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Modele seu negócio baseado na visão do seu cliente ideal

A consultoria online oferece um novo formato para quem deseja desenvolver seus serviços e expandir seu negócio. Para o Personal Trainer, essa oportunidade vem se mostrando a melhor opção para aumentar o número de alunos e a renda, mas como definir seu cliente ideal?

Neste momento de quarentena por conta do COVID-19, por exemplo, muitas pessoas procuram por treinos online para manter sua saúde física e mental. Foque em seu nicho e reforce a importância da atividade física com acompanhamento profissional para garantir resultados.

Para estruturar sua consultoria online, é preciso atenção em alguns passos que garantem uma comunicação eficiente. Antes de iniciar, vamos compreender como esses elementos direcionam seu negócio, levando a uma comunicação que se conecte com seu cliente ideal e realmente converta.

O primeiro conceito a ser explorado é o de público-alvo, passo de grande importância para estruturar sua consultoria.

Qual o conceito de público-alvo e cliente ideal?

O público-alvo refere-se a um grupo específico de consumidores que compartilham o mesmo perfil ou perfil semelhante. Sendo assim, é ao público-alvo que deverá ser direcionada todas as ações de marketing e vendas, uma vez que esse grupo está mais suscetível a se interessar no seu conteúdo e comprar seus serviços.

Perceba que o público-alvo se trata de um conceito mais abrangente, que lhe fornecerá uma visão ampla. Já no caso do cliente ideal, você poderá trazer elementos mais estratégicos e compreender melhor que tipos de clientes geram mais receita para o seu negócio.

Dentro da estratégia de cliente ideal há um plano tático muito famoso, conhecido como a definição da persona. O conceito e aplicação deste plano serão aprofundados na 2ª etapa desta Maratona.


Importância do público-alvo


O Personal Trainer que decide trabalhar sem definir seu público assume os riscos de uma comunicação falha, ou seja, uma estratégia que pode dar muito trabalho ao ser formulada, mas pouco ou nada eficiente.

Dessa forma, ao comunicar-se com seus clientes sem conhecer suas necessidades, características e hábitos, correrá o risco de não prender sua atenção. Perceba que esse processo envolve uma certa empatia, o interesse em conhecer com quem você se comunica deixa de ser uma opção e passa a ser uma prioridade.

Pense sobre os alunos que você atende nesse momento. Quem são eles? O que eles gostam? O que odeiam? Qual sua rotina? Quais seus objetivos? Seus sonhos?

Tudo bem se você não souber responder essas perguntas nesse momento, mas reserve um tempo para pensar sobre isso. Talvez seus alunos tenham características totalmente distintas.

De todo modo, no futuro, quais alunos você gostaria de atender? Em qual nicho você gostaria de concentrar seus esforços? Como você poderia ajudar, com a sua consultoria, a resolver os problemas dessas pessoas?

Caso seu público-alvo ainda esteja muito abrangente e você não consiga enxergar bem as suas estratégias, vamos trabalhar outra definição também muito importante para o seu negócio.

Mercado vs. Segmento vs. Nicho

Hoje suas ações podem não estar convertendo por duas razões:

  • São muito abrangentes e não atraem, pois não imprimem credibilidade.
  • Estão se comunicando com um público que não é o seu foco, não se conectam ao seu serviço e a forma de prestá-lo.

    Para entender melhor as definições vamos esclarecer:

Mercado se refere a algo amplo, com diferentes possibilidades e ramificações. Um bom exemplo é o mercado fitness ou mercado de saúde, neles se encontram todos os públicos interessados na área.

Já o segmento  é definido por caminhos mais específicos. Como o próprio nome sugere, ele segmenta uma parte do mercado. Dentro do mercado fitness, por exemplo, possuímos a segmentação de público que se interessa por emagrecimento.

No caso do nicho, este é ainda mais específico, pois se insere como um recorte dentro do segmento. O nicho corresponde à uma parcela de pessoas com os mesmos gostos e interesses, faixa etária e comportamentos.

Ao olharmos para o segmento emagrecimento, notaremos que diversos perfis podem se encaixar neste interesse. Nichar o seu público significa encaixar o que há de melhor nos seus serviços, buscando equivalência nos interesses do nicho.

Em outras palavras, definir o nicho é buscar quem tem o problema que o seu serviço poderá solucionar.   

Como definir o seu serviço e nicho de mercado?

Agora vamos falar sobre o serviço que você oferece, pois é ele que vai resolver o problema do seu público-alvo. Parece uma tarefa simples, planos de consultoria e treino online, certo?

Mas não se esqueça, seu serviço precisa estar orientado com o que você faz, como faz e para quem faz.

Agora que você compreende todos esses conceitos, e como eles são importantes para  sua consultoria e se aplicam ao seu serviço. É hora de definir seus serviços e analisar em qual nicho de mercado irá atuar.

Aqui começaremos uma fase importante para a nossa maratona. Fique atento, o próximo blog post da 1ª Semana de Maratona, além de um material completo, fornecerá todas as orientações para definir seus serviços e encontrar o nicho de atuação. 

Antes disso, preparamos um e-book completo para você entender como seu público-alvo pesquisa seus serviços na internet e como encontrá-lo.

Ainda, você verá como potencializar suas pesquisas de público com ferramentas como Google Trends e Planejadores de Hashtags. 

Já conhece alguma delas? Aproveite para se aperfeiçoar, mas se ainda não conhece, esse material feito com muito carinho pela equipe MFIT Personal para te auxiliar nesse momento  🙂

Não se esqueçam, foco na Maratona de Marketing e Vendas. Nos vemos no próximo material!

Até lá!

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