fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Coach esportivo ou Personal Trainer: entenda a diferença?

Conheça melhor a profissão de Coach Esportivo, que está crescendo cada vez mais no mundo do treinamento físico!

O coach esportivo está cada vez mais presente no mercado de trabalho, participando ativamente da preparação de atletas e equipes de alto rendimento. Inclusive, muitas pessoas acreditam que o seu trabalho é igual ao do Personal Trainer.

Entretanto, apesar dos dois serem profissionais relevantes na área da Educação Física, a verdade é que existem diferenças importantes entre eles. Fica com a gente até o final do post para descobrir quais são!

O que é um coach esportivo?

Para poder explicar como esses profissionais atuam, precisamos primeiro falar sobre o Coaching de forma geral.

O termo “coach” é uma palavra em inglês para “treinador“. Então, podemos perceber que a influência no esporte se faz presente desde o início!

Em resumo, o coach é alguém que trabalha o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal de alguém para que a pessoa alcance seus objetivos. Assim, essa atividade possui uma infinidade de aplicações, se desdobrando em várias áreas, inclusive os esportes.

Coaches trabalham com métodos de Coaching, ou seja, metodologias criadas para estimular as pessoas a atingirem o seu potencial máximo, superando os obstáculos que surgem entre elas e seus objetivos pessoais.

Em geral, esse profissional trabalha as emoções boas de alguém para motivá-la a seguir focada em seus objetivos. Por outro lado, ele também busca saber quais são os medos da pessoa, o que a desmotiva e quais outros problemas freiam o seu avanço.

O coach esportivo é uma profissão recente, que atua para trabalhar a mente de equipes e profissionais de alto rendimento, buscando desenvolver suas habilidades de foco e disciplina, minimizando os problemas que os distanciam de seus objetivos.

coach-esportivo-atendendo-aluna
O coach esportivo pode ser essencial para que o aluno cumpra objetivos fitness – e você, personal trainer, pode se tornar um desses profissionais! Foto: Julia Larson no Pexels.

Coach Esportivo ou Personal Trainer? Entenda a diferença

Muitas pessoas imaginam que um coach esportivo e um personal trainer possuem as mesmas atribuições.

Porém, apesar de atuarem na mesma área, eles trabalham de formas diferentes para que seus clientes alcance resultados.

O Personal se dedica a criar o caminho prático para que os atletas evoluam fisicamente e tenham um desempenho melhor em seus treinos físicos, seja no desenvolvimento de músculos ou o emagrecimento, por exemplo.

Em contrapartida, os coaches trabalham aspectos da mente para que seu cliente melhore a partir do autoconhecimento.

Eles fazem com que a pessoa potencialize seus resultados ao desenvolver inteligência emocional, disciplina e foco. O coaching compreende que a motivação é um fator determinante para o sucesso.

Apesar de terem abordagens diferentes, a atuação do profissional de um desses dois tipos não invalida o trabalho do outro.

Por isso, os coaches esportivos são profissionais da educação física que optaram por se especializar na metodologia para oferecer um serviço mais completo de desenvolvimento físico e mental.

Ficou interessado no assunto? Veja como motivar seus alunos a manter o foco nos treinos

Como se tornar um coach esportivo?

Se você já é personal trainer, dar um passo a mais em sua carreira será muito vantajoso. Ao buscar se especializar no Coaching, poderá oferecer um trabalho melhor para sua equipe e seus atletas, pois a soma desses conhecimentos trará apenas benefícios. 

Para te ajudar nesse processo, existem algumas possibilidades de formação que vão te ajudar a se inserir nesse mercado:

  • Cursos específicos de Coaching:
    Existem formações oferecidas pelo Instituto Brasileiro de Coaching;
  • Cursos de especialização no esporte desejado:
    Para formar um atleta de alto rendimento, você precisa saber exatamente como e o que deve melhorar em sua parte física. É necessário também entender muito sobre o esporte em que quer atuar como coach. Mantenha-se atualizado do que está sendo conversado e descoberto em seu nicho através de cursos e workshops.
  • Mentorias com outros profissionais da área:
    nvista tempo estudando também outros profissionais dessa área para entender como eles atuam, as formas que eles abordam suas equipes e como mantêm seus atletas motivados. Por exemplo, o técnico de vôlei Bernardinho é um excelente coach esportivo que você pode se espelhar.

Para ser um coach de destaque e bem qualificado, é indispensável que faça cursos e desenvolva suas habilidades na metodologia que quer adotar. Dessa forma, você terá embasamento teórico e conhecimento aprofundado do que irá propor para os atletas.

Afinal, em qualquer área, a formação especializada é indispensável. Inclusive, já falamos sobre isso no post Colocação profissional: como ser um personal trainer qualificado?.

Esperamos que esse conteúdo tenha sanado suas dúvidas sobre essa profissão e oferecido uma nova possibilidade para sua carreira como personal trainer!

Trabalhe como coach esportivo em uma consultoria fitness online

Esteja preparado para o mercado de trabalho, personal: conheça o nosso CURSO GRATUITO de consultoria online para personal trainerClica aqui para assistir 🤩

Além disso, você também pode acessar um E-BOOK GRATUITO sobre o assuntoclicando aqui.

E, se quiser ganhar acesso a outros conteúdos exclusivos sobre esse assunto, faça um teste grátis no app da MFIT: é só clicar aqui para se cadastrar – sem compartilhar nenhum dado bancário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os benefícios de ouvir música para treinar
MUNDO FITNESS

Os benefícios de ouvir música para treinar

Pesquisas comprovam que a música ajuda a melhorar o treino em diversos aspectos. Há quem diga que ela é a principal companheira de treino e que, sem ela, os exercícios não são os mesmos. Você também pensa assim? A música faz parte da rotina de muitas pessoas que malham diariamente

VEJA MAIS >