Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Plano de exercícios físicos semanal: você sabe fazer?

E aí personal, já se pegou perguntando como montar um plano de exercícios físicos semanal interessante de verdade para os seus alunos? Pode não ser uma missão muito fácil montar uma planilha de exercícios versátil o suficiente pra todos conseguirem se identificar, mas que também cumpra o fim de não deixar nada a desejar para aqueles alunos mais avançados.

A MFIT, além de ser a melhor plataforma para profissionais da Educação Física, também se preocupa em oferecer conteúdos que realmente ajudem. Por isso, preparamos dicas certeiras pra te ajudar nesse caminho e fazer com que seja viável desenvolver um plano de exercícios com mais resultados.

Plano de exercícios físicos semanal: por onde começar pensar?

Mesmo passando tantas horas em sala de aula durante a faculdade, nem sempre saímos dela sabendo de tudo o que precisaremos pro dia a dia como um profissional, né?

A montagem do plano de exercícios físicos, na teoria, parece a coisa mais simples do mundo para quem tá de fora: trabalhar os grupos musculares, adequar a intensidade de cada movimento e passar uma quantidade determinada de repetições de cada atividade. Mas, quem trabalha com isso sabe que a realidade é diferente.

Os alunos nem sempre estão focados, ou se adaptam a todos os exercícios que o personal indica. A frequência – ou a falta dela – também pode complicar todo esse processo. Por isso, o pontapé inicial é uma introspecção seguida de uma pergunta:

Comece pensando qual a realidade daquelas pessoas que confiaram em seu serviços. É a hora de ser sincero: eles vão aos treinos? É um horário em grupo ou individual? Como está a situação física de cada um?

Dê uma olhadinha no post “Como fazer uma avaliação física online: guia para personal trainer” e veja como observar esse último ponto!

Respondido isso, vamos um passo além: é preciso também pensar nos equipamentos disponíveis para a prática desse exercício. Isso é indispensável pra não ter retrabalho e ser obrigado a mudar um plano de exercícios físicos em cima da hora só porque uma máquina específica lá citada não tem na academia que seu aluno frequenta. Que probleminha chato, né:?

No caso de exercícios em casa, a adaptação do treino é o que te faz segurar o cliente. Uma garrafa d’agua, um pacote de arroz, a cadeira para subir e descer, o peso do próprio corpo, etc.

Com essa visão geral do que ta rolando, fica mais fácil criar um planejamento de atividades possível de ser executado. Assim, nem você nem seu aluno vão se frustrar por coisas saindo fora do que imaginaram.

Esse é o primeiro passo para montar um plano de exercícios físicos semanais que, de tão básico, as vezes pode ser pulado. Bora então ver 5 dicas pra, depois dessa análise, montar o planejamento semanal massa?

5 dicas para montar um bom plano de exercícios físicos semanal

Essa é uma tarefa que pode pedir um pouco mais de tempo e dedicação, mas é importante demorar o quanto for preciso para alcançar um treino realmente bom. Para ficar um pouco mais divertido esse momento, coloque aquela playlist especial para treinos e entre no clima das aulas.

Pô, você ainda não tem uma lista com músicas para animar seus alunos? Mude isso conferindo nosso post “Músicas para exercícios: potencializando treinos pelo som!” e veja as melhores dicas para montar uma trilha incrível para curtir e enviar junto com o plano de exercícios!

1. Conte com boas ferramentas

Não dá para tentar trabalhar nos dias de hoje e não contar com ferramentas digitais, né? O app da MFIT oferece tudo o que um personal trainer precisa para trabalhar presencialmente ou online. Nele dá para contar com suporte de rotinas, suporte para venda de consultorias, ferramenta de pagamentos, área do aluno e muito mais.

2. É importante ter variedade

Como já falamos, cada pessoa possui diferentes gostos e limitações, sem contar quem se adaptam melhor a um exercício ou outro. Já que é assim, não dá para ter apenas aqueles movimentos ultrapassados – ou só as tradicionais – entre suas opções. O app da MFIT possui uma biblioteca com mais de MIL ideias de exercícios e vídeos explicativos sobre a forma certa de realizar cada um deles.

Confira esse espaço para relembrar a posição correta de braço, perna e postura de cada opção, e também para conhecer novos exercícios que poderá passar para seus alunos. Misture dias com treino de força, cardio e agilidade, sempre contando com a ajuda do app.

Com esse help da plataforma, seus planejamentos de atividades ficarão bem mais completos e a qualidade de seu trabalho vai bombar por aí! Os auxílios à personal trainer baseiam-se, principalmente em:

  • oferecer exercícios do app são separados por grupo muscular;
  • possibilidade de você, personal, montar o treino direto no app e seu aluno terá acesso a ele pela versão do app para o aluno.

3. Lembre-se de pensar no objetivo de cada um

Quando temos vários alunos, principalmente na consultoria online, o objetivo do treinamento é seu norte, e não perder ele de vista te dá munição para direcionar cada série para alcançar resultados de emagrecimento ou de hipertrofia.

Pode acontecer de seu aluno, inclusive, questionar o porquê de não estar fazendo exercício x ou y. Não vão ser raras as vezes que você, como personal, irá ouvir um “tal blogueira faz isso e emagreceu, por que não tô fazendo também?”. Nessas horas, o seu conhecimento técnico é a chave-mestra, então explique sobre biotipo, como funciona o metabolismo e todos esses detalhes que vão te ajudar a passar credibilidade para o planejamento montado.

Você pode até mesmo enviar nosso texto sobre como funciona a transformação de gordura em massa magra pra que seus alunos entendam melhor suas escolhas para a rotina semanal de cada um!

4. Periodização de treino

Já falamos sobre como fazer periodização de treino aqui no blog, mas não poderíamos deixar de citar essa prática. Ela é essencial pra que consigam alcançar os resultados desejados sem que lesione qualquer parte do corpo por excesso de exercício.

A periodização é a ferramenta perfeita para montar rotinas semanais diversificadas, eficientes e que trabalhem todos os grupos musculares. Dividindo o planejamento em ciclos com diferentes fases, o treino não fica tedioso, o corpo é melhor estimulado e o sucesso é mais garantido.

Não esqueça dessa técnica quando estiver separando as atividades de cada dia. Em nossa plataforma, você pode configurar o dia de cada tipo de treino, a duração deles, quais os dias da semana deve acontecer e muito mais. É um suporte perfeito para o personal que deseja aplicar a periodização nos exercícios de seus alunos.

5. Qualidade é melhor que quantidade

Não caia na besteira de aumentar a quantidade de exercícios só para parecer que está oferecendo muito mais serviço. A qualidade do plano de exercícios físicos semanal é mais importante que o número de atividades de cada dia.

Sabemos que pode bater aquela insegurança de passar um treino um pouco menor, mas precisa confiar em seu preparo. Você estudou por anos para conseguir levar pessoas a alcançar seu melhor shape. Esse conhecimento somado as funções de um app de consultoria que ajuda na hora de mostrar a cada aluno a forma certa dos movimentos, é sucesso na certa.

Passe treinos que você sabe que darão resultados, mas que não seja exagerado na duração. Dessa forma, evita lesões nos alunos e conquista cada vez mais reconhecimento na área!

Bônus: mantenha seu aluno motivado!

Mesmo com as melhores dicas para montar um treino legal e eficaz, não vai adiantar nada se seu aluno não se dedicar, né? Então, tão importante quanto fazer um bom planejamento, é motivar quem você instrui para que ele siga o plano. Esse é um trabalho que precisa do esforço das duas partes.

E você pode até estar pensando que não é sua responsabilidade essa parte, mas é sim! Tanto para manter a quantidade de alunos que possui, quanto para ter aquela realização de conseguir atingir uma meta de um aluno. Afinal, quem não gosta de ver seu trabalho dando certo, né??

Existem diversas formas para incentivá-los, basta conferir as melhores delas no post “Veja como motivar seus alunos a manter foco no treino” e escolher qual aplicar!

Veja uma ideia de plano de exercícios físicos semanal!

Seja para hipertrofia ou emagrecimento, é preciso variar os grupos musculares e estilos de exercícios durante a semana. Confira agora uma opção de plano-base para adaptar a cada aluno que possui!

Dia da Semana Tipo de exercício
Domingo Descanso ativo: caminhada
Segunda Aeróbico + Peito (Força)
Terça Inferiores (Força)
Quarta Aeróbico + Costas (Força)
Quinta Agilidade
Sexta Inferiores (Força)

 

Essa não é uma regra para um plano de exercícios físicos semanal, mas uma ideia de referência. Conte com todas as nossas dicas e nossa plataforma para elevar o nível de seus serviços como personal trainer, oferecendo o melhor para seus alunos!

Gostou desse conteúdo? O app da MFIT é perfeito para montar treinos! Conheça todas as funcionalidades do app e não esqueça de voltar aqui no blog da MFIT para ver mais conteúdos que vão ajudar no seu dia a dia como profissional. Até a próxima!

MARKETING E VENDAS

Como fazer perfil comercial no Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no momento. No período de quarentena muitos Personal Trainers utilizam a ferramenta para atrair e reter alunos, fazendo lives e publicando conteúdos diários.  Como foco em estratégia de atração de alunos pelo Instagram, aprenda como mudar o Perfil pessoal para Perfil

VEJA MAIS >
MARKETING E VENDAS

Como definir o preço como personal trainer?

Personal, você já definiu o seu preço como personal trainer? Vem conferir as nossas dicas de precificação nesse post! Na carreira de personal trainer, a etapa de fechamento de vendas é muito importante. Mas, na hora de receber por elas, você sabe quanto cobrar pela sua consultoria online,prof?  Não é muito fácil

VEJA MAIS >