11 jan 2019

MFIT Ajuda: Como fazer periodização de treinos no app.

Periodização de Treinos

Automatizar o maior número de processos para gerenciamento de clientes é um verdadeiro desafio. Algo que ajuda muito na rotina de trabalho. Quando se trata de treinos, isso é ainda mais importante. Pois o tempo investido para fazer todo o processo de treino do aluno, é um dos elementos principais  de precificação. Fazem o personal ter menos tempo e encarecer mais o seu custo-hora.

Um dos pedidos mais feito para a MFIT Personal foi a possibilidade de fazer a periodização dos treinos. Criar rotinas de treinos para um período fechado e liberá-los na medida da progressão do aluno, de forma automática. Em 2019 o recurso foi implementado, buscando otimizar o trabalho dos clientes.

Vamos aprender mais sobre esse recurso no sistema? Bora lá!

O primeiro passo então é, anterior a usar o recurso, definir qual vai ser o objetivo e formato dessa rotina periódica. Isso significa, se vai ser uma consultoria online ou só uma prescrição. Como o serviço será transmitido nesse treino, se é um mês, dois ou mais. É muito importante que você defina esse processo, porque no sistema fica mais fácil para que você saiba qual a finalidade vai dar para a rotina. Seja ela padrão ou personalizada para o aluno.

E já que falamos nisso, qual a diferença entre uma rotina padrão e uma personalizada no sistema?

Uma rotina padrão serve ao propósito mais generalista de treino. O que seria isso? Quando você capta um cliente que não precisa, por exemplo, de um treino muito especializado, como um atleta. Então você pode criar no sistema uma rotina que se adeque a mais de um público, perfil de pessoa ou ainda, nível de treino. EX: Um treino mais focado na ambientação do aluno com equipamentos.

Como fazer uma rotina padrão no sistema?

A criação da rotina padrão é bem simples, basta você fazer o seu login e no seu menu, clicar na opção de treinos e rotinas, como mostramos no processo a seguir.

Após clicar no recurso de treinos e rotinas, haverá algumas opções para criação. Você pode definir uma rotina por cada fase do seu aluno. Então a plataforma permite dividir por sexo e por níveis, sendo eles, adaptação, iniciante, intermediário ou avançado.

Você pode criar uma rotina para cada situação. Vale, como dito, avaliar se o público que você atende absorve uma rotina padrão, especialmente aquele mais avançado.

A Rotina personalizada 

A outra forma de criar uma rotina é aquela mais personalizada para o aluno, então você pode ir até o seu aluno, acesse a área de treinos e configure a rotina ideal, com um treino mais direcionado, beleza?

Obs: Nas duas situações, padrão ou personalizado, o sistema permite fazer a periodização.

Fazendo a periodização

Entendido e alinhado esses pontos, basta criar uma rotina de treino, alimentando com dados que vão de acordo com o objetivo do seu serviço. Então, se estamos falando de uma rotina do aluno de consultoria on-line para emagrecimento, por exemplo, posso ter a rotina padrão com esse nome. E dentro dela, os treinos que correspondem a esse foco. Isso facilita na sua organização.

Depois defina o início e fim dessa rotina o modelo da rotina, se ela será com treinos numerados ou por dia da semana. Depois o objetivo dela, reforçando aqui o foco no serviço e depois a dificuldade. Se tiver feito no modo padrão, essa informação já vai constar quando escolher entre as opções de nível para a padronização.

No campo de observações, deixe algum apontamento para sua consulta. Interessante deixar alguma informação sobre o aluno e o que ele apontou em alguma conversa de alinhamento.

Arquivamento de rotina 

Na periodização, quando quiser que uma rotina, ao chegar na data-fim selecionada, seja automaticamente arquivada, basta deixar a opção “arquivar essa rotina quando ela vencer” SELECIONADA. Dessa forma, o aluno verá somente a rotina que cabe ao período atual iniciado.  Então o aluno não vê os treinos de outra rotina passada, somente a que está em sua fase atual de uso.

Exibição de rotina futura 

Agora, caso queira que a próxima rotina seja exibida somente quando chegar na sua data de início configurada, deve deixar a opção de “não exibir a rotina antes da data de início” SELECIONADA. Sendo assim,  você autoriza o sistema a disponibilizar para o aluno a próxima rotina apenas quando chegar na sua data de início. Enquanto uma rotina de treinos ainda não vencer, a próxima não será exibida.

Logo, com as duas opções selecionadas, quando uma rotina vence, é arquivada automaticamente. A próxima com data de início é liberada para o aluno executar.

Caso não queira deixa-las selecionadas, o sistema não fará a periodização, cabendo ao professor(a) arquivar manualmente a rotina vencida.

Rotina pronta - MFIT Personal

Rotina pronta – MFIT Personal

Concluindo…

Está feita a periodização com apenas poucos passos. Dessa forma você só se preocupa em prescrever as rotinas seus treinos para cada tipo de aluno. O sistema faz o resto, liberando uma a uma para o aluno.

A prescrição automatizada de treinos ficou ainda mais fácil com a MFIT Personal. Esperamos que esse recurso te ajude a economizar tempo e gerenciar com mais qualidade a sua rotina de trabalho.

Visite também nosso Instagram: @mfitpersonal

Bons treinos!

Profissional de Marketing e Relações Públicas. Habilidoso com piadas ruins, mas muito bom com iniciativas estratégias. Adoro tecnologia, empreendedorismo e marketing digital, mas o que move essa carcaça de 78kg é a paixão pela pesquisa.

Comentários

  • HENRIQUE TORRES DE OLIVEIRA13 fev 2019

    Legal essa. Gostaria de ter a opção de copiar o treino de alguém para poder aplicar para outro aluno

    • MFit Personal11 mar 2019

      E aí Henrique beleza?

      Essa opção já está disponível! Você pode clicar em “Clonar” ao lado da rotina de treino do aluno e copiar para outro

  • Francisco Neto20 maio 2019

    Acho a ferramenta de vocês sensacional pois facilita muito o nosso trabalho, gostaria de saber no caso de abrir uma opção no sistema para periodizarmos por semana, já deixando estipulado séries, repetições, carga, descanso e cadencia.

    • Victor Novack07 jun 2019

      Olá Francisco, beleza? Valeu pelo feedback, bacana. Quanto a periodização, você pode prescrever ref. a uma semana e na configuração do tempo de duração da rotina (data inicio e data fim), deixar uma semana também. Dessa forma consegue periodizar por semana ou mês, como preferir. Abraço!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *