Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Rotina de treino: dicas para montar e manter uma

Quer ficar por dentro das melhores técnicas para montar uma rotina de treinos? Leia o post de descubra como!

Organizar uma boa rotina de treinos é fundamental para que cada personal garanta que seus clientes tirem o melhor proveito no momento da malhação. O planejamento e a designação de horários específicos para cada atividade é fundamental para quem gosta de manter um cronograma prático e que promova saúde e bem-estar.

E, cá entre nós, com o cotidiano corrido que as pessoas têm, a organização do tempo pode ser um empecilho tal cuidado. É por isso que o profissional da Educação Física precisa ter cartas na manga e contar com estratégias que facilitam o dia a dia – seu e do aluno.

Nesse post, vamos falar sobre alguns pontos que podem te ajudar, personal, a preparar as cronogramas de exercícios de forma adequada e fácil para garantir os melhores resultados na consultoria fitness. E aí, bora?

aluno-fazendo-rotina-de-treino.jpg

Foto de Karolina Grabowska

Desenvolva rotinas de treinos completas e de maneira fácil

Com o uso de ferramentas e utensílios que otimizam e ajudam a realizar o seu trabalho de forma ágil e completa. Dessa forma, fica muito mais fácil gerir e organizar a rotina dos seus clientes com treinos que sejam focados em suas necessidades individuais e com foco em resultados.

Aliás, com o aplicativo MFIT Personal, você tem tudo que é preciso para organizar sua agenda, seu tempo e com recursos que abordam a todos os pontos essenciais para o seu trabalho.

Conheça alguns dos passos mais importantes sobre como montar esses treinos do melhor modo possível.

1. Faça uma avaliação física completa

Antes de qualquer coisa, realizar uma boa avaliação física é essencial para que sejam avaliados os hábitos de cada cliente, os objetivos, quais potenciais podem ser desenvolvidos e quais serão os desafios a serem vencidos por cada pessoa.

Quem já trabalha no ramo, sabe que essa etapa é fundamental para que seu trabalho como personal trainer seja realizado de maneira completa e satisfatória pra você e seus clientes. No aplicativo da MFIT, é possível criar uma ficha de avaliação física de forma segura e rápida.

2. Obtenha mais detalhes para o seu trabalho

Juntamente com isso, fazer uma anamnese é valiosíssimo para que cada personal consiga trabalhar de forma segura e que inclua as particularidades de cada cliente. No caso desse procedimento, serão identificadas doenças pré-existentes, hábitos de alimentação e sono, utilização de remédios de acompanhamento controlado, etc.

Através dessa ferramenta, os profissionais terão acesso a dados que não são obtidos por meio da avaliação. Não ignore esse utensílio tão valioso e aprenda como fazer uma ficha de anamnese para incorporar no seu trabalho, obter informações ainda mais completas e dar a seus clientes o que eles precisam.

Optar por aplicativos que forneçam os meios que facilitam a avaliação corporal é uma ótima estratégia de otimização de tempo e previsão de resultados.

3. Delimite uma rotina de treinos acessível

Em primeiro lugar, estabelecer essa rotina ou cronograma que encaixe os melhores treinos de acordo com cada perfil é muito importante para desenvolver os trabalhos de forma mais assertiva. Considerar as capacidades, o condicionamento físico e o tempo disponível para cada exercício é fundamental.

Por exemplo, na terça seu aluno só pode treinar meia hora no almoço e no trabalho, então não vai conseguir tomar banho depois. Nesse caso, por ter as informações, o personal já sabe que tem que criar um treino leve, rápido, fácil e sem equipamentos.

Esse é só um exemplo de como adaptar a rotina de treino ao dia a dia do aluno, conforme a sua possibilidade e necessidade. Esse é o diferencial do personal preocupado e cauteloso.

Para que seja mais fácil delimitar os elementos de cada sessão, dê atenção aos detalhes mais relevantes. Por exemplo, quais resultados são procurados ao longo do tempo e o quanto cabe de cada um deles dentro de um cronograma personalizado.

4. Escolha elementos funcionais para sua rotina de treinos

Uma ótima abordagem é identificar, por exemplo, quais períodos a pessoa tem disponibilidade e mais energia durante o dia, fazendo com que seja mais proveitoso e fácil para que elas mantenham regularidade e consistência nos seus treinos. Isso inclui a prática em qualquer situação, como: acesso ou não a equipamentos, prática em casa ou em lugares abertos.

É nesse momento que analisar os dados colhidos nas primeiras etapas é tão importante. Por exemplo: suponha que uma de suas clientes, após ter passado pela avaliação física, pela anamnese e também o simetógrafo, expressou a vontade de alcançar o emagrecimento, com uma rotina de duas horas disponíveis por dia durante suas manhãs, de onde partir?

Nesse caso, o personal deve encontrar uma variedade de exercícios que possam se adaptar ao gosto e estilo do aluno. Aqui vai uma série de perguntas para responder:

  • quanto tempo meu aluno tem para o treino em si?
  • meu aluno é do tipo que gosta de cansar para sentir que fez o treino, ou ele é do tipo que segue a lista de exercícios e isso é o suficiente?
  • algum dia da semana é mais corrido pra ele?
  • ele prefere malhar membros superiores ou inferiores?
  • meu aluno gosta de aeróbico ou prefere puxar ferro?
  • esteira ou bike?

Com os dados à mão, será muito mais fácil elaborar um cronograma que atinja os objetivos de ambas as partes com facilidade e eficiência.

5. Use o app da MFIT Personal para prescrever treinos

Para que todo o processo de elaboração dos treinos seja mais efetivo, é importante que você conheça algumas das principais funcionalidades do aplicativo, que irão facilitar, e muito, o seu trabalho.

Além disso, é possível acessar o aplicativo para celulares nas plataformas para Android, na loja da Google Play e também para sistemas iOS, na Apple Store.

Confira algumas delas e se surpreenda com esses recursos:

  • criar rotinas de treino: você pode ajustar os níveis de dificuldades, objetivos e observações;
  • temos +1000 vídeos de exercícios separados por grupo muscular. Com exercícios de musculação com e sem acessórios, pilates, funcional, alongamento e muito mais;
  • adicionar seus próprios vídeos e exercícios na biblioteca do app, com instruções sobre como executar cada movimento.
  • clonar rotinas de treinos para um ou mais alunos, podendo personalizar cada treino individualmente;
  • feedbacks dos alunos após cada treino finalizado, permitindo saber se o treino prescrito está bem adaptado à rotina do aluno;

Se acaso ainda haja alguma dúvida, fique à vontade para acessar o nosso post com um conteúdo completo sobre como montar um treino que seja completo e atraente para os seus clientes. Garanta que seus alunos fiquem interessados e permaneçam engajados na prática de exercícios físicos!

Faça sua consultoria online com o app da MFIT: o melhor app para personal trainer do mercado!

Quer saber mais sobre como ajudar o seu aluno a ter o melhor desempenho? No app da MFIT você pode gerenciar o treino dos seus alunos da forma que quiser!

➡️ Clique aqui e faça um TESTE GRÁTIS no melhor aplicativo para personal trainer (sem compartilhar dados bancários)!

MARKETING E VENDAS

Modele seu negócio baseado na visão do seu cliente ideal

A consultoria online oferece um novo formato para quem deseja desenvolver seus serviços e expandir seu negócio. Para o Personal Trainer, essa oportunidade vem se mostrando a melhor opção para aumentar o número de alunos e a renda, mas como definir seu cliente ideal? Neste momento de quarentena por conta

VEJA MAIS >