Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Evolução do aluno: como o Personal pode medir esse progresso?

Acompanhar a evolução de todos os alunos pode ser algo desafiador para um personal. Leia o texto abaixo e aprenda a fazer isso!

Personal, você já sentiu dificuldade em conferir como anda a evolução de cada um de seus alunos? Nem sempre é fácil organizar todas as informações sobre esse tópico, ainda mais quando você começa a expandir sua atuação profissional e aumentar seu número de clientes.

Mais complicado ainda é ter que lidar com as expectativas dos seus alunos – que nem sempre estão de acordo com o que é possível na vida real, né? Por esse motivo, a MFIT preparou um post completo pra te dar dicas de como fazer esse monitoramento e porque ele é tão importante. Vem com a gente!

Afinal, o que é uma evolução na academia?

Com o passar do tempo não é difícil que alguns parâmetros fujam da nossa memória, né, personal? Então, vamos começar do básico e relembrar o que realmente dá para considerar uma evolução.

Aqui vai um resumão só pra refrescar a memória:

  • aumento de resistência muscular;
  • aumento progressivo e continuado de carga;
  • melhora da qualidade de sono;
  • conquista de agilidade e mobilidade;
  • diminuição na dificuldade de execução correta dos exercícios;
  • mudança nas medidas corporais;
  • melhora na capacidade respiratória.

personal-parabenizando-evolução-do-aluno

Foto de TSquared Lab

Qual a importância de mensurar a evolução do corpo na academia?

Esse tipo de acompanhamento é importante tanto para você, personal, quanto para seu aluno. Primeiro de tudo: conferir a evolução do corpo com o passar do tempo te ajuda a entender se está acertando em suas prescrições de treino. Assim, dá pra saber se precisa focar mais em um grupo muscular, ou modificar algum outro ponto do plano de exercícios.

Em segundo lugar, medir a evolução do seu aluno ajuda a mantê-lo mais motivado, pois mostra que o esforço que ele faz está trazendo resultados.

Além disso, se você observar que a evolução esperada não foi alcançada, mesmo com uma boa frequência de treino, pode ser que esse aluno não esteja cuidando de outros pontos que afetam diretamente nos resultados. Talvez seja a alimentação, queda na qualidade de sono ou até uma hidratação abaixo do recomendado.

Sendo assim, é importante que você converse com quem está contando com seus serviços e mostre que existe uma série de fatores que farão com que ele consiga o resultado que deseja em seu corpo. Trazer esse senso ao seu aluno é fundamental.

Maneiras de medir a evolução de seus alunos na academia

Existem algumas formas de medir a evolução na academia dos seus alunos, sendo elas:

Gráficos de desempenho

Fazer a avaliação física trimestral de cada aluno já é uma prática comum, né? Para isso, você pode aproveitar as funcionalidades do app da MFIT Personal para visualizar gráficos das avaliações físicas de todos os seus alunos.

O app cria automaticamente gráficos de evolução física trazendo, ainda, feedbacks dos alunos, fotos comparativas, anamnese e muito mais. Assim, dá para ter um comparativo do ponto de partida e o avanço obtido a cada nova coleta.

Por exemplo, se o aluno tem como objetivo a hipertrofia, é possível utilizar os dados fornecidos e inseridos no app para mapear sua análise de ganho de massa muscular, usando as medidas observadas a cada novo exame.

Histórico de treino

Tenha um calendário com os exercícios prescritos em cada fase do treinamento de seu aluno. Além disso, fique de olho na frequência das aulas, no número de repetições e na carga utilizada.

No app da MFIT, toda vez que o seu aluno terminar um treino, é preciso enviar um feedback para você, personal, com um relatório completo sobre o treinamento. Então, é só você comparar essas informações com as atuais e entender se essa pessoa realmente teve uma melhora no desempenho.

Faça um antes e depois – ou dê essa ideia pro seu aluno

Certamente, você sabe melhor que ninguém que as pessoas que começam a treinar normalmente estão procurando uma mudança estética, né? Por isso, é muito importante que, quando começar esse acompanhamento, tire uma foto de como o corpo de seu aluno está e refaça essa imagem a cada nova avaliação.

Dessa forma, você terá uma comprovação visual da mudança que seu aluno tanto deseja. Além de te ajudar a motivar o aluno com uma prova que ela teve sim um avanço, essas imagens podem ser usados como prova social para trazer novos clientes.

Aliás, falamos mais sobre isso no post “Portifólio para personal trainer – Saiba montar o seu“, não deixe de conferir!

Conte com a tecnologia para acompanhar a evolução do seu aluno!

Como falamos lá no começo do post, um dos grande desafios para fazer a mensuração da evolução na academia é conseguir organizar todos os dados de cada aluno. Imagina só o tanto de papelada que teria que guardar se continuar fazendo essa medição de forma tradicional?

Entretanto, hoje o mercado fitness evoluiu muito e optar por um aplicativo para personal trainer é a melhor saída. Nessas plataformas – como o app da MFIT Personal – é possível organizar os treinos, realizar avaliação física e até conseguir demonstrar a forma correta de execução de cada exercício por meio de vídeo. É o tipo de facilidade que faz toda a diferença principalmente para quem oferece a opção de consultoria online.

E se ainda não trabalha com esse modelo de atendimento, dê uma olhadinha no post “Como montar uma consultoria fitness online – Passo a passo” e aprenda como iniciar nesse mercado que está crescendo tanto.

Essas foram nossas dicas sobre como acompanhar a evolução na academia de cada cliente que possui. Comece a conferir os resultados de seus alunos o quanto antes e veja quanto isso fará diferença na motivação deles e também na sua confiança como profissional.

Acompanhe a evolução do seu aluno de forma totalmente online com o app da MFIT!

Personal, a forma mais fácil de acompanhar a evolução do seu aluno é com o app da MFIT Personal! Prescrição de treinos, avaliação e anamnese e muito mais em apenas um lugar.

➡️ Clique aqui e faça um TESTE GRÁTIS no melhor aplicativo para personal trainer (sem compartilhar dados bancários).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MARKETING E VENDAS

Modele seu negócio baseado na visão do seu cliente ideal

A consultoria online oferece um novo formato para quem deseja desenvolver seus serviços e expandir seu negócio. Para o Personal Trainer, essa oportunidade vem se mostrando a melhor opção para aumentar o número de alunos e a renda, mas como definir seu cliente ideal? Neste momento de quarentena por conta

VEJA MAIS >