o tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos;
- Criar conexão;
- Instigar o desejo de compra;
- Gerar segurança no que você está falando e vendendo.
Um grande erro de quem está começando sua estratégia de marketing digital, é pensar no seu produto ou serviço com base nos próprios pensamentos, desejos e comportamentos de consumo.
Lembre-se: Não é você que compra seu serviço, é a sua persona!
Empresas e negócios que possuem personas bem definidas demonstram resultados de duas e até quatro vezes maiores em relação aos demais. Agora que você já entendeu a importância da criação de personas para alavancar as vendas do seu negócio, vamos colocar em prática?
Definindo suas personas
Primeiramente, existem duas formas de criar e definir suas personas, realizando uma pesquisa com a sua base de clientes e nicho de mercado, ou, realizando um questionário com base no que você conhece dos seus clientes.
Como entrevistar seus clientes
Já pontuamos a importância de entrevistar não só clientes satisfeitos, como também os insatisfeitos. Para aprimorar ainda mais o filtro de entrevistados, preste atenção na diversidade de estilos e comportamento dos seus clientes, isso lhe trará respostas mais precisas sobre o alcance do seu serviço e os desafios e possibilidades da sua comunicação.
Além de procurar as pessoas que mais consomem os seus serviços, escolha as pessoas dentre as quais são mais ativas e interagem com você em suas redes sociais. Aproveite para analisar seus perfis e postagens, isso irá garantir vários dados e insights.
Afinal, por que essas análises são importantes?
O seu objetivo aqui é entender o comportamento de consumo e quais os critérios utilizados pelas suas personas.
Elas procuram pelo melhor custo-benefício? Dão prioridade ao atendimento personalizado? Querem conectar-se ao seu serviço e aprender com ele? Elas preferem saber sobre o seu estilo de vida?
Assim sendo, as perguntas não findam, mas se você der a devida importância para essa etapa, as respostas com certeza virão.
Para te ajudar a estipular perguntas aos seus entrevistados, separamos as essenciais para você anotar:
- Faixa Etária
- Gênero
- Profissão e Grau de Escolaridade
- Qual a principal dor que ela buscou sanar com seus serviços
- Quais as principais dificuldades
- O que a motiva e gera interesse
- Quais os canais e redes sociais que ela mais utiliza
Seja livre para estipular as próprias perguntas, você melhor do que ninguém sabe as dúvidas que tem sobre a percepção do cliente diante do seu negócio.
Nesse sentido, uma boa dica é dar abertura para seus entrevistados realizarem sugestões ou responderem sobre determinado assunto não estipulado por sua pesquisa, eles sempre poderão trazer dados interessantes que você possa não ter pensado.
De toda forma, aborde seus entrevistados se apresentando e explicando o objetivo do seu contato. Proponha dentro de suas perguntas uma conversa mais fluída, com a intenção de saber mais sobre os hábitos de compra e a finalidade de aprimorar seus conteúdos com base no interesse deles.
Assim, é claro que nem todas as pessoas estão abertas a te responder, mas para quebrar essa barreira, se possível, ofereça uma recompensa pelas respostas. Pode ser um desconto em algum plano, uma aula bônus, um acesso gratuito.
Então, cabe a você estipular uma recompensa de forma criativa e proveitosa para ambas as partes.
Planilha: Como criar a persona
Sobretudo, é possível que você ainda não tenha uma boa base de clientes, talvez este seja o seu início na consultoria online e no marketing digital.
Pensando nisso, a equipe da MFIT preparou um questionário gratuito para criar as suas personas.
Com este material você poderá, de acordo com o nicho de mercado definido, definir suas personas e ter uma maior clareza para produzir seus conteúdos e captar clientes pelas redes sociais.
No entanto, não deixe de aplicar a entrevista. Caso ainda não tenha clientes, procure pessoas que você acredita fazer parte do seu nicho de mercado.
Certamente você terá dados valiosos para iniciar essa jornada. Então aproveite a planilha e saiba como criar a persona 👇
Ademais, agora com o material em mãos, aproveite para colocar em prática todas as dicas que demos para alavancar seu negócio e vendas.
Esse é apenas o começo da 2ª Semana da Maratona de Mkt&Vendas da MFIT, agradecemos sua motivação até aqui!
Por fim, não deixe de comentar sobre seus estudos e os resultados que tem alcançado, estamos loucos para saber.
Boa maratona e até a próxima!
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