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Conteúdo topo de funil ajuda na captação de alunos para personal? Vem saber!

Quando falamos sobre etapas do funil de vendas, o topo de funil é a primeira delas. A estratégia de funil vendas surgiu para suprir as diferentes necessidades dos consumidores, que ao longo dos anos mudaram o seu jeito de comprar serviços e produtos.

Se antes se ficava em frente a TV vendo propagandas, com os avanços da tecnologia as pessoas passaram a se informar mais sobre os serviços que procuram e seus benefícios antes de fechar um negócio. E vão para a internet procurar por isso.

Então como um personal pode se preparar para se apresentar para as pessoas que procuram informações sobre atividades físicas e oferecer conhecimento a elas, para depois, transformá-las em clientes? Os conteúdos topo de funil podem ajudar muito nisso.

Mas o que é topo de funil e quais os melhores conteúdos para atrair possíveis novos alunos para fechar negócio? A resposta para essas e outras dúvidas sobre o assunto você encontra ao longo desse conteúdo. Continue a leitura com a gente!

O que é topo de funil?

Como falamos brevemente, o topo do funil (ToFu) é a primeira etapa do funil de vendas e tem o objetivo de despertar o interesse de um futuro cliente sobre um determinado assunto, através de conteúdos que o eduquem e conscientize. No caso do personal trainer, conteúdos sobre as práticas de atividades físicas que os ensine, não diretamente falando sobre venda no momento.

É a etapa mais larga do funil, ou seja, é o momento em que você vai receber muitos visitantes e tráfego, seja para seu site ou nas redes sociais. Nem todos passarão para as próximas etapas

Por que o topo de funil é tão importante?

O topo de funil é a primeira etapa de qualquer negócio, ou seja, é quando as pessoas são atraídas para conhecer o que o seu serviço tem a oferecer. Separamos alguns tópicos para você entender por quê essa etapa é tão importante e pode fazer a diferença na hora de fazer a captação de alunos.

1. Diferencia o primeiro contato

Essa parte de cima do funil de vendas é onde as pessoas têm a primeira informação sobre os seus serviços, certo? Então preparar bons conteúdos para essa etapa ajuda as pessoas a terem uma boa impressão dos seus trabalhos e descobrir se você entende sobre o assunto. Se forem bons conteúdos, você passa maior autoridade e abre as portas para uma relação de confiança.

2. Ajuda o usuário a fazer descobertas

Como os conteúdos de topo de funil são feitos para despertar a curiosidade das pessoas sobre um determinado assunto, ao ler ou assistir o que você ensina, elas podem pensar em problemas que antes não conheciam ou ignoravam e passem a buscar por soluções.

Ao procurar assuntos relacionados aos benefícios da atividade física, por exemplo, um usuário pode entender que realmente precisa procurar por mais saúde e qualidade de vida e vai ter mais interesse para resolver essa questão.

3. Educa o público sobre novos assuntos

Quando essa pessoa entende que tem um problema ela, com certeza, irá procurar por soluções e isso fará com que seus conteúdos ajudem a educá-la para resolver um problema. E melhor ainda, você consegue direcioná-la para o meio do funil, onde ela começa a considerar o problema e vai procurar como resolvê-lo e você terá conteúdos mostrando como você é a alternativa que ele precisa.

Como produzir conteúdo para topo de funil

Agora que você já sabe a importância da etapa de topo do funil, vamos dar algumas dicas para criar bons conteúdos, despertar o interesse das pessoas e levá-las a querer conhecer mais sobre suas soluções. Confira!

Crie conteúdos que falem sobre as necessidades do seu público

Bom, se a ideia é despertar a curiosidade dos consumidores, nada mais assertivo do que esclarecer para ele como são os problemas que ele possui, mostrando suas causas e apontando, claro, que há solução. Essa etapa é cheia de conteúdos que ensinam e explicam alguma coisa.

Alguns exemplos de conteúdos com textos ou vídeos topo de funil para personal trainer:

  • lista com erros comuns ao fazer exercícios físicos;
  • os problemas que o sedentarismo traz para as pessoas;
  • dicas para melhorar os treinos;
  • dicas para iniciantes na musculação;
  • Qual o melhor treino para emagrecer?

Elabore conteúdos com textos claros e de fácil compreensão

Pense que as pessoas que estão nessa etapa de funil podem não possuir tanto conhecimento sobre atividades físicas, então evite utilizar termos técnicos e, quando usar, explique-os de forma mais clara

Outra ótima dica é não utilizar linguagens rebuscadas, nem exagerar ao usar muitas informações conceituais de uma vez, porque isso pode espantar seu público e o fazer desistir do seu conteúdo.

Evite falar sobre preços e empurrar ofertas nesta etapa

O conteúdo topo de funil é para quem está começando a entender melhor sobre o assunto, que muitas vezes é novo para ele, mas pode ser que ele ainda não esteja pronto para pagar um personal trainer.

Ele precisa de informações para compreender melhor sobre o seu trabalho, de forma que aguce cada vez mais seu interesse e não de um conteúdo que já está empurrando seu serviço goela abaixo.

Como captar clientes com conteúdo topo de funil

Antes de tudo é necessário pensar em um planejamento de conteúdos, pesquisando quais são as principais dúvidas e problemas que o seu público enfrenta no dia a dia, para encontrar formas criativas e diferentes de chamar a atenção.

A partir deste planejamento, invista na construção de conteúdo, afinal ninguém melhor do que você para falar sobre o assunto. É a hora de mostrar autoridade e conhecimento e dizer, através do conteúdo, que você é especialista no que faz.

Invista em técnicas de atração e utilize ferramentas diferentes para espalhar o seu conteúdo: blog, site e redes sociais são uma boa pedida. Misture campanhas on-line e offline para atingir mais pessoas.

Investir em ferramentas para impulsionar as publicações também vale a pena nessa etapa, como Facebook ADS e Instagram ADS, onde você segmenta o público de acordo com as características específicas como idade, localização, gênero e muitas outras.

Topo de funil no Instagram: tem como?

Usar o Instagram para divulgar um negócio fitness é uma ótima forma de criar conteúdos para topo de funil. Segundo dados recentes de pesquisas, o Instagram tem mais de 1 bilhões de usuários ativos, onde as pessoas usam o perfil para conversar com empresas e pesquisar diversos assuntos inclusive sobre vida fitness, esportes e qualidade de vida.

Então vale a pena criar conteúdos topo de funil no Instagram. Aposte na criatividade, faça vídeos curtos, postagens com imagens e até lives para divulgar os conteúdos que você produzir. Se você tiver um site de personal trainer, quando publicar conteúdo no blog, use a rede para ampliar os acessos.

Para a rede vale usar textos curtos e priorizar imagens e vídeos, ok? Se for possível conte com parcerias estratégicas para divulgar ainda mais o seu conteúdo. Siga e interaja com as pessoas que comentam as postagens, é uma saída estratégica para criar laços e ir conquistando cada vez mais a confiança.

Leia também: como fazer perfil comercial no Instagram?

Dicas de produção de conteúdo topo de funil para conquistar clientes

Você pode criar conteúdos em diversos formatos nessa etapa do funil, afinal as pessoas acessam materiais diferentes para sanar suas dúvidas sobre algum assunto. Além disso, cada canal pode mostrar o assunto de formas diversas.

Use as redes sociais

Nas redes sociais as pessoas procuram por relacionamento, certo? Então nada melhor do que buscar estreitar relacionamentos através dos conteúdos. Quando as pessoas se identificam com o que você diz fica mais fácil criar vínculos e segurança.

Aqui vale usar produzir conteúdo na própria rede social ou usá-las para divulgar o que você produzir em outros canais, como site ou YouTube.

Leia também: Como criar um portfólio para personal trainer?

Crie mini e-books

Vale a pena criar e-books introdutórios como guias ou dicas sobre atividades físicas ou treinos com personal, com um conteúdo mais denso e, em troca, você solicita algum dado do interessado, como e-mail, para continuar enviando outros conteúdos durante outras etapas do funil, até chegar ao fundo de funil e oferecer suas ofertas.

Tenha um blog

Com o blog você consegue criar um conteúdo e convidar o usuário a conhecer outros materiais, dentro do próprio blog e aumentar ainda mais o conhecimento do seu usuário. É uma forma também de convidá-lo para um conteúdo meio e fundo de funil, de forma orgânica, sem forçar.

E aí, gostou das nossas dicas? Com elas acreditamos que você tenha mais ideias para criar uma estratégia de topo de funil para atrair ainda mais alunos. Se organize e coloque-as em prática!

Se você já aplica alguma estratégia conte para a gente nos comentários! Até o próximo post!

Confira: Como a MFIT pode me ajudar a crescer como Personal Trainer!

Veja também: Fundo de funil: você sabe fechar vendas?

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