fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como ensinar a consciência corporal para seus alunos

Saber ensinar consciência corporal é uma habilidade necessária para quem é personal. Veja o post abaixo e mais sobre como ensinar essa técnica!

Você, personal trainer, com certeza sabe que a consciência corporal é uma das habilidades com maiores benefícios para quem pratica, não é mesmo? Melhora no equilíbrio, na saúde mental, física e emocional. Porém, ensinar consciência corporal pode se tornar uma tarefa muito difícil quando os treinos acontecem a distância.

Para quem ultrapassa as dificuldades da consciência corporal, as vantagens aparecem logo nos primeiros dias. Essa habilidade não se limita à prática de prática de exercícios físicos. Nesses casos, é possível perceber nitidamente uma melhora nos resultados das atividades físicas.

Pensando nisso, selecionamos as principais informações acerca da prática de consciência corporal que podem – e vão! – te ajudar. Com benefícios, dicas e, principalmente, como incorporar essa prática durante sua consultoria online. Mas antes, vamos entender melhor o que é consciência corporal.

Afinal de contas, o que é consciência corporal?

A consciência corporal é uma habilidade relacionada ao conhecimento pessoal e físico, entendendo e explorando os limites do nosso corpo. Essa é uma prática comum tanto para quem pratica exercícios, quanto para quem quer entender como nosso organismo funciona nas atividades diárias.

Então, se você tem alunos que encontram dificuldades maiores para se movimentar, esse é mais um motivo para estar atento ao tema! Para quem se considera desastrado, a consciência corporal pode ajudar a entender como nosso corpo funciona e onde nos localizamos em relação ao ambiente.

Para além disso, também podemos entender a consciência corporal como a habilidade de conhecer as funcionalidades do nosso corpo. Apesar de ser um conceito simples, na prática as coisas podem ser um pouco mais complicadas. Trata-se de uma aptidão complexa e profunda sobre nós mesmos.

Para os profissionais que se preocupam em ensinar e aplicar a consciência corporal para seus alunos, esse aspecto é motivo de destaque. Quer saber mais sobre como ser um personal de sucesso? Confira a entrevista que fizemos com o Personal de Sucesso na sua Consultoria Online, Leandro Ferreira!

personal-ensinando-consciência-corporal.jpg

Foto de Johnny Garcia

Benefícios da consciência corporal

O principal benefício da consciência corporal é a capacidade de perceber as posturas corretas para todos os nossos movimentos diários, de forma que alcancemos bem-estar e qualidade de vida. Para além disso, podemos listar as vantagens como sendo:

  • Diminui dores causadas pelas atividades cotidianas;
  • Melhora no equilíbrio físico;
  • Melhora na estabilidade;
  • Qualidade de vida e bem-estar;
  • Melhora na saúde mental e física como um todo.

Como ensinar a consciência corporal?

Pode parecer complicado, mas com um pouco de calma e estudo você vai perceber que não é! Por isso, personal, pode ficar tranquilo! O desenvolvimento da consciência corporal é uma atividade conjunta de corpo e alma.

Quando falamos sobre alma, falamos, sobretudo, sobre nossa capacidade mental. Isso é facilmente explicado quando entendemos a relação do nosso organismo com ligações neurais.

Existem alguns exercícios que ajudam no processo de consciência corporal, inclusive os movimentos comuns do nosso dia a dia. Por exemplo, se você sente dores fazendo algum tipo de atividade, um exercício de consciência corporal pode ser a solução que você precisa e nem sabe!

Que tal um exemplo prático?

Durante os treinos de musculação, você pode solicitar ao aluno que ele observe seus movimentos não só nos exercícios de musculação, mas também nas pausas e na troca de um exercício para outro: a maneira correta de levantar, a postura certa e a intensidade indicada.

Além disso, outro exercício que pode ajudar no processo de ensino da consciência corporal é a ginástica holística: movimentos simples, precisos e com bons resultados. Também é importante mencionar que a consciência corporal é uma habilidade adquirida aos poucos e deve ser lembrada em todas as atividades cotidianas.

Mas, e agora, como vou aplicar tudo isso nos treinos?

Para aplicar essa técnica nos treinos, é preciso considerar a maneira com que as aulas estão sendo realizadas. Treinar em casa é um desafio tanto para os alunos quanto para os professores, apesar disso, também há alguns desafios. Já fizemos, inclusive, uma publicação falando sobre as vantagens de treinar em casa com personal trainer. Confira!

Para os exercícios físicos, a consciência corporal é responsável por nos fazer entender nossas capacidades e limites. Ela funciona, ainda, como uma ótima alternativa para impedir que a gente extrapole nossas limitações e nos machuquemos.

Como já adiantamos, os exercícios de consciência corporal podem ser aplicados durante os treinos quando há a troca de um para outro.

Além disso, é interessante salientar para o aluno as alternativas de exercícios de consciência corporal para além do treino, como na hora de sentar, levantar ou, até mesmo, para ficar em pé durante algumas horas.

Na musculação, a consciência corporal funciona para que você não force mais do que deveria e tenha conhecimento sobre seus limites. Dessa forma, os resultados chegam ainda mais rápido e da maneira mais saudável possível.

Quais os melhores exercícios para ensinar a consciência corporal?

  • Agachamentos: o agachamento é um exercício que treina não só os músculos inferiores, mas também no processo de equilíbrio e estabilidade;
  • Exercícios com base de apoio: novamente, as atividades em base de apoio trabalham com a concentração e equilíbrio físico.

Lembre-se que um profissional que trabalha com percepções físicas tende a ser um diferencial no mercado de trabalho.

Acesse nossas outras publicações no blog e confira mais informações, dicas e novidades para personal trainers.

Clique aqui para conhecer o nosso curso gratuito de consultoria online para personal trainer

Ensine seus alunos de forma eficaz com o app da MFIT!

Agora que você já sabe como aplicar a consciência corporal de forma correta, chegou a hora de por isso em prática! No nosso app você pode gerenciar o treino dos seus alunos à distância e presencialmente.

➡️ Clique aqui e faça um TESTE GRÁTIS no melhor aplicativo para personal trainer (sem compartilhar dados bancários).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MFIT AJUDA

Exercícios para fazer em casa: oportunidade para personal trainers

Confira como personal trainers podem aproveitar a prática de fazer exercícios em casa para ganhar dinheiro. Nos últimos anos, muitas pessoas começaram a fazer seus exercícios físicos em casa, transformando cadeiras, cabos de vassoura e outros objetos cotidianos em instrumentos de musculação. A prática de fazer exercícios em casa se

VEJA MAIS >