fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como fazer periodização de treinos no app.

Sabia que a periodização de treinos é uma das formas que um personal pode entregar valor para seus alunos? Pra quem não entende muito bem o que é essa prática podemos dizer, de forma bem simples, que a periodização é uma forma de alternar os exercícios de acordo com os objetivos específicos dos alunos e ter a certeza de que o corpo vai receber diferentes estímulos. 

Para você personal, temos uma notícia: existe uma forma de otimizar seu trabalho e criar automações que eliminem suas preocupações sobre a periodização de treinos. Quer descobrir como?! Utilizando o app MFIT Personal, você pode cadastrar suas rotinas padrões e, com o tempo, liberá-las para seus alunos. Algo que ajuda muito na rotina de trabalho!

Quer saber mais sobre esse assunto? Neste artigo, criamos um guia sobre a periodização de treinos. Aqui, você – e seus alunos – poderão tirar as principais dúvidas sobre a prática e, mais ainda, poderá aprender a automatizar o processo utilizando o app. Bora lá?

Salva aí para ler mais tarde: Ferramentas para aumentar a produtividade como Personal Trainer

Antes de tudo: o que é a periodização de treino? 

A periodização de treinos é uma grandíssima aliada nossa para garantir o alcance dos resultados que os alunos desejam com a prática de atividade física e, ainda, fazer com que isso aconteça no tempo correto. A prática nada mais é do que a criação de diferentes treinamentos, organizados em diferentes fases, que são dispostos em um calendário. 

É a periodização que vai ajudar a evitar lesões e a fadiga extrema, que são provocadas pela repetição excessiva de um único tipo de treinamento. Ela também atua para garantir que o atleta trabalhe diferentes pontos e musculaturas ao longo de sua semana, fazendo com que o corpo se desenvolva a partir de estímulos diferentes. 

Com o app da MFIT, você pode criar, desde o início do seu trabalho com um novo aluno, sua periodização de forma antecipada. Os treinos funcionarão como fases de um jogo, que o aluno “desbloqueia” conforme o seu progresso na atividade física. Legal, né?

A importância de uma boa periodização 

Beleza, você sabe o que é a periodização, mas qual a sua importância para os alunos?

Ela é importante para, principalmente, certificar-se de que um atleta – seja este um atleta amador ou profissional – tenha uma rotina de treinos eficiente. O que é diferente de treinar apenas realizando exercícios sem objetivos bem definidos, de forma aleatória. Entendeu?

Esse processo, feito com a ajuda de um personal trainer, também ajuda a garantir que as metas do atleta sejam atingidas com excelência. Por exemplo, um atleta profissional do futebol usará de sua periodização de treinos para garantir que, quando chegar o dia de uma competição importante, estará bem preparado. 

Sem uma periodização bem feita e bem embasada, esse atleta poderia chegar muito cansado e desgastado em sua competição. Algo que, vamos concordar, não é isso que queremos, né?!

Como criar uma periodização de treinos utilizando a MFIT

Um dos pedidos mais recebidos aqui pelo time da MFIT Personal é sobre a possibilidade de fazer a periodização dos treinos – criar rotinas de treinos para um período fechado e liberá-los na medida da progressão do aluno, de forma automática. Como a voz do povo é a voz de Deus, já faz alguns anos que esse recurso já está no ar e, aqui, você pode entender como configurá-lo.

Bora aprender mais sobre esse recurso no app? Então, siga com a gente:

Primeiro, defina os objetivos da sua nova rotina

Antes mesmo de utilizar o app, o primeiro passo que você deve seguir é definir qual vai ser o objetivo e formato dessa sua rotina periódica. Aqui vão algumas perguntas que podem servir de guia para você nesse momento:

  • Será uma consultoria online ou apenas uma prescrição de exercícios?
  • O serviço será prestado de forma online, presencial ou híbrida? – com o app MFIT, você pode criar rotinas para as três situações;
  • Qual o tempo de duração: um, dois, seis meses ou mais?
  • Esse é um treino padrão ou ele será personalizado de acordo com as necessidades específicas de um aluno?

Se estiver trabalhando com consultoria online, temos outro conteúdo que pode te ajudar também! Acesse: Como montar um treino online para consultoria.

É muito importante que você cumpra esse processo, viu? Desse jeito, fica muito mais fácil fazer os ajustes da nova rotina que será cadastrada no app. Seja ela uma rotina padrão ou personalizada para o aluno.

E já que falamos nisso, você sabe qual a diferença entre uma rotina padrão e uma personalizada no sistema?

Não? Então bora lá!

Entendendo a rotina padrão

Uma rotina padrão serve ao propósito mais generalista do treino. 

Mas como isso funciona na prática? 

Quando você capta um cliente que não precisa, por exemplo, de um treino muito especializado, como um atleta. Então você pode criar no sistema uma rotina que se adeque a mais de um público, perfil de pessoa ou ainda, nível de treino. 

Exemplo: Um treino mais focado na ambientação do aluno com equipamentos.

Como fazer uma rotina padrão utilizando o app MFIT

A criação da rotina padrão é beeeem simples! É só realizar login e no seu menu clicar em “biblioteca de treinos”, como mostramos nos prints:

Depois de clicar no recurso de treinos e rotinas, vão aparecer algumas opções para criação. Você pode, por exemplo, definir uma rotina por cada fase do seu aluno. A plataforma também permite categorizar os novos cadastros por sexo e pelos níveis: 

  • adaptação;
  • iniciante;
  • intermediário;
  • ou avançado.

Você pode criar uma rotina para cada situação. Mas, lembre-se, como já te avisamos: vale avaliar se o público que você atende absorve uma rotina padrão, especialmente aquele público mais avançado.

Crie sua rotina e defina a periodização

Agora que você já entendeu o objetivo da sua periodização e o tipo que ela se encaixa, é hora de criar uma rotina de treino, alimentando-a com dados que vão de acordo com o escopo do seu serviço. 

Então, se estamos falando de uma rotina do aluno de consultoria on-line para emagrecimento, por exemplo, você pode ter uma rotina padrão com esse nome. E dentro dela, os treinos que correspondem a esse foco. Isso facilita – e muito – sua organização!

Depois, defina pontos como:

  • o início e fim dessa rotina;
  • o modelo da rotina;
  • se ela será com treinos numerados ou por dia da semana;
  • o objetivo dela;
  • e a dificuldade. 

Se tiver feito no modo padrão, essa informação já vai constar quando escolher entre as opções de nível para a padronização.

No campo de observações, deixe algum apontamento para sua consulta. É legal deixar alguma informação sobre o aluno e o que ele apontou em alguma conversa de alinhamento.

Assim, você demonstra que mesmo criando algo automatizado, está dando atenção para as especificidades de seu aluno. Essa é uma ótima tática para fidelizar seus alunos – já pensou nisso? Aprenda mais sobre o assunto no link: Como criar um plano para fidelizar alunos.

Como configurar o arquivamento de rotinas?

Se quiser que uma rotina, quando chegar em sua data-fim selecionada, seja automaticamente arquivada, é só você deixar a opção “arquivar essa rotina quando ela vencer” selecionada. 

Dessa forma, o aluno só vai ver a rotina que cabe ao período atual iniciado – ou seja, o aluno não vê os treinos de outra rotina passada, somente a que está em sua fase atual de uso.

Exibição de rotinas futuras

Agora, se quiser que a próxima rotina seja exibida somente quando chegar na sua data de início, você precisa deixar a opção de “não exibir a rotina antes da data de início” selecionada. 

Desse jeito, você condiciona o sistema a disponibilizar para o aluno a próxima rotina só quando sua data de início chegar. Enquanto uma rotina de treinos não vencer, a próxima não será exibida.

Resumindo, com as duas opções selecionadas você terá criado um cenário assim: quando uma rotina vencer, será arquivada automaticamente. Enquanto isso, a próxima rotina será liberada para o aluno. Nada mal, né?!

Por outro lado, se não selecionar essas opções, o sistema não fará a periodização, e vai ficar à cargo do(a) professor(a) arquivar manualmente a rotina vencida, beleza?

Está pronta a sua rotina automática no app MFIT Personal!

Com pouquíssimos passos, já está feita a sua periodização de treinos automática! Depois disso, você só precisa se preocupar em prescrever as rotinas dos seus treinos para cada tipo de aluno. O sistema faz o resto, liberando uma a uma para o aluno.

Diz aí: a prescrição de treinos ficou ainda mais fácil com automatização da MFIT Personal, você não concorda? 

Esperamos que esse recurso te ajude a economizar tempo e gerenciar com mais qualidade a sua rotina de trabalho.

Visite também nosso Instagram: @mfitpersonal

Bons treinos!

Faça sua consultoria online com o app da MFIT: o melhor app para personal trainer do mercado!

Quer saber mais sobre como ajudar o seu aluno a ter o melhor desempenho? No app da MFIT você pode gerenciar o treino dos seus alunos da forma que quiser!

➡️ Clique aqui e faça um TESTE GRÁTIS no melhor aplicativo para personal trainer (sem compartilhar dados bancários).

9 respostas

  1. Acho a ferramenta de vocês sensacional pois facilita muito o nosso trabalho, gostaria de saber no caso de abrir uma opção no sistema para periodizarmos por semana, já deixando estipulado séries, repetições, carga, descanso e cadencia.

    1. Olá Francisco, beleza? Valeu pelo feedback, bacana. Quanto a periodização, você pode prescrever ref. a uma semana e na configuração do tempo de duração da rotina (data inicio e data fim), deixar uma semana também. Dessa forma consegue periodizar por semana ou mês, como preferir. Abraço!

  2. Vou aderir ao app para trabalhar com consultoria online, seria interessante
    colocarem cadência como variável aguda, assim como colocar as formas de
    montagem do treino, tais como: circuito, alternado por segmento parcial,
    direcionado por grupamento muscular, alternado por aticulação adjacente. Assim
    como alguns métodos e sistemas de treino

  3. Todas as vezes que coloco as séries intervalo etc.. some depois pela 5 vezes eu coloco de novo e desaparece. Não tem uma opção salvar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FINANCEIRO

Organização financeira para Personal Trainer

Para ser um Personal Trainer de sucesso, não adianta só investir em um bom método de treino e ter uma boa estratégia de divulgação, se você não tem controle das suas finanças. Nesse artigo você vai aprender como ter uma boa organização financeira.

VEJA MAIS >