fbpx
Banner do post escrito "Prescrevendo treinos em casa"
Banner do post escrito "Prescrevendo treinos em casa"
Banner do post escrito "Prescrevendo treinos em casa"
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Treinos em casa: como prescrever os melhores exercícios para os alunos

Os treinos em casa já eram uma realidade antes da pandemia do Covid-19. Entretanto, durante a quarentena, os treinadores que só faziam consultoria presencial começaram a migrar para o online – tanto para continuar atendendo seus alunos do presencial em um novo formato, quanto para atender novos alunos interessados nos treinos em casa.

O fato é que os personal trainers que já haviam iniciado suas consultorias online antes do Coronavírus saíram na frente dos que ainda estavam se adaptando a esse novo formato de aula.

Treinos em casa: vale a pena prescrever para os alunos?

Sim, vale a pena! Isso porque um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, em 2011, demonstrou que os exercícios feitos em casa são benéficos e contribuem na melhoria do condicionamento físico. A pesquisa foi realizada com dois grupos: um que executou os treinos em casa com a orientação de professores e nutricionistas e outro que treinou diretamente em academias.

Depois de seguir conselhos de especialistas executando os treinos em casa, as pessoas do primeiro grupo perderam mais peso e conseguiram se manter com um percentual de gordura por mais tempo. Já as pessoas do segundo grupo, que estavam treinando em academias, acabaram desistindo mais rapidamente, pois alegavam que sempre havia uma razão para não ir ao treino.

Bom, a pesquisa é de 2011, mas conseguimos observar que com o acompanhamento certo e boa orientação do personal, os alunos se sentem mais seguros para manter o ritmo dos treinos e, assim, alcançar seus objetivos. Além disso, a possibilidade de treinar no conforto de casa, quando e como quiser, torna a experiência ainda mais satisfatória. Ou seja, treinos em casa são uma boa opção, você só tem que se aprimorar e desenvolver técnicas para incentivar seus alunos!

Como prescrever os treinos?

Uma boa estratégia é disponibilizar os treinos utilizando um aplicativo de sua confiança. Assim, as etapas de prescrição de treinos, controle de feedbacks e acompanhamento dos resultados fica muito mais profissional. O app MFIT Personal pode te ajudar muito nessa fase!

O app está disponível na Apple Store e na Google Play — se ainda não conhece o MFIT Personal, que tal fazer o download e experimentar?

Cada prescrição será diferente, pois dependerá da necessidade do aluno e dos objetivos que ele gostaria de alcançar. Assim, no aplicativo, você poderá realizar anamneses online e prescrever todos os treinos para os seus alunos de forma rápida e fácil. Além disso, você pode inserir os mais de 1.000 vídeos que nossa plataforma oferece ou, se preferir, fazer o upload de seus próprios vídeos, para deixar o seu trabalho muito mais próximo do seu aluno – assim o entendimento dos treinos fica bem mais fácil, né?

Na hora de montar o treino que o aluno executará em casa, dê opções de atividades que eles consigam fazer utilizando materiais adaptados, por exemplo, usar um mantimento como peso. O aplicativo tem a opção de realizar treinos específicos. Assim, o aluno poderá treinar o que ele tiver à disposição, seja cabo de vassoura, balde ou outro.

Ahhh… vale lembrar que você pode testar o app MFIT por 10 dias com todos os recursos totalmente gratuitos, viu? Aproveita!

Mas e os alunos… querem treinar em casa, seja com ou sem pandemia?

Para mensurar os resultados dos impactos durante a pandemia, realizamos uma pesquisa para os personal trainers responderem a fim de entender melhor o rendimento de cada um, nesse momento tão singular.

Na pesquisa, no início da pandemia, Personal Trainers de diferentes regiões do Brasil relataram que os alunos tiveram interesse baixo em continuar a executar seus treinos, por preferirem a presença do auxílio profissional. Porém, com o passar do tempo todos entendemos que esse momento é importante para cuidarmos da nossa saúde, mantendo os cuidados necessários e evitando sair de casa.

Por isso, usar as redes sociais foi uma estratégia adotada por muitos profissionais para a captação de alunos, com intuito de divulgar novos treinos, criar lives, postagens diárias com conteúdos atrativos no Instagram, etc.

Com essas adaptações, a imagem inicial que muitos tinham da consultoria online foi se transformando, e todos os seus benefícios entraram em cena. Hoje em dia, com as restrições trazidas pela pandemia se afrouxando, podemos ver muitos alunos que mesmo treinando presencialmente na academia continuam fazendo a sua consultoria com personal trainer de forma online.

Afinal, com a pandemia muita gente acabou percebendo que poderia fazer diversas coisas à distância, principalmente trabalhar. Com esse movimento, não foi raro vermos conhecidos nossos mudando-se de cidade por não precisar mais estar fixo no escritório da empresa. Numa situação dessas, o aluno pode continuar seus treinos sem qualquer prejuízo, já que o seu personal poderá acompanhá-lo em qualquer lugar que estiver!

Portanto, personal, saiba sim que a consultoria online tem aderência! Vez ou outra existirão alunos resistentes ao modelo, mas se você souber expôr os benefícios desse negócio e se ele fizer sentido para o aluno, o fechamento virá com certeza!

Aprenda mais em nosso Guia MFIT de Marketing para Personal Trainers.

Treino em casa: quais exercícios podem ser feitos facilmente?

Existem alguns exercícios que podem ser recomendados tranquilamente para os alunos. Alguns deles podem ser considerados como “clássicos”. Então, fale pros alunos arrastarem o sofá, pois é hora de treinar!

  • Flexão de braço: Pernas esticadas, pés juntos, mãos espalmadas próximas ao eixo do ombro e vai! O treino é um ótimo ativador de peitoral, tríceps e ombros.
  • Abdominal supra: Deite no chão, barriga pra cima, joelhos flexionados e pés no chão. Erga o tronco e a cabeça enquanto contrai o abdômen, os músculos da região ficarão ótimos!
  • Agachamento: Pés na linha dos ombros, coluna ereta, bumbum para trás sem tirar o calcanhar do chão até chegar em um ângulo de 90º. O exercício acionará o quadríceps, glúteos e estabilizadores da coluna
  • Prancha: Deite de barriga para baixo e sustente seu corpo pelos antebraços e pés, então contraia os glúteos e abdômen. A prancha é ótima para treinar a musculatura da região central do corpo.
  • Corrida parada: Corra parado, mas jogando o joelho um pouco mais alto do que o normal. Esse exercício trabalhará a capacidade cardiorrespiratória e coordenação motora.

Esse treino pode ser considerado básico, com o passar do tempo, você pode variar a forma de executá-los e adicionar novos exercícios!

Como convencer meus alunos a não desistirem?

É uma tarefa difícil, mas não impossível! Para isso,

  • Mostre a importância de manter os treinos em casa para alcançar os resultados.
  • Lembre-os que é possível obter resultados mesmo treinando em casa;
  • Motive-os para que não desistam até conseguir.

Dê opções, pergunte qual o motivo de não querer treinar em casa e ofereça treinos personalizados aos interesses do aluno. Muitas vezes o motivo principal para não se querer treinar em casa, é a autossabotagem de colocar como desculpa a diminuição de resultados. Mostre ao seus alunos soluções, e apresente os benefícios do treino em casa, como: Economia de tempo com deslocamento, praticidade e conforto.

Para te ajudar com isso, criamos um post especial sobre o assunto! Leia mais tarde: Motivação para treino — Como manter os alunos engajados?

É possível superar as lives pagas?

Sim, é possível! Muitas pessoas cobram pelas lives, mas é preciso lembrar que você pode inovar e se sobressair! Isso porque muitas pessoas preferem consumir conteúdos de qualidade e que são de graça. Então, divulgue o seu trabalho para que ele seja o diferencial antes mesmo de você considerar abrir uma live.

Lembre de trabalhar os seus pontos fortes, o quanto você investiu em pesquisas, estudos e especializações para estar preparado e atender seus alunos da maneira adequada. Suas conquistas devem ser valorizadas e o acompanhamento que você oferece dificilmente será disponibilizado sem custos.

Fazer lives gratuitas é uma ótima forma de divulgar o seu trabalho de consultoria online como Personal Trainer. Afinal, é um “gostinho” do seu trabalho que você dá para seu público, mostrando como pode ser produtivo e até mesmo divertido se exercitar dessa forma. Para isso, é importante fazer uma boa divulgação da live, e com antecedência!

Uma outra dica é tentar fazer uma surpresa para quem estiver assistindo, um e-book exclusivo, ou desconto na sua consultoria, por exemplo. Além disso, vale ressaltar a importância de um atendimento personalizado. O acompanhamento que só um profissional preparado pode oferecer. Sacou? Trabalhe seus pontos fortes!

E aí, curtiu nosso conteúdo sobre treinos em casa? Quais são suas estratégias para motivar os seus alunos? Deixe seu comentário! E continue nos acompanhando no Instagram e no canal do YouTube!

Até mais, personal!

Confira:

Faça sua consultoria online com o app da MFIT: o melhor app para personal trainer do mercado!

Quer saber mais sobre como ajudar o seu aluno a ter o melhor desempenho? No app da MFIT você pode gerenciar o treino dos seus alunos da forma que quiser!

➡️ Clique aqui e faça um TESTE GRÁTIS no melhor aplicativo para personal trainer (sem compartilhar dados bancários).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONSULTORIA ONLINE

Prescreva treinos no online de forma fácil e rápido no app da MFIT

Personal, que tal prescrever treinos online de forma fácil e rápida usando o app da MFIT Personal? Nós sabemos que criar um treino específico para cada aluno, considerando seus objetivos e limitações, pode ser desafiador. Afinal, é preciso levar diversas especificações em consideração, como o objetivo do aluno, sua condição

VEJA MAIS >