Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como ser um personal trainer qualificado para o mercado?

Não adianta só ter diploma de Educação Física: conheça as características essenciais para ser um personal trainer qualificado no mercado!

O mercado fitness está super aquecido — tanto em termos de clientes como em número de profissionais da Educação Física. Então, como ser um personal trainer (dos bons!) nos dias de hoje?

Esse é uma dúvida que passa pela cabeça até dos profissionais mais experientes. Afinal, todos querem se manter atualizados, né?

Por isso, preparamos um compilado para te dar o caminho das pedras!
Ficou interessado, prof? Então, olha só o nosso checklist de um bom personal trainer!

O personal trainer qualificado encontra um mercado aquecido

Antes de compartilhar dicas de como se posicionar bem no mercado, é bacana entender qual é a figura do personal trainer nos dias atuais, e porque ela é tão procurada para contratação.

Se a palavra “personal” significa pessoal ou individual… profissionalmente, ela representa um formato de atendimento exclusivo. Afinal, quem não quer se sentir exclusivo, não é mesmo?

Esse tipo de relação profissional demorou para conquistar o seu espaço, mas eventualmente as pessoas perceberam que treinar sem supervisão não era o ideal, gerando lesões e oferecendo menos resultados.

Além disso, os consumidores tiveram a oportunidade de aprender cada vez mais sobre personal training, se tornando mais críticos e informados, o que incentivou melhorias no padrão de qualidade esperado dos personal trainers. Por isso, muitos profissionais precisaram se atualizar, adaptando-se para oferecer um serviço mais adequado às demandas do mercado.

Como se tornar um personal trainer qualificado?

Quem pretende seguir a carreira de personal trainer precisa investir em educação de qualidade.

Assim, há conhecimentos que são indispensáveis, como cursar a graduação de Educação Física, já que somente com o diploma desse curso é possível atuar como personal trainer.

Além disso, é preciso que o profissional de Educação Física trabalhe de forma regularizada, ou seja, é preciso obter um registro no Conselho Federal de Educação Física.

No entanto, existem habilidades fundamentais que a faculdade não vai te ensinar… e, sem elas, fica difícil ser um personal trainer de sucesso!

Confira algumas qualidades que vão te ajudar a se destacar no mercado e ir além do seu diploma:

personal-trainer-qualificado-atendendo-aluna

Foto de Pixabay no Pexels

Checklist do personal trainer qualificado

Caprichar na metodologia

A forma com que você repassa os ensinamentos que a faculdade de Educação Física te ensinou faz toda a diferença. Afinal, é fundamental partir da premissa de que seu aluno não sabe como executar um exercício. Aliás, foi por isso que ele te contratou!

Porém, acredite: muitos personais não se dão conta disso, o que prejudica muito a didática e compromete não apenas a experiência do aluno, como o seu engajamento e, claro, seu resultado!

Além disso, um personal trainer qualificado sabe ensinar sobre consciência corporal para o aluno, ajudando-o a se sentir apto e capaz de executar os treinos prescritos.

Por fim, seja honesto, personal:
Você procura estudar mais?
Se garante – de verdade – na hora de explicar as formas corretas de executar cada exercício, sabendo exatamente porque eles devem ser assim?
Entende a necessidade de personalização dos exercícios para cada aluno – ou simplesmente replica os treinos sem fazer aqueles ajustes e alterações pertinentes?

Desenvolver uma técnica eficiente de treino para diferentes pessoas (com corpo, metabolismo e rotinas completamente distintos) é seu maior desafio. E aí? Você está cumprindo essa missão com qualidade, prof?

Manter a atitude positiva

Cá entre nós:
Se exercitar é super importante – mas, não é uma missão fácil!

Muito antes de liberar adrenalina, seu aluno vai ter que suar, correr, pular, puxar peso… e aí, não dá pra fugir das dores do corpo!

Por isso, não dá para chegar no aluno e dizer “olha, se exercitar é super chato, mas se você quer emagrecer, tem que aguentar”. Muito bad vibes, né?

Em vez disso, seja um ponto de apoio do seu aluno:
Se tá difícil, afirme que valerá a pena; se dói, anime ele para chegar até o fim da série, etc…

Seja empático com seu aluno. A vida já é dura o suficiente – e a última coisa que ele precisa é se estressar enquanto pratica atividades físicas, que deveriam fazer bem pra sua saúde mental. Então, não custa nada ser uma pessoa gentil e pra cima!

Afinal, ninguém contrata um personal trainer que só reclama — da academia, do trabalho, do aluno, do que seja. Simplesmente não combina!

A gente sabe que você foi contratado pelo treino – mas, alto astral é decisivo para fazer o seu contrato de personal trainer durar!

Ser um exemplo de liderança

O aluno está depositando bem mais que os valores em dinheiro em você: ele está oferecendo confiança na sua habilidade de liderá-lo rumo ao seu objetivo fitness!

Por isso, um personal trainer qualificado precisa demonstrar que tem tudo sob controle, que sabe o que está fazendo, que indicou cada treino porque estudou o suficiente para entender que é o correto naquele momento. Em resumo: deve passar segurança para o aluno. Ninguém quer seguir alguém que está perdido!

Ter ética e integridade

Esses dois valores são fundamentais para nortear as atividades e relações humanas – e não pode ser diferente na relação entre professor e aluno, né?

Por isso, um personal trainer qualificado precisa demonstrar essas qualidades. Para isso, vale oferecer um olhar atento ao seu aluno, manifestar transparência sobre os serviços prestados, cumprir horários, entregar os treinos na data marcada, fornecer suporte ao seu aluno e, caso não possa cumprir esses requisitos por algum motivo, prestar satisfações.

Então, já sabe, prof: seja coerente entre o que você diz e o que, efetivamente, faz.

Manter a organização no serviço prestado

Imagine que você tem mais de 20 alunos por semana para preparar os treinos. Já pensou em como você vai gerenciar os dados desses alunos? A cada treino, cada um deles gera mais informações, como cargas, peso, frequência, etc

Cada aluno possui suas particularidades e você, como personal trainer, tem que saber de cada uma delas. Afinal, a sua consultoria é exclusiva!

Por isso, como essa quantidade de dados está sempre crescendo, não dá para confiar na sua memórianem anotar essas informações em papel – que pode ser facilmente perdido, rasgado, danificado!

Mas, como a MFIT Personal quer te ajudar a crescer como profissional da Educação Física, desenvolvemos uma plataforma específica para o personal trainer registrar todas essas informações, prof!

Com o app da MFIT, a sua rotina de trabalho será otimizada, pois você terá acesso às informações do seu aluno em apenas alguns cliques, de onde estiver. Assim, você com certeza vai ganhar mais tempo e gastar menos energia no dia a dia!

A MFIT te ajuda a fazer sucesso na carreira, prof

Desenvolvendo essas habilidades, a sua agenda provavelmente estará sempre cheia de alunos, prof!

Então, se quiser expandir o seu negócio de personal trainer para além do presencial, clica aqui para conhecer o nosso CURSO GRATUITO DE CONSULTORIA ONLINE.

Já atua com consultoria fitness online e quer conhecer melhor o app da MFIT?
Faça um TESTE GRÁTIS – sem cadastrar nenhum dado bancário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MARKETING E VENDAS

Como fazer fechamento de vendas

Um dos grandes erros cometidos no marketing é tentar realizar vendas com base nas características do seu serviço. A grande maioria das pessoas não compra um plano mensal de acompanhamento com Personal Trainer pela avaliação física ou por ter os melhores treinos cardiorrespiratórios. O que as pessoas buscam gira em

VEJA MAIS >