fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Áreas da Educação Física: conheça quais são e no que atuar!

Qual das áreas da Educação Física você irá atuar quando se formar?

Se você ainda não passou por essa busca, com certeza esse dia tá chegando aí! Mas uma coisa é certa: o mercado da atividade física é um daqueles que não falta emprego no país, principalmente quando se tem uma mente criativa e vontade de empreender.

Por isso, muitos educadores criam para si e para os profissionais que virão novas oportunidades em nichos pouco explorados e suprem a oferta de serviços que até então estavam em falta.

Antes da pandemia já existia muita procura por personal trainers, mas não dá pra negar que agora que estamos vivendo a temporada 3 do Coronavírus no Brasil, esses números aumentaram mais ainda. Em 2021, por exemplo, a procura por esses profissionais subiu 34%!

Essa valorização do personal trainer se deu porque muitas pessoas optaram em ter um acompanhamento especializado e mais próximo para seus treinos, sejam eles em casa ou em academia.

Mas, digamos que atuar como personal trainer não é o seu desejo. Tá tudo bem! Nós citamos esse profissional por ser uma figura muito conhecida na Educação Física, mas existem muitas outras possibilidades nesse setor!

Esse post, inclusive, é a prova que dá pra diversificar sua atuação como Educador Físico. Seja você estudante da graduação, recém formado ou um profissional que busca mudar de carreira e se reposionar no próprio mercado da Educação Física. O mercado da saúde está aquecido, então que tal empreender?

Inovar é uma atitude que defendemos – e a gente bem sabe que você está sempre em busca de melhorias, não é ? Então abra sua mente e venha conosco!

Aproveita e já abre nosso conteúdo sobre “Colocação profissional: como ser um personal trainer qualificado?” para ler logo depois desse artigo e já botar a mão na massa na sua preparação para o mercado de trabalho!

Afinal, quais são as áreas da Educação Física?

Como dissemos, os profissionais que optam por seguir carreira de educador físico dispõe de variadas opções de atuação. Esse campo é muito mais versátil do que se pensa, e acredite: possui ligação com múltiplas outras atividades do mercado de trabalho.

Essas são as áreas que estão inclusas nessa profissão:

  • docência;
  • academias;
  • lazer;
  • Recreação;
  • saúde;
  • Gestão de atletas;
  • empresarial;
  • pesquisa científica
  • saúde pública;
  • projetos;
  • reabilitação;
  • competições esportivas.

Licenciatura e bacharelado: as áreas da Educação Física na graduação

Existe mais que uma formação para educadores físicos. O estudante que ingressa no curso deve optar entre duas categorias: licenciatura ou bacharel. Cada uma delas possui suas especificidades na grade que refletem na atuação profissional.

Quem se forma em um curso de licenciatura tem a escolha de trabalhar com o ensino de crianças e adolescentes de diferentes idades.

Isso porque eles possuem matérias voltadas para o campo pedagógico e que ensinam a lidar com as adversidades que podem acontecer dentro de uma escola. Esses profissionais também são os que se dedicam às pesquisas científicas que levam a descobertas e os avanços desse setor.

Já os bacharéis são educadores físicos que também podem atuar em todas as opções que citamos anteriormente, com exceção da docência. Ou seja, eles não estão permitidos trabalhar em escolas, sejam elas de ensino médio ou fundamental por questões de grade curricular do curso que optaram.

Os ramos citados acima são os que lhe darão a oportunidade de empreender e ter seu próprio negócio de uma vez por todas, e você pode escolher qualquer um deles desde que o requisito da graduação seja devidamente cumprido.

Ademais, as formas de explorar cada categoria dessas são incontáveis! Por isso, a MFIT Personal cita 9 delas.

Mas antes, um passo atrás: você sabe o que de fato é empreender? Vem dominar esse assunto também!

O que é empreendedorismo no campo da Educação Física?

O conceito de empreendedorismo é comum para as mais distintas áreas do mercado e pauta-se na criação de novos negócios que explorem ideias e supra deficiências no mercado. O exemplo mais comum que temos são as academias, ótimas formas de atender um público grande e conseguir retorno para seus investimentos – tanto financeiros quanto intelectuais.

Entretanto, não pense que essa é a única forma de se tornar seu próprio chefe. E não pense, também, que só existe um formato de centros esportivos como esse! Os educadores físicos têm muitas oportunidades relacionadas a outros campos do mercado como, por exemplo, a área da saúde, a empresarial e o turismo. Você já tinha notado isso?

Outra pontuação super interessante acerca do empreendedorismo nessa área tem ligação direta com o poder da internet na criação de novos setores. Não é novidade que a vida online faz parte da vida da maioria esmagadora das pessoas, e é justamente por que é preciso inovar sua atuação profissional para se destacar.

Todo dia surgem técnicas novas, e muitas delas são papo furado, mas outras valem o seu tempo de pesquisa e aprimoramento. Esse, inclusive, é um dos motivos pelos quais o Personal Trainer começou empreender. Você pode entrar nessa onda também!

9 áreas da Educação Física para empreender!

Sente que é a hora de montar um negócio próprio e administrar da forma que considera mais correto? A MFIT te dá um empurrãozinho na direção certa com ideias para empreendimentos!

1. Reabilitação física

Muitos profissionais focam seu trabalho a alunos que querem emagrecer ou “ganhar” músculos. No entanto, existe um vasto espaço para trabalhar com a reabilitação de pessoas que sofreram acidentes, foram acometidos por alguma doença ou tiveram seus movimentos limitados por outra razão.

É essencial se especializar em formas de recuperar o vigor muscular desses casos, sabendo sempre respeitar o que cada corpo aguenta. Existem esportes, como a natação, que podem ser muito benéficos para a movimentação, capacidade pulmonar (principalmente nesse momento de pandemia) e mais. Pense em investir nesse setor e se destaque por oferecer um serviço exclusivo e de qualidade.

2. Setor de lazer

Os pais estão cada vez mais preocupados com a falta da prática de atividade física das crianças. Sendo assim, uma boa opção é pensar em colônias de lazer onde os mais novos possam brincar, desenvolver as funções motoras e se exercitar com muita diversão. Por sair do contexto escolar, existem ainda mais opções do que oferecer.

Ademais, muitos profisisonais da área também optam por trabalhar “nas horas vagas” no setor do lazer em momentos de recreação de férias, em resorts, hotéis e eventos. Pode parecer bobeira, mas é cada vez maior a procura por pessoas verdadeiramente qualificadas para atividades como essas – e é bom pra relaxar também, né?

Abrir uma empresa de recreação, então, também é uma boa escolha, já que atuar em resorts, parques aquáticos, eventos, entre outros está super em alta! Por ter uma equipe especializada, o serviço recreativo pode e vai ir muito além da diversão pela diversão, o que faz com que o trabalho prestado pelo profissional da Educação Física seja ainda mais valorizado.

Investimentos voltados a mostrar a variedade de atividades e capacidade dos profissionais, fazendo que o público seja ainda mais abrangente, tem se demonstrado bastante promissor.

3. Serviços de ginástica laboral

Cada vez mais escritórios querem investir na saúde de seus colaboradores, e isso é maravilhoso. Uma equipe que possui hábitos saudáveis consegue ser mais produtiva, adoece menos e tem uma qualidade de vida melhor. Por outro lado, o profisisonal de Educação Física torna-se cada vez mais valorizado em espaços nos quais ele, antes, não pertencia.

O Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) aponta esse tipo de atividade como uma das melhores saídas para melhorar o rendimento nas empresas. Portanto, empreender oferecendo aulas de ginástica laboral é uma excelente escolha!

Se especialize em exercícios que ajudem aquelas pessoas que passam o dia sentadas em frente ao computador, mas que precisam soltar seus músculos e alongar apropriadamente. Essa opção se mantém viável mesmo em cenários de afastamento social e trabalho remoto – esse ponto fez, inclusive, a procura por esse serviço aumentar –, pois sua atuação pode ser online, prestando consultorias e passando os treinos por um aplicativo como o da MFIT, com as facilidades de periodização de treino de forma prática e intuitiva pelo personal.

Falamos mais sobre isso no post sobre como conseguir clientes para Personal Trainer Online, confira!

4. Turismo de aventura

Muito se fala de escolas de esportes como natação ou futebol, mas o mercado dos esportes radicais é próspero e receptivo para educadores físicos. Rapel, escalada, surf e paraquedismo são alguns dos exemplos possíveis para atuar. O conhecimento de anatomia, preparo físico e execução de movimento irá ajudá-lo a conquistar alunos pela excelência no trabalho.

Durante a pandemia, por conta do fechamento de algumas fronteiras, muitos viajantes optaram por conhecer novos destinos dentro do Brasil. Segundo a pesquisa do IBGE divulgada pelo Ministério do Turismo, entre maio e agosto de 2021, houve um aumento de 49,1% no valor movimentado por esse setor. Portanto, mesmo no cenário de afastamento social essa opção segue sendo uma escolha frequente.

Cidades turísticas normalmente possuem pontos para os viajantes mais aventureiros, e sua empresa pode se destacar. Quem é apaixonado por adrenalina entende que o condicionamento físico precisa ser desenvolvido, portanto, é aí que deve consistir seu marketing. Oferecer treinos focados nesse tipo de resultado com certeza não é algo que se vê em qualquer lugar!

5. Gestão de carreiras

Quem deseja se tornar um atleta profissional precisa de preparadores especializados. O educador físico que empreende no setor de gestão de carreiras faz o planejamento de treinos, traça metas e estuda as melhores táticas para cada esportista. Tem maior afinidade com algum esporte? Busque estudar a fundo como preparar alguém para se tornar o número um dessa modalidade e empreenda nessa área!

Essa é uma oportunidade, inclusive, para personal trainers que querem trabalhar com o fisiculturismo. Esse esporte precisa de treinos mais intensos, exercícios mais complexos e pode ser o nicho certo para você. Os coach esportivos são profissionais que também estão se destacando no mercado, sendo uma excelente opção!

6. Projetos e ONGs

Personal trainers também podem atuar em projetos sociais e ONGs. Alguns desses oferecem aulas e atividades físicas para crianças, idosos e outros grupos. São instituições com foco em melhorar a qualidade de vida dessa população por meio do exercício físico. Sua atuação aqui pode fazer toda a diferença na vida das pessoas, pois elas terão a instrução de um profissional, oferecendo a adaptação das atividades para os limites físicos de cada um e ajudando na execução correta.

7. Escolas esportivas para crianças

Quem nunca ouviu uma criança falando que deseja ser jogador profissional? Para isso, é necessário oferecer treinamento desde cedo desenvolvendo a coordenação motora, aprimorando fundamentos e melhorando o condicionamento de cada aluno. Um educador físico é a melhor escolha de professor nesse caso, pois saberá as técnicas adequadas para aplicar em cada idade.

Esse empreendimento é uma forma de estimular crianças a gostarem de exercícios físicos e criar hábitos saudáveis – além, é claro, de incentivar um sonho. Ele é também uma excelente opção para personal trainers que precisam apenas da internet para começar a recrutar seus primeiros alunos!

8. Escolas esportivas para adultos

No mercado existem muitas escolhinhas de futebol para crianças, por exemplo, mas o público adulto acaba ficando sem centros de treinamento para quem deseja aprender, de fato, a jogar. E não pense que isso acontece apenas nessa modalidade: muitas pessoas sentem vontade de aprender um esporte, mas não tem oportunidade de entrar em uma turma de iniciantes.

Empreender nesse setor pode incentivar pessoas que desejam praticar atividades físicas, mas não encontraram sua chance. Seu negócio terá um destaque ainda maior e com o tempo poderá oferecer novas modalidades!

9. Boxe e Crossfit

A procura por essas modalidades aumenta a cada dia, e vale destacar que muitos alunos migraram das academias tradicionais para os boxes de Crossfit e os personal trainers têm um amplo espaço para atuar nesse tipo de treinamento. Segundo dados divulgados pela marca fundadora do crossfit mostraram que desde o início das procuras em 2013 até 2019, houve um aumento de 5.900% de crescimento nas academias desse estilo.

Esse nicho continua em crescimento e as redes sociais ajudaram a popularizá-lo. Portanto, empreender nesse setor pode ser a melhor opção para quem deseja oferecer treinamentos intensos e estar antenado ao que o público deseja encontrar. Pense em formas de oferecer um atendimento que se destaque e construa uma imagem de expertise para ganhar a confiança dos alunos.

Como começar a empreender na área de Educação Física?

Depois de conhecer tantas possibilidades para se tornar um empreededor do ramo, certamente está pensando por onde começar essa jornada. Não se preocupe, a MFIT Personal separou as três dicas mais importantes que vão te guiar para se sair bem nesse novo desafio!

Conheça o público que quer atingir

Para ter sucesso em qualquer setor, é necessário ter conhecimento sobre as pessoas que terá como público. Só assim saberá a forma certa de abordar futuros clientes, o que oferecer para suprir suas necessidades e qual posicionamento de marca seu empreendimento deve ter.

Faça pesquisas e avalie a concorrência para conseguir focar nas estratégias mais adequadas para seu negócio. Assim será mais fácil de colocar em prática e alcançar o público qualificado e que terá real interesse em seus produtos e serviços. Essa prática também pode ajudar a gerar novas ideias para seu empreendimento, visualizando um espaço no mercado que não tem tanta oferta e que você poderá se destacar ainda mais.

Por exemplo, já ouviu falar sobre o Gerador de Persona da MFIT? Essa solução foi desenvolvido exclusivamente para o Personal Trainer descobrir de forma prática, gratuita e assertiva qual as caracterísitcas da sua persona (e seu público-alvo)

Invista em especializações

O corpo humano é uma máquina complexa e quem trabalha com ele precisa estar sempre atualizado aos estudos da área. Seja no setor de saúde ou na recreação, é necessário ficar atento para aprender novos parâmetros para atividades físicas seguras e responsáveis.

Os estudos também ajudarão a entender novas técnicas para desenvolvimento físico, aparelhos para auxiliar os alunos e muito mais. Procure especializações, cursos, workshops e o que mais puder para garantir a qualidade no seu atendimento. Essa dica também é útil para conhecer novos ramos do mercado de exercícios físicos e oportunidades de negócio.

Ser um profissional especializado e com um currículo repleto de atividades transmite confiabilidade a empresas ou atletas que podem desejar te contratar. Ou seja, além de ajudar no intelecto e preparação, essa prática pode dar um up na atuação e até rede de contatos e, assim, gerar mais conversões.

Conte com as melhores ferramentas

Depois de entender seu público e se especializar na área em que quer atuar, não esqueça de utilizar as diferentes ferramentas disponíveis para divulgar seu negócio e também para auxiliá-lo no dia a dia. As redes sociais são poderosas aliadas para alcançar públicos cada vez maiores, permitindo mostrar ao mundo o que você sabe fazer de melhor e gerando materiais de alta qualidade.

Veja o post “Instagram fitness: os 10 melhores perfis para se inspirar“!

Existem também formas de melhorar seu desempenho como profissional. Softwares e aplicativos do mundo fitness podem ser a solução para consultoria online para treinos a distância, desenvolvimento de fichas personalizadas para cada aluno, registro de medidas e muito mais. É necessário estar atento ao que existe de mais moderno e acompanhar as tendências de comportamento do público.

Novamente temos que citar o aplicativo da MFIT como uma ferramenta de trabalho incrível na função de auxiliar o Educador Físico a gerenciar rotinas de treinos, consultorias onlines, clientes, anamnese de alunos e muito mais! Vem destravar sua carreira conosco!

Essas foram as áreas da educação física e as formas de empreender em cada uma delas. O que achou do conteúdo? O blog da MFIT Personal oferece as melhores dicas para personal trainers. Fique atento as novidades e não perca nenhuma informação relevante para sua carreira!

PERSONAL EMPREENDEDOR

Como mudar meu mindset de Personal Trainer?

Mudar hábitos e metodologias de trabalho muitas vezes leva tempo e coragem para ser feito, especialmente para o Personal Trainer. Embora  uma boa metodologia funcione, entregue o que é prometido, ela pode não chamar mais atenção de alunos e entregar resultados tão satisfatórios como antes. Assim começam as estagnações de

VEJA MAIS >