fbpx

Conheça o significado de Workout e as tendências para o mundo fitness

Você já deve ter ouvido falar na palavra “workout” em muitas notícias, publicações de redes sociais e outros conteúdos por aí, não é? Mas você sabe o que significa, para que serve e de que forma utilizar? Este é um conceito cada vez mais utilizado pelos profissionais do mundo inteiro, mas suas funcionalidades não são tão simples.

Apesar disso, é muito importante saber o que é e como funciona o workout na prática. Mais do que isso, também deve ser tarefa dos profissionais do meio manterem-se atualizados e acompanhar as tendências do mercado fitness. Foi pensando nisso que, nós, da MFIT Personal, fizemos uma publicação inteira destinada ao assunto.

Continue lendo e entenda, de uma vez por todas, qual o significado de workout. Aqui, também falamos sobre os principais tipos de workout e as tendências do mundo fitness.

Qual o significado de workout?

No termo em inglês, workout – também conhecido como WOD (workout of the day) – significa “exercite-se”, “treino” ou, ainda, “treino do dia”. Um exemplo clássico que você já deve ter ouvido falar é “workout Fitness”, que significa “treinamento fitness”. Assim, sem segredo nenhum!

Com o uso dessa palavra, indica-se uma área, ou até mesmo uma série de exercícios a serem realizados (workout abdominal, por exemplo), com o personal trainer, com instruções de vídeos ou até mesmo na consultoria online.

Vale lembrar que, de modo geral, as técnicas usadas com o “workout” podem ser direcionadas tanto para o personal trainer, quanto para alunos. Além disso, o workout também é um termo muito utilizado no mundo do crossfit.

Conheça os principais tipos de workout

Dentre as principais categorias e tipos de workout, podemos mencionar três principais:

  1. treinos por tempo: também conhecidos como rounds for time, ou somente, RFT;
  2. treinos com máximo de repetições possíveis: também conhecidos como as many rounds as possible, ou somente, MRP;
  3. treinos com quantidades já estabelecidas: também chamadas every minute on the minute, ou somente, EMOM.

As tendências do workout para o mundo fitness

Agora que conceituamos um pouco melhor o significado de workout, é hora de entendermos as principais tendências do meio — que, atualmente, são várias! Por exemplo, a tecnologia wearable, que nos últimos anos vem se destacando no mercado fitness.

Abaixo, separamos 8 das tendências no universo fitness, começando pela tecnologia wearable… Você já ouviu falar?!

Tecnologia wearable para auxiliar seus treinos

A tecnologia wearable consiste em dispositivos que podem ser utilizados no corpo para auxiliar em treinos e fornecer informações sobre saúde. Por exemplo, os smartwatches, que mostram índices sobre o treinamento e o corpo, monitores de frequência cardíaca e medidores de potência para corrida.

O mais legal é que com o seu relógio inteligente integrado ao smartphone, é possível deixar o celular no bolso ou na mochila e receber notificações das redes sociais, ler uma mensagem ou até atender ligações, dependendo do modelo de smartwatch.

Essa com certeza é uma tendência que veio para ficar. Facilita tanto para o aluno, quanto para o personal trainer, já que possui recursos como acompanhamento de metas e exercícios, frequência cardíaca, alerta de sedentarismo, entre outros. Isso dependendo do smartwatch que você escolher!

E falando em tecnologia… nas plataformas do Instagram e YouTube, as lives foram destaques nesse momento de pandemia. Como uma maneira de se comunicar com o público, o “vídeo ao vivo” possibilita ensinar técnicas, mostrar treinos diferentes, e até tirar dúvidas sobre serviços.

Aplicativo fitness para smartphones

Com a facilidade do treino na palma de sua mão, aplicativos novos estão sendo cada vez mais utilizados, como o app da MFIT Personal, que auxilia tanto o personal trainer, quanto o aluno com suas rotinas de treinos e contato com o profissional. Uma ótima ferramenta para te ajudar com sua consultoria online.

Playlist do Workout para aumentar o desempenho

A música também influencia diretamente o workout, algumas playlists para treinar estão super em alta, inclusive nós também criamos uma exclusiva! Basta clicar no link e conferir!

Alguns tipos de treinos, também foram destaques para entrar como tendência desse ano. Confira os principais:

Treinos diversos para idosos com foco na qualidade de vida

Com o avanço da saúde nos últimos tempos e o conhecimento da população sobre o assunto, conseguimos, cada vez mais, perceber a necessidade de praticar exercícios físicos, especialmente para as pessoas mais velhas.

Dessa forma, o desenvolvimento de treinos para idosos também vem aumentando nos últimos anos, impulsionado pelo aumento da expectativa de vida e do período economicamente ativo das pessoas, de modo geral. Essa é uma área bem interessante para o personal explorar, acompanhando as tendências de workout, alguns treinos são bem específicos e, com certeza, têm muito espaço para ensinar novas técnicas.

Treinar com ajuda de um Personal Trainer

Treinar com auxílio de um profissional capacitado e com experiência se tornou muito frequente nas academias e, com a pandemia, até mesmo a distância. Com o trabalho conjunto realizado pelo profissional e aluno, os resultados são alcançados de forma concreta, principalmente por conta de todo o suporte que o personal oferece ao orientar seus alunos.

Essa tendência foi prevista no início do ano de 2020, quando ainda não imaginávamos o Covid-19 nas nossas vidas. Ou seja, foi adaptada, mas não muda a ideia de que os alunos valorizam o acompanhamento profissional na hora de treinar. Seja presencialmente ou à distância, um workout de qualidade acontece com o acompanhamento de um Personal Trainer!

Quer saber como prescrever treinos mais assertivos? Clique aqui e veja nosso vídeo no YouTube sobre o assunto.

Workout HIIT – Treinos intensos com tempo curto

Os treinamentos de HIIT são caracterizados pela realização de sessões intensas de exercícios seguidas por intervalos curtos. Tanto as atividades quanto os descansos possuem tempo controlado. Esse tipo de treino conquistou os praticantes de atividade física, principalmente por exigir pouco tempo para sua realização e por auxiliar no aumento do gasto calóricoqueima de gordura e por promover uma melhora no condicionamento físico.

Treinamento personalizado para cada aluno

A personalização de treinos chama atenção de alunos que buscam alcançar metas de acordo com suas necessidades. O personal trainer tem autonomia de criar a rotina de treinos baseados no que o aluno procura alcançar. Dessa forma, o app da MFIT também aparece como uma ótima opção, já que é possível realizar a personalização dos treinos, conforme o personal trainer deseja criar.

Treinos ao ar livre – Parques, praças e mais!

Além dos benefícios para a saúde, como promover disposição, motivação e condicionamento físico, os treinos ao ar livre também ajudam na hipertrofia e no emagrecimento. Para quem busca aproveitar parques, praças e lugares abertos, esse tipo de treino é ideal. Mais uma vez a tecnologia nos ajuda nesse ponto: no app da MFIT Personal, por exemplo, o profissional pode criar treinos personalizados para o Workout do seu aluno que, por sua vez, pode escolher quando e onde fazer — um dia no conforto de casa e, no outro, no parque aproveitando o ar livre. Perceba que algumas barreiras não existem mais!

São muitas áreas que o workout aparece, principalmente em tendências de treinos e ferramentas ligadas a atividade física. Qual dessas tendências você tem notado que aumentou nos últimos tempos? Deixe seu comentário logo abaixo e contribua com a discussão!

Até mais, personal!

Faça sua consultoria online com o app da MFIT: o melhor app para personal trainer do mercado!

Quer saber mais sobre como ajudar o seu aluno a ter o melhor desempenho? No app da MFIT você pode gerenciar o treino dos seus alunos da forma que quiser!

➡️ Clique aqui e faça um TESTE GRÁTIS no melhor aplicativo para personal trainer (sem compartilhar dados bancários).

 
 

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.