fbpx

O Brasil será um dos primeiros países a testar a atualização do WhatsApp, o WhatsApp Pay. Com essa opção o app permitirá pagamentos utilizando a própria ferramenta.  

Ou seja, essa novidade permite tanto pessoas físicas quanto jurídicas a possibilidade de transferir dinheiro diretamente pela tela de conversa, utilizando apenas o aplicativo para realizar tais transferências.  

Mas calma, se essa opção ainda não estiver disponível para você é porque a atualização está sendo liberada aos poucos para os usuários. Então, em breve todos os perfis comuns e do WhatsApp Bussines terão acesso a essa função.

Sem dúvidas essa atualização irá modificar a experiência de compra e venda de muitas pessoas, principalmente a rotina das pequenas empresas que utilizam com frequência os pagamentos rápidos e digitais.

Ficou curioso para saber mais? Aqui nesse post você vai encontrar:

O que é o WhatsApp Pay?
Como ativar essa função?
Como posso utilizar? 

Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

O que é o WhatsApp Pay?

Para compreender como essa atualização vai funcionar, vamos por partes 😊 Primeiro vamos entender que o WhatsApp é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil, só perde para Facebook e YouTube. Por essa razão, o app investe em atualizações que atendem as necessidades de seus usuários, melhorando a experiência dentro do app e incentivando cada vez mais o uso da ferramenta.

Agora sobre o WhatsApp Pay é interessante compreender como exatamente essa novidade vai funcionar e ficar atento a todos os detalhes.

De maneira objetiva podemos definir a atualização como um novo recurso para transferências e pagamento utilizando a opção de débito no cartão.

Ou seja, pelo WhatsApp Pay, usuários de contas pessoais ou comerciais do Whatsapp Business podem agora enviar e receber dinheiro pelo mensageiro com o Facebook Pay. Dessa forma, torna tudo mais simples e rápido.

Empresas que utilizam o WhatsApp Business também podem participar dessa plataforma, só que pagarão uma taxa de processamento de 3,99% para receber pagamentos de clientes.

As transações poderão ser feitas usando cartões de débito ou crédito de instituições financeiras parceiras. Inicialmente, a lista inclui Banco do Brasil, Nubank e Sicredi nas bandeiras Mastercard e Visa. Mas, entre pessoas físicas, apenas cartões de débito serão aceitos.

Quer um exemplo da opção de transferência utilizando o WhatsApp Pay?

No exemplo, a Maria recebeu uma transferência para colaborar com o pagamento do presente.

E a opção de pagamento, como vai funcionar no WhatsApp Pay?

Nesse exemplo, o Fábio escolheu um bolo e pagou a solicitação que foi gerada pela confeiteira.

Ou seja, o usuário se comunica utilizando o WhatsApp, e realiza os pagamentos pelo WhatsApp Pay. Enfim, tudo em único lugar. Nos exemplos podemos ver 3 situações que serão comuns entre os usuários da função:

  • Fazer uma transferência bancária para outra pessoa utilizando a função de débito.
  • Gerar uma cobrança através do Whatsapp Business para enviar a um outro usuário.
  • Pagar uma cobrança enviada pelos comércios.

Como ativar essa função?

Se você ficou preocupado quanto a ativação da função e a segurança dos seus dados bancários. Fique tranquilo! Nesse sentido, o WhatsApp pensou em tudo e a novidade promete segurança total aos usuários.

A opção do WhatsApp Pay só funcionará para os usuários que realmente queiram utilizar. Ou seja, se você não utiliza esse tipo de serviço basta não ativar. Mas para quem vai utilizar o passo de cadastro dos dados bancários é necessário junto com a ativação de senha. Portanto, qualquer transação só será realizada com a autorização do usuário por meio da sua senha.

Essa etapa do cadastro será realizada utilizando o Facebook Pay que garante a segurança dos dados bancários de cada usuário. Certamente, para quem já utiliza o Facebook Ads esse passo não é uma novidade. Pois, o Facebook Pay funciona como um banco de dados central.

Como eu consigo enviar dinheiro no WhatsApp Pay?

Lembrando que seu contato deverá estar cadastrado no Facebook Pay para poder receber o dinheiro. Contudo, para realizar um pagamento através do WhatsApp, será necessário seguir estes passos:

  • Clicando em uma conversa, toque no ícone de clipe de papel e escolha a opção Pagamento;
  • Insira o valor e escolha o cartão que será utilizado;
  • Toque em Pagar para confirmar a transação e insira seu PIN do Facebook Pay.

Quais as vantagens para o Personal Trainer?

A opção de pagamento utilizando o WhatsApp Pay vai facilitar a vida de muitas pessoas que utilizavam diferentes ferramentas para realizar esses processos de venda e compra. Sobretudo, essa novidade inclusive causa insegurança em algumas ferramentas que trabalham unicamente com essa função de transferências e pagamentos.

Para o Personal Trainer, essa novidade será útil?

Para o Personal Trainer que busca automatizar e organizar suas rotinas de cobrança, o aplicativo da MFIT é a opção ideal. Visto que, pelo WhatsApp Pay, o usuário não consegue ter um controle que facilita a organização de cobranças.

Porém, é importante lembrar que pelo Whatsapp Pay, você consegue ter a função de débito. Novidade que ainda não está disponível no app MFIT Personal, por exemplo.

Não sabe como funciona esse controle de gerenciamento financeiro do app MFIT? Clique aqui para descobrir.

E aí Personal, gostou da novidade? Quero saber sua opinião 😁 Deixe aqui nos comentários!

Nova atualização sobre a ferramenta do Whatsapp Pay:

Ao contrário do que foi publicado na semana passada, a retomada do Whatsapp Pay pode não acontecer tão cedo no Brasil. O motivo ocorre porque a regulamentação do Banco Central, não tem um prazo definido para que seja feita uma análise dos riscos que esse serviço de pagamentos pode trazer ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). 

Por isso, a suspensão desse serviço, será mantida por um tempo indeterminado.