Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quanto tempo demora para ver resultado na academia?

Seu aluno já perguntou para você quanto tempo vai demorar para os resultados da academia surgirem? Se sim, mostre esse artigo para eles!

Vira e mexe, todo personal escuta aquela clássica pergunta dos alunos: “professor, quanto tempo de academia para ver resultado?”. Na hora, pode ser que dê vontade de nem responder, afinal, a gente sabe que cada corpo responde ao treinamento de um jeito diferente e são influenciados por diversos fatores.

Mesmo assim, é bom saber como explicar sobre o assunto para quem está confiando em nosso trabalho. Por isso, a MFIT decidiu preparar um conteúdo ensinando você, personal, a responder essa pergunta e esclarecer a dúvida do seu aluno.

Você pode, inclusive, mandar esse texto aqui para seus alunos lerem na íntegra o que temos a comentar sobre o tema. Sendo assim, bora lá entender quanto tempo realmente é preciso de academia pra ver resultado!

Primeiro é preciso saber o que realmente é um resultado positivo

A pessoa tá buscando emagrecer? Ganhar massa? Ficar com o bumbum na nuca? Entender o que o aluno pensa que é resultado é o primeiro passo. Às vezes, ele só sabe o que é o resultado a partir do corpo do outro.

Por isso, é importante instruir o seu aluno que talvez ele ainda não tenha chego no corpo que espera, mas que isso não quer dizer que não existam resultados. O simples fato de começar a se exercitar e tomar atitude de melhorar seus hábitos já é uma coisa e tanto.

Mesmo assim, vamos lá ao que podemos considerar resultados da academia positivos, além do emagrecimento ou do ganho de massa magra:

  • Melhora do sono;
  • Mais facilidade para levantar objetos;
  • O corpo está mais resistente a movimentos repetitivos;
  • Capacidade respiratória maior;
  • Aumento da agilidade;
  • Melhoria na mobilidade;
  • Realizar os exercícios com mais tranquilidade.

 Tudo isso mostra que, mesmo que o seu aluno ainda não tenha chego “lá”, ele está sim tendo avanços em seu corpo e na sua saúde – principalmente em sua consciência corporal.

É bom deixar isso claro para diminuir a frustração que alguns podem ter por ainda não ter emagrecido tanto quanto que esperavam.

Cada corpo funciona de uma jeito bem único e muita coisa pode influenciar: rotina, genética, alimentação, sono e condicionamento atual são só alguns exemplos de variáveis que afetam a evolução de alguém e o tempo para os resultados na academia aparecerem.

Se até personais, por vezes, podem ficar insatisfeitos por não estarmos na melhor forma física, quem dirá então os alunos, né? Agora que já estabelecemos essa ideia de que resultado não é apenas 20cm a mais de braço, podemos falar de dias ou meses para chegar em algumas metas!

pessoa-medindo-resultados-na-academia

Foto de Annushka Ahuja

Vamos aos números: em quanto tempo malhando vejo resultados?

Aqui a gente está falando mesmo de emagrecimento ou ganho de músculo, processos que não são tão rápidos assim. Porém, existe uma média geral sobre isso (mas que pode mudar conforme o tipo de corpo do aluno, da quantidade de treinos semanais, da disciplina na hora de se exercitar e comer), e é esse o ponto de destaque no tópico.

Antes do corpo começar a queimar gordura ou ordenar a construção muscular, ele precisa liberar o líquido retido nele. Todo mundo tem água em excesso no corpo, então o primeiro resultado da academia é eliminar ela.

Depois desse boom no começo, parece que os resultados começam a estagnar, mas a real é que agora sim os exercícios estão agindo onde queremos. Já falamos da realidade sobre como gordura se transforma em músculos em nosso blog.

Se fossemos colocar uma média, seria mais ou menos:

  • Eliminação dos líquidos retidos: a partir dos 15 dias de academia;
  • Aumento de músculo e queima de gordura: média de 3 ou 4 meses para começar.

Olha, é claro que esses números funcionam num mundo ideal, mas a realidade é bem diferente. Não podemos tratar o assunto como se a responsabilidade de emagrecimento ou hipertrofia fosse 100% do profissional que passa os exercícios. 

O aluno também deve ter responsabilidade e comprometimento para seguir a risca as indicações de musculação, ter uma rotina alimentar correta e se esforçar para aprimorar seu corpo e conseguir os resultados da academia desejados.

Não é trabalho do educador físico fazer promessas de tempo! Mostre como as estratégias de treino precisam de consistência e disciplina. Especialize-se no tipo de trabalho que deseja alcançar e dedique-se em cada novo planejamento que montar. Não há nada além disso que você possa fazer para ajudar quem treina com você.

Expectativa x Realidade: tempo para ver resultados ao começar malhar

Quem não tem experiência nesse mundo fitness acaba procurando um personal com as expectativas lá em cima.

Não é culpa dos alunos esperar tanto ver uma barriga chapada ou aquele braço enorme em pouco tempo, todo mundo deseja atingir o shape que sonhou e mal pode esperar por isso.

Sim, as expectativas dos alunos são altas e bem imediatistas, mas a realidade é que para chegar aos bons resultados é necessário mais do que querer.

É fato que o organismo humano precisa de tempo, insistência e muito suor para começar a se transformar no que queremos que ele seja. Não dá para mudar a biologia!

Dar essa informação pro aluno pode ser um balde de água fria no começo, e é justamente por conta disso que é essencial ter uma relação próxima e aberta com seus alunos para que qualquer frustração seja substituída por motivação para que seus alunos para que eles continuem treinando e consigam juntos alinhar as expectativas deles com o que realmente é uma meta alcançável.

A dica da MFIT pra evitar esse descontentamento mesmo depois daquele prazo que falamos e dos primeiros resultados é já de cara alinhar a expectativa de quem contratou seus serviços com o que é possível aqui no mundo real.

Falar com cada um dos seus alunos e mostrar para eles onde eles estão no momento nessa jornada rumo ao corpo que querem, e onde podem chegar a curto, médio e longo prazo.

Como otimizar treinos para ter resultados mais rápido na academia?

Não existe receita milagrosa, mas algumas mudanças na rotina e nos exercícios podem fazer toda a diferença para conseguir alcançar metas (realistas) mais rápido! Veja algumas dicas:

  • Fazer acompanhamento com um nutricionista, endocrinologista ou médico do esporte;
  • Aumentar a quantidade de treino por semana;
  • Combinar musculação com treino aeróbico;
  • Respeitar orientação de um profissional para evitar lesões;
  • Ter consciência corporal e executar cada movimento corretamente;
  • Desafiar limites, com segurança, para ter uma evolução constante.

 Lembre-se que não dá para esperar um resultado diferente (ou maior) fazendo as mesmas coisas. Por isso o treino personalizado aqui é indispensável para aumentar ainda mais os efeitos visuais dos exercícios de acordo com cada caso!

Com todas essas dicas vai ficar mais simples explicar quanto tempo de academia para ver resultado quando perguntarem – e, acredite em nós, sempre vão refazer essa pergunta. Continue acompanhando os posts da MFIT para ter acesso as melhores informações para quem é personal!

Ajude os seus alunos a alcançarem resultados na academia com o app da MFIT!

Quer ajudar os seus alunos a alcançarem todos os resultados na academia? No app da MFIT você pode gerenciar o treino dos seus alunos da forma que quiser!

➡️ Clique aqui e faça um TESTE GRÁTIS no melhor aplicativo para personal trainer (sem compartilhar dados bancários).

MARKETING E VENDAS

Por que usar hashtag no Instagram

Já se perguntou porque usar hashtag no Instagram? Você com certeza já viu diversos perfis usando de formas diferentes a famosa hashtag, né? Algumas são colocadas nas legendas e outras em comentários após a postagem… mas afinal, você sabe quais são as melhores práticas do uso da hashtag? De forma

VEJA MAIS >