A gente sabe que o marketing é uma ótima maneira de divulgar nosso trabalho e cativar novos clientes, né? Mas saber como fazer isso pode não ser tão fácil assim. Foi pensando nisso que elaboramos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre marketing para personal trainer.
Aqui, você vai entender a importância do marketing, o que é preciso para fazer o seu (e fazer bem feito!), conceito de branding, uso de redes sociais, sites, o WhatsApp como meio de comunicação e muito, muito mais. Então já sabe, depois dessa leitura é só colocar em prática tudo que você aprendeu aqui e colher os resultados!
Agora chega de enrolação e vamos ver as dicas para realizar um marketing para personal trainer assertivo!
Por que o marketing é tão importante para o personal?
Primeiro, vamos entender do que exatamente estamos falando. Num geral, o termo “marketing” é utilizado como um nome que resume todos os conteúdos usados nos canais digitais de um negócio. Afinal, esta é uma das principais maneiras que as empresas (até mesmo as empresas de uma pessoa só) têm para se comunicar com seu público de forma direta e estratégica.
Quando falamos de marketing, os blogs, sites, redes sociais e e-mail, por exemplo, são os principais canais utilizados para solucionar os desejos e necessidades de clientes e potenciais clientes.
Por isso, você precisa acompanhar as mudanças e se manter por dentro das tendências que surgem a cada dia, para então, saber o que está em destaque no mercado de marketing digital para personal trainer.
Para conquistar bons resultados, o marketing digital se tornou fundamental e, com isso, é importante saber utilizá-lo de forma estratégica para gerar visibilidade suficiente para atrair clientes e, assim, aumentar suas vendas. Mais do que isso, também é necessário ter um objetivo claro para poder aplicar na prática.
Na hora de conhecer o público-alvo, o marketing digital torna essa tarefa muito mais fácil. Para obter informações sobre o seu perfil de consumidor, algumas ferramentas podem ser de grande ajuda. Além disso, também é possível criar canais de venda e mensurar os resultados. Nada mal, não é?
E por que investir em marketing digital para personal?
Não tem jeito: quem não investe em marketing digital, hoje em dia, acaba ficando ultrapassado. Na atualidade, redes sociais e motores de busca como o Google são o principal canal para encontrar clientes. Por isso, não dá para deixar esse investimento de lado! Olha só os benefícios:
Ser encontrado facilmente
Quando você quer comprar algum produto ou encontrar algum serviço, onde você costuma pesquisar? Sim, isso mesmo, no Google. Imagine que, assim como você, pessoas estão procurando por consultorias e serviços de personal trainers. São quase 100 mil pessoas buscando mensalmente pelo termo “personal trainer” em sites de busca na internet.
Agora imagine também que essas pessoas vão encontrar serviços semelhantes ao seu e não vão te contratar simplesmente porque você não está presente na internet. Pois é, não só é fundamental estar presente, como é preciso estar bem posicionado pelas ferramentas de busca para que o seu público-alvo encontre você e o seu serviço.
Posicionamento e reputação
Já sonhou em ser referência no que você faz e receber reconhecimento por isso? Pois é, o marketing digital é fundamental para que você crie seu posicionamento e sua reputação como personal trainer.
Através da produção de conteúdo você poderá demonstrar autoridade sobre o assunto e tornar-se referência para quem procura o seu serviço e se identifica com o estilo de vida que seu trabalho oferece. Logo, quem acessar suas páginas notará que você realmente entende do tema, e isso irá trazer segurança na hora de um cliente contratar seu serviço.
Relacionamento com o público-alvo
Imagine que ao produzir conteúdo de qualidade você não só atrai pessoas interessadas em contratar o seu serviço, mas sim pessoas que se interessam por: treino de musculação, atividade física, estilo de vida saudável etc. Essas pessoas ainda não sabem que precisam de um personal trainer, mas com o tempo, consumindo seu conteúdo e conhecendo melhor o seu trabalho através do relacionamento que você estabelece com elas pela internet, certamente poderão vir a contratar o seu serviço ou até mesmo indicar para outras pessoas.
Captar novos clientes
Se você for encontrado com facilidade através das pesquisas no Google, tiver um bom posicionamento e reputação (conteúdos de qualidade) e construir um bom relacionamento com aqueles que te acompanham, logo as pessoas se interessarão pelo seu serviço e entrarão em contato com você. É aí que você começa a captar novos clientes!
13 dicas de marketing digital para personal trainers aplicarem desde já
Podemos resumir esse tópico em 13 estratégias para ter um marketing consistente. Todas essas dicas podem – e devem! – ser aplicadas na sua consultoria online. Veja:
1. Tenha uma identidade
O ideal é que você contrate um profissional qualificado, designer ou publicitário, para desenvolver a sua identidade visual, assim você terá um trabalho exclusivo e desenvolvido por quem entende do assunto. Mas sabemos que no início pode ser um investimento de alto custo para você, por isso separamos algumas ferramentas que permitem criar sua própria identidade visual de forma rápida, intuitiva e gratuita. Confira:
Sua identidade visual deve falar por si só, ela deve conter a essência do seu trabalho. Além de desenvolver o logo em si, também é preciso pensar em um slogan para definir ainda mais o seu trabalho. Você pode criar uma frase que defina o seu método de trabalho, que inspire as pessoas ou até mesmo que demonstre o seu nível de conhecimento.
2. Segmente seu trabalho
Imagine que a internet é um espaço onde milhões de pessoas navegam diariamente, certamente você não conseguirá atingir essas milhões de pessoas, por isso: SEGMENTE SEU TRABALHO.
Tenha muito claro qual é a sua área específica de atuação (musculação, treinamento funcional, treinamento esportivo, reabilitação etc). Questione:
- Qual público você atende?
- Quem são e onde estão essas pessoas?
- Qual solução você oferece para elas?
Uma excelente forma de fazer isso é utilizar uma ferramenta para a criação de personas com as características do seu público-alvo. Algo que você pode fazer de forma simples e rápida utilizando a ferramenta gratuita que a MFIT Personal criou especificamente para os personal trainers e que você pode acessar nesse link: https://geradordepersona.mfitpersonal.com.br/
Quando você segmenta o seu trabalho, fica muito mais claro e fácil para o seu público-alvo te encontrar e se conectar com as soluções que você oferece.
3. Use as redes sociais de forma assertiva
Como você provavelmente já sabe, as redes sociais são grandes aliadas na hora de colocar em prática seu marketing digital. Elas funcionam como responsáveis por aumentar a visibilidade do seu serviço e, ainda, permitir que ele seja amplamente compartilhado.
Você provavelmente vai ler por aí que deve estar presente em TODAS as redes sociais disponíveis. Não é verdade. Acredite, mais do que estar presente nas redes sociais e em ferramentas de busca da internet, você precisa saber como cada uma funciona e adaptar seu conteúdo e estratégia para cada uma delas. E isso não é tão simples assim!
Não esteja em todas: esteja nas redes sociais CERTAS!
Identifique quais redes sociais são mais utilizadas pelo seu público e foque em produzir conteúdo para essas redes sociais. Entenda como elas funcionam, quais os melhores tipos e formatos de conteúdo (vídeo, texto, áudio etc) e foque em dedicar-se a elas.
Entre as redes sociais mais queridinhas do momento estão:
- Youtube
- TikTok
Além das redes sociais, você pode e deve investir em um site só seu com informações sobre sua formação, suas experiências, sua forma de atendimento e método de trabalho. Dentro do próprio site você também pode criar um Blog para produzir conteúdo sobre treinos, dicas de alimentação, rotina de hábitos saudáveis etc.
Confira também: Como criar site de personal trainer | Passo a passo
O Whatsapp comercial também é uma rede social para explorar
O WhatsApp também merece destaque nesse momento. Ele é uma ótima opção para conversas rápidas e descontraídas com seus clientes. É difícil encontrar alguma pessoa que não tenha uma conta no WhatsApp e isso já comprova a eficiência da rede para esse tipo de assunto.
Uma dica interessante é criar conteúdos completos e chamativos para suas páginas de forma a atrair o público com conteúdos que lhes sejam relevantes. É importante, também, ter um perfil comercial feito corretamente.
Tá, mas como fazer isso, exatamente?
Bom, é simples. Acesse nossa publicação e conheça algumas dicas práticas para fazer uma conta comercial para personal trainer.
4. Invista em e-mail marketing
Este é considerado o canal com maior retorno de investimento, principalmente quando falamos sobre a profissão de personal trainer. Sendo um jeito mais próximo de se relacionar com o seu público para divulgação de ofertas, avisos importantes e confirmação de compras. Aliás, você ainda consegue mensurar resultados por meio de métricas de aberturas e cliques.
Dica: utilize esse canal de forma estratégica. Envie um e-mail para os seus alunos divulgando alguma live que você irá fazer, enviando alguma novidade do mundo fitness ou algum outro aviso importante para repassar.
5. Utilize links patrocinados
Os links patrocinados funcionam tanto para as páginas de busca do Google, quanto para redes sociais. No buscador, os links farão um site aparecer no topo da página e te dar ainda mais visibilidade. Nas redes sociais, um link patrocinado funciona como um anúncio para divulgar seu trabalho.
Tá, mas o que isso te ajuda? Simples! Os links patrocinados aumentam as chances de conversão e, por isso, a vantagem dessa estratégia é um investimento com bons retornos e conversão de leads.
Você pode anunciar no Instagram ou Facebook com alguma postagem que chame a atenção do seu público-alvo, como uma promoção, por exemplo.
Veja mais sobre como melhorar sua interação no Instagram com nossa publicação: “Dicas infalíveis para aumentar e melhorar sua interação no Instagram“
6. Conheça o Inbound marketing
Como uma nova maneira de pensar em marketing digital, o inbound marketing é basicamente o compartilhamento e criação de conteúdos de qualidade direcionado para um público-alvo. É daí que vem a importância e relevância do seu conteúdo para atrair de forma estratégica.
Na hora de criar conteúdo, pense em maneiras de atrair o seu aluno, quais dúvidas eles podem ter sobre o seu serviço, mostrar os benefícios da sua consultoria online e os seus diferenciais.
Quer uma dica? Utilize o Canva para fazer artes incríveis e atrair ainda mais seu público-alvo, confira: Saiba como utilizar o Canva para criação de artes!
7. Aplique o copywriting
Você conhece o copywriting? Essa é uma técnica de influenciar o público na tomada de decisão sem ser muito perceptível – como forma de persuasão. A produção de copy se baseia no uso de gatilhos mentais como escassez, prova social, curiosidade, entre outros. Isso para que seu lead faça a compra do seu serviço.
Dica: Você pode utilizar algum gatilho mental como o de prova social, por exemplo, mostrando ao seu público como o seu aluno se sente realizando a sua consultoria e como seu trabalho faz diferença para ele. Mostrando resultados e os benefícios conquistados pelo aluno.
8. Considere o tráfego pago
Considere investir em anúncios patrocinados. Sabemos que hoje em dia para ter um bom posicionamento dentro da internet só com produção de conteúdo e o uso correto de palavras-chave não é suficiente. Neste caso, investir nas redes sociais onde você mais tem resultado e engajamento pode potencializar o seu negócio.
É claro, sempre dentro do seu orçamento e com muita pesquisa ou orientação de um profissional da área.
Você pode conferir mais sobre esse assunto neste outro artigo que produzimos especificamente sobre tráfego e venda, confira: Como fazer tráfego pago e escalar suas vendas
O tráfego pago, assim como os links patrocinados, é um investimento com bons e rápidos resultados e, se combinado com as outras estratégicas, tende a ser ainda mais efetivo.
Tráfego pago são anúncios publicitários feitos para impulsionar sites e páginas de vendas, assim como nas redes sociais. As ferramentas mais utilizadas para fazer o impulsionamento são: Facebook Ads, Google Adwords, Youtube Ads e Bing Ads. Essa forma de estratégia ajuda a garantir o fortalecimento da sua presença online.
Mas afinal, será que é necessário ter um site profissional para ajudar no marketing do seu trabalho?
Não. O uso de um site para atividades profissionais é opcional.
Como uma maneira de se destacar nas redes e construir uma presença online, você pode utilizar o tráfego pago para impulsionar sua página de vendas, como forma de atração de potenciais alunos.
9. Faça SEO
Se você tiver um site, essa é uma ótima estratégia para otimizar sua página na web para que ela seja mais fácil de ser encontrada pelos buscadores, como o Google. O uso da palavra-chave ainda é uma das ferramentas de SEO mais eficazes. Para tanto, é necessário pensar em quais palavras os alunos potenciais se interessariam e utilizariam nos sites de busca.
Para saber quais palavras-chaves estão mais em alta no Google, basta colocar no campo de busca algumas palavras relacionadas a sua área, como “personal trainer” ou “consultoria fitness online” e deixar que o Google complete sua busca. As primeiras palavras que aparecerem serão as que mais estão sendo buscadas!
Você também pode vincular o Google Adwords à sua conta no Google Analytics. Com isso, vai ser possível acompanhar os resultados de forma mais precisa.
Faça conteúdo estratégico para cada palavra-chave
Lembra que lá no início te contamos que quase 100 mil pessoas buscam mensalmente por “personal trainer” no Google? É aí que entra o conteúdo estratégico e as famosas “palavras-chave”. No marketing digital, nada é por acaso, tudo é estratégia.
Ao produzir um conteúdo, seja para o seu site, blog ou para suas redes sociais, você deve estar atento ao uso das palavras-chave, elas devem aparecer, pelo menos, no título e no primeiro parágrafo do seu texto. Assim, as chances do seu conteúdo aparecer antes dos outros são maiores.
Mas não é só isso, além das palavras-chave é preciso ter qualidade no conteúdo que você produz. Independente do formato (texto ou vídeo), preze por informações relevantes e inovadoras que interessem ao seu público.
10. Coloque em prática o CTA (Call-to-action)
CTA é a sigla para o termo em inglês “Call-to-Action”, que em tradução seria “Chamada para Ação”. Este termo é usado com objetivo de incentivar o visitante da sua página ou outro veículo a fazer uma determinada ação por meio de uma linguagem mais imperativa – meio que “mandona”, mas com jeitinho, sabe?
O CTA pode ser usado em uma publicação no Instagram, por exemplo. Chame o seu lead para entrar em contato com você para mais informações sobre a sua consultoria online. É importante que no final de cada publicação você inclua algum Call-to-Action para obter uma interação ativa com seus usuários, então não se esqueça disso na hora de escrever suas legendas!
11. O Youtube pode ser um grande aliado
Uma das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros é o YouTube, principalmente para fazer exercícios físicos. O site se tornou um dos mais utilizados para divulgação, já que seu alcance é enorme. As lives também são uma das possibilidades que atrai diariamente mais e mais usuários.
Além de divulgação, postar vídeos no Youtube e investir nessa plataforma ajudará o personal a alcançar ainda mais pessoas. Por isso, é importante produzir vídeos com qualidade e com relevância suficiente para chamar atenção do seu público.
A oportunidade de realizar lives ou disponibilizar séries de exercícios em formato de vídeo é uma ótima opção para o personal trainer trabalhar o seu marketing digital.
12. Invista em Marketing do Conteúdo
Essa estratégia é fundamental para quem quer gerar maior visibilidade e captação de vendas. Esse tipo de marketing consiste em investir em conteúdos para ajudar o seu público-alvo no processo do funil de vendas, ou seja, até o fechamento de compra. Para ser benéfico, o conteúdo precisa ter o máximo de informações possíveis para os consumidores.
Para atrair seu aluno em potencial, é preciso construir um conteúdo relevante e diferenciado, com informações que precisam sanar as dúvidas, necessidade e criar um valor com o leitor. E claro, o conteúdo precisa ter ligação direta com o seu serviço como personal trainer.
13. Tenha constância
Assim como quase tudo na vida, o marketing digital é um trabalho que exige constância para que os resultados apareçam. É muito comum profissionais se empolgarem com os primeiros resultados que essas ferramentas oferecem e logo em seguida abandonarem tudo, e é aí que mora o erro.
Para continuar crescendo é preciso ter constância. É preciso seguir produzindo conteúdo, promovendo engajamento, investindo em anúncios e se tornando uma autoridade na sua área de atuação. Lembre-se sempre que, além de você, existem muitos outros profissionais querendo conquistar o seu público.
Com essas dicas e ferramentas que indicamos ficou muito mais fácil começar a promover seu trabalho na internet, né? Então, não hesite em começar, faça o que é possível fazer agora e aos poucos vá ganhando confiança e conquistando seu espaço.
Branding: entenda o que é e como construir
O branding é uma parte essencial do marketing, principalmente para a construção e consolidação da sua marca. O branding nada mais é do que a capacidade de gerir uma marca ou empresa. No caso do personal trainer, o próprio profissional carrega sua marca.
Para construir um branding, o personal precisa estar alinhado com o posicionamento que ele deseja passar para seus clientes e mercado como um todo. Depois disso, os passos a serem tomados, são:
- escolher um nome e uma logomarca adequada;
- criar contas em redes sociais e/ou site para divulgação do seu trabalho;
- fazer um blog, uma conta no Youtube ou, ainda, focar no marketing de conteúdo por outros canais.
E aí? Gostou das nossas dicas de marketing para personal trainer?
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Confira:
- Marketing para Personal Trainer: do básico ao avançado
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Uma resposta
Boa tarde.
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