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Como definir meu nicho de mercado!

Para iniciarmos essa leitura gostaria de ir direto ao ponto. Para quem ainda está em dúvida sobre a importância da definição de nicho de mercado, essa pergunta deve ser recorrente:

É possível construir uma consultoria sem definir meu nicho de mercado? 

O nicho de mercado é o caminho para se destacar entre os demais profissionais da área. Quem desenvolve uma especialização segue uma linha em direção aos seus objetivos, enquanto quem não o define continua atirando para todos os lados, sem ter um campo onde possa se destacar.

É possível que você prefira atender diversos grupos e não se aprofundar em um único, mas essa decisão não garante uma comunicação assertiva ou rendimentos.

Eu sei, parece difícil ter que escolher por uma segmentação, você pode ter a impressão de que é muito mais válido atender uma grande demanda do que segmentar e “fechar” em nicho de mercado.

Caso queira entender um pouco mais sobre esse assunto dá um confere em Modele seu negócio baseado na visão do seu cliente ideal. Nesse texto nós apresentamos algumas ferramentas que auxiliam no processo de definição de segmento, nicho e mercado. Aproveite!

E agora, bora ver como isso funciona na prática?

Primeiro: Uma reflexão sobre o seu negócio

É importante levar em consideração 3 fatores essenciais para a definição do seu nicho, que vão além dos conceitos básicos. São eles:

  • Seu interesse em atender esse nicho de mercado, a famosa paixão.
  • O conhecimento que você desenvolveu e quer desenvolver para atender a esse nicho, o que podemos chamar de vocação.
  • E a rentabilidade desse nicho, ou seja, tamanho e demanda desse nicho.

Você sabe responder essas questões? Elas indicam sua habilidade e interesse em se desenvolver uma autoridade em determinada área. Faça uma análise sobre essas 3 questões e ao final do texto você me conta como definiu sua consultoria e o nicho de mercado que você quer atender.

Mas para chegarmos ao fim desse texto com todas esses conceitos definidos e prontos para serem colocados em prática precisamos responder a uma pergunta:

Definir meus serviços é importante?

Seu serviço deve corresponder às expectativas e necessidades dos seus alunos, ou seja, “eu acompanho meu público-alvo e ofereço um serviço que atende as suas dores.” Um alinhamento entre o que você fazcomo faz e para quem faz. Não é tão complicado, né?

Para o Personal Trainer o primeiro passo é identificar qual ou quais serviços irá vender. Esta é uma etapa criteriosa, pois a partir dela vamos desenvolver toda sua estratégia de marketing.

Desta forma, preparamos uma tabela que vai te ajudar a organizar todos os passos desse processo, tenho certeza que com esse apoio vai ficar muito mais fácil.

A tabela une as definições de serviço, com todas as suas descrições e tabulações, assim como as de nicho de mercado, e ainda inclui exemplos com imagens. Descomplicamos esse processo para você, é só completar com as suas informações e aproveitar os resultados que virão.

Definindo Serviços e Nicho de Mercado [Com material]

Agora sim, chegou a hora de você estipular qual é de fato o seu serviço e seu nicho de mercado. Com essas duas definições você vai unir o que há de melhor nas suas experiências e oferecer para os seus atuais e futuros alunos.

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Ficamos muito felizes em proporcionar esse aprendizado e contribuir para a carreira do Personal Trainer.

Nos vemos no próximo blogpost! Ahh e não esquece de me dizer aqui nos comentários em qual nicho de mercado você decidiu focar suas estratégias de marketing 😉 

Abraços!

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